Vamos compartilhar as melhores formas de cuidar do dinheiro!

Pessoal, eu tenho aprendido muito sobre vida financeira e finanças pessoais desde que comecei a me preocupar mais com meu dinheiro. Vou compartilhar minha experiência e mostrar como eu perdia dinheiro usando os bancos convencionais. Espero que te inspire a cuidar e valorizar mais a sua grana
e Depois compartilhem as experiências de vocês também! :wink:

Fico só observando como os bancos convencionais estão se engalfinhando nas propagandas para tentar atrair e reter seus clientes. É bizarro, bando de sanguessugas descarados.

Sou cliente de um banco convencional desde que entrei pra minha faculdade, quase 15 anos! E desde então foi minha conta principal, tentei um ou outro banco mas não durou nada.

Nos últimos dois anos e meio eu passei a receber meu salário por outro banco e fiz a portabilidade para o que eu já tinha desde a faculdade e minha vida com esse banco seguia normalmente até eu me cansar de toda a burocracia e taxas surreais. Tentei sair de todos os “benefícios” possíveis como “cliente especial”, taxas adicionais etc.

Há uns 10 meses ano eu transferi tudo que diz respeito ao meu dinheiro para a Nuconta e pro cartão Nubank – o motivo inicial era toda a facilidade digital. E hoje consigo sentir na pele (e no bolso) os benefícios disso:

  • Economizo anualmente mais de 1.200 reais com taxas do banco convencional e seus cartões;
  • Todo dinheiro que entra na Nuconta rende 100% do CDI desde o momento que entra lá. Pra você pode parecer que não é muita coisa, mas ultimamente eu tenho recebido de volta o que pagava em mensalidades no banco convencional por exemplo;
  • Os pontos do cartão do banco convencional nunca me fidelizaram de fato: em 15 anos eu consegui uma petisqueira de plástico e um secador de cabelo;
  • Qualquer compra que faço no Nubank geram pontos para que eu possa “apagar” outras compras feitas no cartão;
  • O atendimento do banco convencional só serve para solicitar que eu vá a uma agência. E desde que o mundo é mundo, funciona no horário em que a maioria dos seres humanos estão trabalhando.
  • No Nubank resolvo qualquer questão em minutos.
  • Sim, ainda tem o fato que até pouco tempo eu não podia sacar pela Nuconta. Eu não sei vocês, mas tem anos que eu não ando mais com dinheiro na carteira e raramente preciso fazer saques para usar papel. Mas quando precisava, fazia um TED do Nu (que é gratuito) para o convencional (Adivinha quem cobra uma taxa absurda no TED?).
  • Todas as compras faço no cartão Nubank que além de aumentar meus pontos, consigo controlar meus gastos de forma fácil (nos cartões convencionais as transações demoram a aparecer no extrato e sempre rola aqueles sustinhos né?), não preciso esperar o vencimento e posso pagar pequenos valores aos poucos e ajustar de acordo com minha necessidade meu limite – com maturidade, o app + cartão Nubank isso são uma ótima ferramenta para controlar os gastos.

Os bancos tradicionais não vão mudar. Mesmo com toda essa concorrência nova dos bancos mais digitais e mais modernos. Eles podem vestir uma roupa “cool” agora, mas estão na mesma e não querem sair (nem precisam). Esse post é para alertar de como eles estão engolindo seu dinheiro e você às vezes nem percebe. Sério, eu to economizando muito mais, meu dinheiro rende o mês todo e além disso tenho paz de espírito.

Resumindo, depois de 30 anos de vida eu tenho aprendido cada vez mais a dar valor ao meu dinheiro. Grana essa que é muito suada e infelizmente com as nossas políticas, tem se tornado cada vez mais “caro” conseguir e manter.

Crescemos em um mundo em que é “vergonha” falar de dinheiro (principalmente da falta dele). Se não temos grana não somos bem vistos, se temos demais é porque “tem algo errado aí”. Eu mesmo adorava ostentar o Platinum da conta convencional e morria de vergonha do meu roxinho. Hoje quando alguém me questiona eu falo tudo isso aí em cima e ainda me orgulho dos 50 conto que rendeu no fim do mês além dos 120 que economizei ao não deixar minha grana no banco antigo.

É isso, textão só pra falar que a gente tem sempre que procurar as melhores oportunidades na vida (pois elas aparecem a todo momento) e sempre “desapegar” das coisas tóxicas. Evitar deixar o dinheiro “escoar” e cuidar dele direitinho, pois foi assim - com todo esse controle pessoal e que o Nubank me ajuda a ter - que estou conseguindo ficar sem dívidas e quitar tudo que estava devendo e agora consigo até mesmo guardar um dinheiro pra investir.

E você, tem alguma experiência pra compartilhar que te ensinaram a cuidar melhor do seu dinheiro?
Vamos compartilhar melhores práticas para que possamos cada vez mais ser donos do nosso suado dinheirinho :slight_smile:

4 curtidas

Perfeito o que você disse, @betocampos. Eu ainda tenho contas em bancos convencionais, apenas porque o limite do cartão de crédito é maior, e uso benefícios das pontuações principalmente para milhagens e então troco por passagens aéreas. O que tinha investido já passei para outros, tipo o Inter, Nubank e BTG Pactual Digital. Não há taxas de administração ou performance ou quando há é super inferior.

1 curtida

Eu gosto de investir!

Aplicações em ações e imóveis são jogadas seguras para fazer seu dinheiro render.

1 curtida

gostei do seu texto