Utilizar o rendimento do dinheiro como um ‘salário’ extra

Deixar 500 mil rendendo a 100% do CDI e utilizar somente os rendimentos é uma boa opção?

2 curtidas

Plantou a arvore de dinheiro,da sim para utilizar so os rendimentos

2 curtidas

Melhor diversificar. Pois a taxa Selic sofre constantes flutuações e nos momentos em que ela estiver em baixa, seus rendimentos também serão afetados.

7 curtidas

Eu colocaria em ativos que pagam dividendos mensais e se sobrasse valores no fim do mês, aplicava.

Ficar tirando o rendimento mês a mês paga muito imposto.

6 curtidas

Daria para montar uma carteira de fiis,para fugir da selic baixando

2 curtidas

Tem opções bem melhores rendendo mais que os 100% CDI para quem quer viver de renda.

10 curtidas

Investir R$500.000 a uma taxa de 100% do CDI e viver dos rendimentos pode ser uma estratégia BEM conservadora.

Alguns pontos para considerar:

  1. Rendimento Atual do CDI:

    • A taxa do CDI varia ao longo do tempo. Se a taxa estiver baixa, o rendimento mensal pode não ser suficiente para cobrir suas despesas.
  2. Inflação:

    • A inflação pode corroer o poder de compra dos seus rendimentos. É importante que o rendimento real (descontada a inflação) seja suficiente para atender às suas necessidades.
  3. Diversificação:

    • Como mencionado anteriormente, diversificar pode ajudar a alcançar um equilíbrio entre risco e retorno, podendo oferecer uma rentabilidade mais atrativa em longo prazo.
  4. Impostos:

    • Os rendimentos de investimentos atrelados ao CDI são tributados pelo Imposto de Renda. Certifique-se de considerar o impacto dos impostos nos seus rendimentos líquidos.
8 curtidas

Não, há ativos mais adequados para complementação de renda que garantem rentabilidade acima da inflação.

6 curtidas

Para ilustrar, os rendimentos que você está retirando são, em sua maioria, retornos para manter o poder de compra frente à inflação. Por exemplo, com esses 500 mil reais, você pode comprar uma casa hoje, mas se optar por adiar essa compra e decidir fazer o mais futuro, ela provavelmente custará mais do que 500 mil reais devido à inflação. Portanto, é crucial proteger seu dinheiro em ativos que possam crescer e manter seu valor ao longo do tempo, como ações, Fundos Imobiliário (FIIs), imóveis administrados ou investimentos em bens essenciais que as pessoas continuam a utilizar mesmo em tempos de crise . Dessa forma, você estará mais preparado para enfrentar a erosão do poder de compra ao longo do tempo e aumentar seu patrimônio.

Não estou recomendando. É importante enfatizar que, ao considerar investimentos, é fundamental adquirir conhecimento antes de tomar decisões financeiras. Recomenda-se que você mantenha seu dinheiro em aplicações seguras, como o CDI, enquanto estuda e aprende mais sobre os diferentes ativos disponíveis no mercado. Lembre-se -se de que investir sem conhecimento pode ser arriscado, e a educação financeira desempenha um papel crucial na gestão inteligente do seu dinheiro.

Vou te dar uma dica que pouca gente parece entender… Mas vamos lá. Primeiro de tudo renda fixa não e só CDI ou taxas DI, IPCA+ e prefixados são o ouro basicamente.
Sim da pra viver dos rendimentos se você tiver 500k, o que não da e parar de investir.
Uma LCI IPCA+6% vai render mais do que 80% dos ativos que existem hoje em dia.
Na renda fixa você trava porcentagens de 1% por mês facilmente por anos ou acaba comprando bons títulos enquanto tem gente que vai sofrer na renda variável pra tentar ter esse mesmo resultado.
Se o ativo de renda variável que tu pensa em comprar não tiver rentabilizado ao menos o IPCA+6% então e melhor ficar no IPCA+6%.
Esquece o DY yeld das coisas… Olha apenas a rentabilidade em 10 anos. Não adianta nada você ganhar 1 real no yeld e perder 5reais na cota, principalmente se isso durar anos porque você ta tendo rentabilidade negativa nesse caso.
Diversificação nem sempre e coisa boa… Geralmente quem investe a mais tempo só foca no que da certo mesmo, mas aconselho a focar pesado em renda fixa principalmente nos fixados.

2 curtidas

O conceito de renda fixa é quando você investe em um ativo que tem previsibilidade de retorno, não temos como garantir retorno investindo em ouro. Não estou dizendo que vai dar prejuízo, simplesmente que não há como você dizer com exatidão o resultado da aplicação.

É uma ótima escolha pra momentos de queda de taxa de juros. Aí vai depender do momento da economia e do prazo da aplicação.

1 curtida

Acho que você me entendeu mal, eu falei apenas que IPCA+ e prefixados são o melhor investimento (Ouro).
Ouro em si não tem rendimento algum kkk… E mais uma reserva de valor.

Nos prefixados se você pegar 16% como tava na alta da selic você estaria garantido por uma graaandeee quantidade de tempo.
Tinha investimentos de 16% pra 2031 por exemplo.
Você pode ate dizer que e um tempo grande mas isso e menos arriscado que renda variavel, sem falar que boa parte desses titulos eram de rendimento mensal… Então basicamente era 1% garantido por um bom tempo.

Hoje em dia existe LCI de IPCA+6%, eu comprei uma 6.12% esses dias… Se for pensar que a inflação ta 5,19% a rentabilidade ta facilmente passando dos 11% o que já e uma maravilha.

As vezes tem LCI de 100% do CDI com renda mensal… Não acho ruim principalmente pegando a selic a 12% mas no geral eu prefiro IPCA+. Em fim, existe muita coisa boa ainda pra aproveitar.

2 curtidas

Verdade kkk

Larga essa vida de marasmo, meu amigo, invista em criptomoedas e seja feliz!!! :joy:

Continue trabalhando, e não use mais que 50% do rendimento. A inflação pode subir!

Mas o correto seria deixar pra criar uma aposentadoria privada para não depender do governo.

1 curtida

Não.

  • Diversificar a Carteira de Investimentos é o básico.
  • Só faz sentido utilizar os rendimentos de aplicações em circunstâncias urgentes ou emergenciais.
  • O patrimônio financeiro e a consequente independência financeira só são obtidos com planejamento e ao longo do tempo.
1 curtida

Eu vou começar a aumentar meus aportes mensais. No atual de 500 eu fico 1,5M aos 62 anos! Quero isso um pouco mais jovem. Não precisa ser milhão, só o suficiente pra poder gastar sem ligar pro preço…

O meu caso foi mais grave, perdi a chance de comprar em 2010, com preguiça de levantar da cadeira e desbloquear um cartão de crédito que o Itaú tinha me enviado. Lamentável!!! :sob: :sob: :sob:

2 curtidas

Verdade. Também tive um pouco de receio.

Adorei a piada.

:handshake::handshake::handshake::handshake:

3 curtidas