Veja tudo o que a Receita Federal já sabe antes mesmo de você declarar o IRPF.
A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é o momento em que a Receita Federal vai ter conhecimento de tudo o que você fez no ano passado, certo? Bem…isso já não é mais tão verdade nos dias atuais.
Muitas das informações que serão declaradas na DIRPF a partir do dia 1º de março já chegou à conhecimento da Receita Federal por meio de alguma outra declaração. Empresas, convênios médicos, bancos, cartórios e até mesmo operadoras de cartão de crédito já tiveram em algum momento que prestar contas com o fisco, e contaram tudo o que você fez durante o ano anterior.
Este é um dos motivos pela qual não adianta tentar enganar o fisco. Rendimentos, dependentes, gastos…a Receita já sabe de tudo mesmo antes de você declarar.
A Receita faz um trabalho péssimo, devia ser o órgão público com a melhor qualidade de serviço do Brasil, já que boa parte do dinheiro que garante o funcionamento do Estado depende exclusivamente do seu desempenho em coletar impostos e tributos.
O simples estabelecimento de padrões adequados para prestação de contas das PJs seria suficiente para evitar esse imbróglio declaração de IR todo ano. Só gera dor de cabeça para o contribuinte e mantem muitas pessoas físicas longe da bolsa.
@Edson_Bezerra Trabalhei por quase 6 anos na Justiça Federal, no setor de certidão negativa, na época, chegou a conclusão, que, o sistema estava obsoleto e tinha que ser atualizado, você não sabe a dor de cabeça que foi isso! Não para atualizar o sistema, e sim, pelas cabeças das chefias do órgão! O atraso não é da tecnologia, e sim, de quem barra o avanço tecnológico!
@Edson_Bezerra só para completar, hoje, faço parte do conselho de segurança do estado, e tenho o mesmo problema, precisamos inovar e a burocracia é enorme! Reuniões e reuniões e quase nada anda!
Verdade, amigo, sempre suspeitei disso. É a mentalidade atrasada desses antigos funcionários públicos, que se sentem ameaçados pela inovação. Sendo que a tecnologia vem justamente para melhorar o serviço prestado para a população.
Realmente achas que “coletar” o dinheiro do cidadão deveria ser o melhor papel do estado? Realmente achas que a carga tributaria está baixa a ponto do coitado do estado nao ter captação suficiente?
No mínimo o estado deveria ser exemplar em entregar uma boa educação, saúde e segurança ao cidadão.
Só acho que deveria efetuar o trabalho de “coleta” com maior eficiência, sem que o próprio contribuinte perca seu tempo precioso para ajudar o Estado a fazer isso.
@Edson_Bezerra isso é proposital, a intenção é essa. Eles querem ganhar mais dinheiro, com as multas ( eles sabem, porém prestam “esses serviço de má qualidade”, já com esse propósito, de colocar multas e arrecadar + dinheiro).
Vai continuar assim amigo. Os políticos e as pessoas, que eles colocam, em cargos de responsabilidade(de alto escalam, que comandam: os órgãos), vão segurar, as mudanças. O máximo possível .
Infelizmente, aqui é o Brasil. Já viu, os políticos, fazerem as prestações de contas, tudo certinho?( Em relação, ao gasto do dinheiro, que vêm da população) já viu, eles terem um limite de gastos? Não, eles não tem! Os gastos, só aumentam, e para conseguir pagar (no futuro), o que eles fazem? Uma estimativa, a conta não fechou, na previsão. solução é: aumentar os impostos e criar mais impostos, para as classes baixas e médias( é aonde tem: a maior quantidade de pessoas, quanto mais pessoas, mais dinheiro arrecadado).
O que me espanta são as pessoas que cobram mais impostos , sendo que sempre é o pobre quem paga, pois o rico tem mil e um contador para fazer elisão fiscal ou mandar o dinheiro para outro pais , e pagar quase nada de imposto (proporciomalmente ).