Acho que a Nubank e o mundo crypto tem tudo a ver um com outro. É a disrrupção do sistema tradicional de finanças acontecendo diante dos nossos olhos. Mas sei que para a adoção das criptos ainda temos um enorme caminho a percorrer, principalmente em questão de usabilidade.
Um dos grandes desafios para a adoção das criptos é a volatilidade das moedas e por esse motivo foram inventadas as stablecoins. Porém, a grande maioria das stablecoins são emitidas em dólares, pois é uma moeda forte e a mais utilizada no mundo.
Porém, para uma aplicação mais simplificada em e-commerces e aplicações web3 no Brasil seria interessante ter uma stablecoin lastreada em reais. Mas aí enfrentamos outro problema, que é a desvalorização crescente que a nossa moeda possui.
Por isso, eu penso que seria muito inovador se houvesse uma infraestrutura capaz de criar uma stablecoin lastreada em títulos públicos do governo federal, e que se valorizasse juntamente com a taxa selic. Dessa forma teríamos uma moeda digital, facilmente utilizável em marketplaces e ambientes online, sem volatilidade e com crescente apreciação em seu valor.
Não vejo isso como um projeto simples, mas vejo que a Nubank tem a coragem, a transparência e a expertise em fazer o mundo complicado das criptos virar uma experiência simples e inovadora para seus clientes.
Claro que para chegar lá vocês também passam por desenvolver uma carteira cripto, uma exchange de moedas, um marketplace de giftcards e NTFs, etc. Vejo até a Bipa como um excelente startup nesse meio, já que possui até integração com a rede Lighting do Bitcoin e uma interface muito simples para utilização.
Se você também concorda que a Nubank tem tudo a ver com o mundo das criptos, deixa um comentário aí.