Vem buscar: app para doações de objetos usados

Olá amigos,

Sigo um coletor de materiais recicláveis no Face, e acompanhando algumas de suas postagens notei a considerável quantidade de objetos bons e bem conservados que são jogados fora pelas pessoas. Bolsas, roupas, sapatos, até dispositivos eletrônicos em perfeito funcionamento são descartados no lixo todos os dias.

O que leva uma pessoa a se desfazer de um bem ainda em boas condições de uso desse modo? Será que ela tem vergonha de oferecer para alguém e ser mal interpretada? Não conhece alguma pessoa que precisa? Não quer ir ou ligar para alguma instituição de caridade? Ou simplesmente é falta de amor no coração?

Independente da motivação, me parte o coração ver tal desperdício por um lado e indivíduos extremamente necessitados desses bens por outro. Como enfatiza o velho ditado: lixo para uns, luxo para outros. O que não se podem fazer é descartar materiais com longo tempo de vida útil ainda enquanto milhares estão precisando.

App Vem Buscar: conectando doadores e necessitados

Considerando esta importante problemática me veio à mente a ideia de um aplicativo que poderia unir o útil ao agradável. Isto é, reunir esses dois grupos de pessoas: as que querem se desfazer de certos pertences e as que necessitam dos mesmos, mas que não tem condições de comprar no momento.

Eu sugiro o nome Vem Buscar porque tem a ver com a funcionalidade que penso para o mesmo. Ou seja, a pessoa que receberá a doação deve ir buscá-la na casa do doador. Mas como tem a questão da segurança, o país é infestado por golpistas, malandros, criminosos virtuais, então o doador poderia informar outro local para recolhimento.

Funcionaria da seguinte forma: o doador, depois de devidamente cadastrado na plataforma, faria um anuncio rápido dos objetos que desejasse doar e adicionaria algumas fotos. Às pessoas que se interessassem naqueles objetos bastaria se registrar e informar quando estariam dispostas a ir buscá-los.

Caso mais de um manifestasse o interesse, o doador deveria selecionar um entre eles ou delegaria essa escolha a própria plataforma. Então, o doador colocaria os objetos em uma sacola e penduraria no portão de casa com a mensagem #VEM BUSCAR escrita a mão em um papel algum tempo antes.

Na verdade, ambos nem precisariam se ver, pois o importante é belo ato fraterno de ajudar ao próximo. Outros locais também poderiam ser informados para a coleta, como o banco de uma praça, uma parada de ônibus, etc… Para doares mais receosos quanto a questão da segurança.

Reaproveitar: a natureza agradece sua atitude

Creio um app que intermediasse esse tipo de ação certamente traria maior segurança para doadores, os estimulando a ajudar o próximo em vez que descartar esses objetos que poderiam ser uteis por um bom tempo. Sem contar com o enorme benefício que traria para a natureza, que sofre com a contaminação por toneladas de lixo que recebe diariamente.

Esse app poderia ser desenvolvido pelo governo ou por entidades sem fins lucrativos. E eventuais custos de manutenção poderiam ser cobertos por taxas simbólicas de 1 real por parte dos usuários ou qualquer patrocinador da iniciativa privada que desejasse ter o seu nome associado a essa bela causa. :relieved:

14 curtidas

Esse app é uma excelente forma de destinação correta

9 curtidas

Que ideia excelente, o planeta agradece o grupo de pessoas os que querem desfazer e os que necessitam ficaram felizes mutuamente. Parabéns! Algo importante que todos devemos ter em mente, não existe nada fora, tudo é dentro a terra é nossa casa que deve ser bem cuidada sempre.
Felicito pela ideia do app @Edson_Bezerra

6 curtidas

Me lembrou o meu TCC. Meu grupo desenvolveu um app para doação de móveis usados rsrs

7 curtidas

Inclusive isso é fundamental para as práticas tanto da sociedade quanto da responsabilidade das instituições destinar de forma adequada ou resíduos ou tornar úteis novamente para outras finalidades os objetivos, criando um ciclo novo de reutilização.

Acho importante o compromisso com isso.

7 curtidas

Isso. Seria ótimo, pois para as pessoas o caminho mais fácil é descartar do que procurar alguém que precisa. O app facilitaria esse processo.

A tecnologia está aí justamente para isso: facilitar o contato entre pessoas com interesses comuns. Nesse caso específico, os benefícios sociais e ecológicos seriam enormes.

Ótimo. Infelizmente projetos filantrópicos são mais difíceis de “decolar” em um mundo onde se preza mais o capital que os valores humanos.

Verdade. Cuidar do nosso planeta é responsabilidade de todos. O egoísmo não tem vez nesse caso, qualquer problema ambiental de grandes proporções afeta o mundo inteiro, tanto países ecologicamente corretos quanto os que desprezam as boas práticas nesse sentido.

5 curtidas

Ótima ideia @Edson_Bezerra :clap: e não precisa ir muito longe para colocar em prática, me lembrou um vizinho que morava no mesmo andar que eu, as coisas que ele já não queria e em bom estado, ele colocava próximo à escada ou aos elevadores para quem se interessasse ver, pegar e levar para casa, me lembrou tbm das estantes de livros usados que colocaram nas estações aqui na minha cidade para quem passar e se interessar por algum dos livros pegar e levar.
Todos poderiam fazer isso ao invés de descartar de qualquer forma aquilo que ainda serve para outras pessoas, ou se não se sente confortável para perguntar quem quer, colocar em algum lugar que seja de grande circulação com cartazes informando:
" Se algo aqui te servir fique à vontade para pegar e fazer bom uso."

4 curtidas

Verdade. Existem muitas formas de ajudar o próximo e o meio ambiente, infelizmente muitos preferem jogar no lixo mesmo objetos ainda úteis.

2 curtidas