Vale a pena quitar FIES com 12% de desconto?

Olá pessoal, gostaria de fazer um brainstorm com vcs.

O governo liberou para adimplentes um desconto de 12% para quitar a dívida do Fies.

No meu caso, devo uns 30500. Porém com as parcelas restantes junto a juros, fica: (110 meses x 358), vai totalizar 39380 + (110 meses x 15 reais (taxa do banco ativo))
Totaliza = R$ 41250

A questão é, para quitar, o valor fica em 26500 aproximadamente…

Seria vantagem pagar está dívida?

“A mas vc pode guarda o dinheiro e o rendimento paga o juros”.

  • ok, mas meu receio é o juros cair e parar de render o que rende hoje.

“A mas daqui 5 anos esse dinheiro vai ser bem leve pra pagar”

  • ok, mas e se eu pegar esses 375 por mês e investir?

E aí galera, o que acham?

Obrigado,

2 curtidas

Na minha opinião, a princípio, de R$ 41.250 para R$ 26.500 parece valer super a pena. Não existe investimento conservador que vai te dar 60% de retorno em 9 anos.

Porém não sei como funciona o FIES e como os juros são calculados. Achei muito estranho ter um valor fixo ali (15 reais) em vez de uma taxa ao ano…

Você precisa levar em conta.

  1. De onde vai sair o dinheiro? Você tem reserva de emergência? Esse valor não deve sair da reserva de emergencia, e sim das suas economias.

  2. Custo de oportunidade – você enxerga algum uso útil para esses 26 mil reais? Se você tiver formado em odontologia, por exemplo, será que vale mais a pena usar esse dinheiro para montar um consultório? Praticar a profissão pode dar retornos incríveis em 9 anos. Pode valer para todas as profissões, até os mais acadêmicos – ex: especializações, mestrado, intercâmbio no exterior, etc?

10 curtidas

Olá Lucas, muito obrigado pela resposta.

O juros é de 6,5% ao ano. Pelo cálculo que fiz dos 110 meses que faltam, daria por volta desse valor mencionado antes do anterior mesmo.

  1. R: esse dinheiro vai sair de uma economia, tenho 56k guardados. Daí pagando os 27k sobrariam 29K (que pretendo juntar para comprar um carro sem juros mais para frente - daqui uns 6 meses).

  2. R: Graças a Deus estou atuando na minha área de formação e tirando um salário legal para início para continuar a poupar.

Só achei estranho que os 6,5% ao ano, ficou MT alto o valor…

Com tudo isso dito acima, o que acha?

4 curtidas

Se você tem esse valor e ele não lhe fará falta no curto prazo, acho vantajoso quitar.

O desconto é bom e você já “mata” e esquece logo essa dívida.

Mas claro, essa é a minha singela opinião. E eu sou uma pessoa que sabe que se eu deixar o dinheiro dando sopa lá uma hora ele vai embora! :sweat_smile:

19 curtidas

Voto com o relator.

Se livrar dessa dívida faz com que você tire um “passivo” do seu orçamento, facilitando a administração das contas e investir em outros projetos.

Como diz o matuto, “é fechar a conta e passar a régua” :laughing:

16 curtidas

Engraçado, para as pessoas que estão pagando corretamente o governo só dar 12% de desconto. Agora para as pessoas que não estavam pagando foram oferecido 99% de desconto.

4 curtidas

Até na poupança você terá um rendimento maior que isso atualmente.
Não precisa nem pensar muito - mantenha o financiamento e continue investindo o dinnheiro.
Se a dívida é algo que te tira o sono, então você poderia investir o valor em uma aplicação que pague juros semestrais e utilizar esses cupons de juros para ir amortizando algumas parcelas para reduzir o prazo.

Já a compra do carro, se não for para trabalho, sempre será um mau negócio.

4 curtidas

Creio que o difícil seria encontrar um investimento que não ofereça essa rentabilidade nesse prazo.
8% ao ano já dobra o capital nesse período.

6,5% ao ano tá mais para um presente do que para um passivo - é praticamente a inflação média dos últimos anos, ou seja, zero de juro real. Esse é o tipo de dívida que é totalmente benéfica, principalmente se você dispõe dos recursos para investimento.

10 curtidas

Pois é, apenas 12% de desconto para os adimplentes, infelizmente… Brasil sil sil…

Com relação à compra do carro, acho necessário porque me dá uma liberdade geográfica gigantesca… Até porque minha namorada mora à 10km, e estou gastando bastante com Uber e ônibus.

1 curtida

Mas e se a taxa selic cair? Chegar a 2% igual ficou esses tempos atrás? Daí meu investimento já não estaria pagando minha dívida…

Será que compensa investir e pagar com o investimento?

1 curtida

Me responde uma coisa.
Como você conseguiu fazer esse acordo pq ninguém nunca entra em contato comigo, desde a pandemia sempre ouvi falar e não sei como fazer.
Já fui na Caixa econômica e eles disseram que não estava tendo atendimento por conta da covid.

Pois é…
Eu pago em dia também e não sei como consegui essa renegociação.

O exemplo que postei nas imagens é de um título IPCA+ do Tesouro Direto considerando uma inflação de cerca de 5,5%. Você poderia também usar um prefixado - em ambos os casos a variação da Selic não alteraria em nada sua rentabilidade.

1 curtida

Para essa distância eu compraria um bicicleta - bom para o bolso e para a saúde. :sweat_smile:
Mas faça as contas, dificilmente comprar um carro será uma boa opção mesmo considerando esses gastos.

1 curtida