Uma Stablecoin Lastreada em Títulos Públicos

Acho que a Nubank e o mundo crypto tem tudo a ver um com outro. É a disrrupção do sistema tradicional de finanças acontecendo diante dos nossos olhos. Mas sei que para a adoção das criptos ainda temos um enorme caminho a percorrer, principalmente em questão de usabilidade.

Um dos grandes desafios para a adoção das criptos é a volatilidade das moedas e por esse motivo foram inventadas as stablecoins. Porém, a grande maioria das stablecoins são emitidas em dólares, pois é uma moeda forte e a mais utilizada no mundo.

Porém, para uma aplicação mais simplificada em e-commerces e aplicações web3 no Brasil seria interessante ter uma stablecoin lastreada em reais. Mas aí enfrentamos outro problema, que é a desvalorização crescente que a nossa moeda possui.

Por isso, eu penso que seria muito inovador se houvesse uma infraestrutura capaz de criar uma stablecoin lastreada em títulos públicos do governo federal, e que se valorizasse juntamente com a taxa selic. Dessa forma teríamos uma moeda digital, facilmente utilizável em marketplaces e ambientes online, sem volatilidade e com crescente apreciação em seu valor.

Não vejo isso como um projeto simples, mas vejo que a Nubank tem a coragem, a transparência e a expertise em fazer o mundo complicado das criptos virar uma experiência simples e inovadora para seus clientes.

Claro que para chegar lá vocês também passam por desenvolver uma carteira cripto, uma exchange de moedas, um marketplace de giftcards e NTFs, etc. Vejo até a Bipa como um excelente startup nesse meio, já que possui até integração com a rede Lighting do Bitcoin e uma interface muito simples para utilização.

Se você também concorda que a Nubank tem tudo a ver com o mundo das criptos, deixa um comentário aí.

4 curtidas

A ideia é muito boa.

Mas isso de não ter volatilidade seria quase impossível dependendo da demanda por essa stablecoin

1 curtida

Garantir que o lastro existe de verdade é muito difícil. Até hoje dizem que Tether é a maior farsa do universo :rofl:

2 curtidas

Interessante!

2 curtidas