Verificação em duas etapas para compras online

Talvez o @Mr.Xis e o @endydealmeida tenham mais detalhes! :point_up_2:

5 Likes

Tmj @Julian_Lopes, no meu caso, só recebo a notificação dos apps que tenho meu virtual cadastrado, Pic pay e PayPal.
@Luiz_Araujo seja bem-vindo!
Mano, concordo plenamente contigo já sugeri várias vezes em outras ocasiões que o Nubank criasse uma segunda camada de proteção no App, tipo um token ou coisa parecida, atualmente isso é imprescindível, haja vista o crescente número de fraldes envolvendo o cartão e as vezes a conta Nubank.
Na minha humilde opinião, isso é pra ontem. Quanto menos vulnerabilidade, maior será a dificuldade para os meliantes…

3 Likes

O Nubank possui integração com o Mastercard Secure code 2.0 desde abril.

Entretanto, quem decide quando isso vai aparecer é a Mastercard. Então não vai aparecer em todas as compras e lugar onde você está comprando precisa usar o protocolo Mastercard Secure Code 2.0 (3DS2).

Pra mim mesmo nunca apareceu :man_shrugging:

5 Likes

É o estabelecimento que decide usar, lembro que o Kinguin, site que vende chave de jogos usa. Pra eles fica difícil reaver o jogo depois que foi resgatado pelo fraudador, então utilizam esse serviço.

2 Likes

Isso, pra mim já apareceu algumas vezes, mas não em todas as compras!

1 Like

O Nubank já possui, mas o site tambem deve ter o suporte a ferramenta.
Quem decide se usa ou não em cada compra é o banco emissor.

2 Likes

Outra forma de se sentir seguro em compras on-line é com o Compre & Confie.
Uso e funciona muito bem.

:metal::metal::metal::metal:

3 Likes

Chamou os pro, agora é com eles!

Aqui também nada @endydealmeida, nem a função de agendar o pagamento da fatura pela conta apareceu por aqui. Eu lembro que ela apareceu pra você mas sumiu, não foi isso?

@Jgoncalves Então pelo jeito a Nubank está fazendo sua parte, é isso mesmo? Porem não depende apenas dela. Pelo post que você referenciou, você cita que o site/app também precisam usar o protocolo Mastercard Secure Code 2.0 (3DS2), e pelo visto, é uma forma nova de autenticar o pagamento, então acredito que poucos sites/app devem ter integrado ao protocolo da Mastercard até este momento, mas espero que num futuro bem próximo, a clonagem e furto de cartão seja o menor dos nossos problemas. :sweat_smile:

Isso mesmo. Pelo que me informaram essa função de pagamento existe mas está em testes ainda.

O protocolo ajuda bastante, mas não garante 100% das fraudes.
Varios sites possuem o protocolo, mas muitas vezes o banco decide não usar a autenticação.
Outro detalhe é que muitos sites/emissores usam um mesmo protocolo até que a adquirente/bandeira obrigue o site/banco a atualizar a plataforma, certificados e protocolos, sob pena de ficar impedido de realizar vendas. Quando isso ocorre é emitido um aviso que o protocolo X deixará de ser aceito e que uma atualização deve ser feita.
Ja outros sites assim que a ferramenta é disponibilizada, já procuram a credenciadora para pedir implementação.
Resumindo, a ferramenta é disponibilizada, mas em um primeiro momento não há obrigatoriedade de fazer upgrade, isso envolve custos e desenvolvimento, e mutos bancos e sites acabam nao realizando as atualizações.

Mas a melhor segurança ainda é de responsabilidade do usuario.
O usuario posta dados em redes sociais, mensageiros, entrega o cartao para o motoqueiro, entre outros golpes.

Na Mastercard e adquirentes ela esta pronta e em produção, muitas vezes o banco, apos receber os dados da transação, determina que não é necessario autenticação em 2 fatores e aprova a transação.
Varios fatores são levados em conta para esta decisão, IP, site, habito de consumo, horario, valor, Sistema operacional, dispositivo, entre outras variaveis.
O lojista tambem tem a opção de recusar o pedido, caso identifique inconsistencias no cadastro e pedido. Neste cenario, alguns sites recusam a venda se o cartao for de terceiros ou endereço de fatura diferente da entrega/cadastro.

1 Like

Acho que a questão de segurança das compras em sites deveria ser ter uma opção que nem do cartão físico, de deixar bloqueado pra uso…eu mesma só desbloqueio o meu na hora que vou usar

Isso é possível no Banco Inter,
Ele ainda não tem cartao virtual mas permite

• Bloquear compras nacionais
  • Bloquear compras Internacionais
  • Bloquear compras virtuais nacionais
  • Bloquear compras Virtuais Interncionais
  • Bloquear contactless
1 Like

Oi @04.isis!

Já tem essa funcionalidade @04.isis! Fica do lado do botão “apagar botão”!

Já tive problemas de clonagem, e de pagamentos cobrados em duplicidade. Então adotei o procedimento de somente comprar pela Internet com o cartão virtual, e o mantenho sempre bloqueado.
No momento da compra faço o desbloqueio, e quando ocorre o débito de imediato faço o bloqueio novamente. Isso está me dando menos preocupação do que tentar justificar o óbvio para o Nubank quando fazia um “Report” de cobrança duplicada.
Mas estou de pleno acordo, que se pudesse ter via aplicativo uma confirmação simples se é você de fato que está comprando, ajudaria em muito.

2 Likes

Ainda não tenho confiança de usar o cartão virtual depois que o meu foi clonado e fizeram a festa em compras…infelizmente

Exclui ele e gera um novo a cada 3 meses, estou fazendo isso, infelizmente os sites/apps de compras sofrem muito com vazamentos, eu costumo bloquear ele também, cartão físico somente para lojas físicas, não cadastro nada online.

2 Likes

Ótima idéia…

1 Like

Enquanto estava realizando uma compra pela internet usando o cartão virtual da nubank, justamente por ser mais seguro, pensei que seria ótimo se tivesse uma opção de “verificação de duas etapas”. Isto é, quando realizasse uma compra usando o cartão virtual eu recebesse uma notificação no celular e confirmasse a transação.

2 Likes