Viver sem Cartão

Você deixará de ter esses gastos se não tiver o cartão?

10 curtidas

@dpds0409 fiz um apanhado de respostas que achei interessantes.

:point_down:t2:

Boa sorte na sua decisão! :purple_heart:

N Possibilidades

22 curtidas

Definitivamente o que não faltou nesse tópico foram dicas! Agora é fazer um apanhado e aprender com a dica da galera. :clap:

15 curtidas

Ótima resposta @BrayanRampin. :fist_right:t2::fist_left:t2:

9 curtidas

Gostei do apanhado de informações :clap:

10 curtidas

Um verdadeiro guia de gestão financeira, parabéns!

9 curtidas

Excelente trabalho!! :clap:t5:
Educação financeira traz paz, contribui com a nossa saúde mental.

9 curtidas

Não é questão de viver sem o cartão, isso é pessoal. Mas acho que no seu caso seria melhor um controle financeiro. O cartão de crédito se usado de forma sábia pode te ajudar muito e ainda te dar vários benefícios.

10 curtidas

Eu uso cartão de crétido desde a faculdade.
Meu primeiro foi aquele Credicard Universitário. O limite era baixo. O salário mínimo, na época, era em torno de R$ 130,00.
Eu usava e ainda emprestava ao meu namorado da época e uma amiga de infância.
Eles eram organizados financeiramente, como eu, o que me ajudou muito a ir aumentando o meu limite.
Com eles dois, eu usava praticamente o limite todo do cartão.
Os dois eram autônomos (ele, cantor de barzinho e ela vendia salgadinhos na facul), então compravam algo dividido, no máximo de parcelas, e à medida que iam recebendo dinheiro dos trabalhos, antecipavam 2, 3 parcelas.
Eu tinha trabalho formal, pagava tudo certinho também.
Na época não existia score, mas meu CPF era super bem visto.
Ainda usei esse cartão por uns 6 anos depois que saí da faculdade. O limite já bem alto.
Aí, descobri o universo das milhas e solicitei um Itaú TAM Fidelidade
Em 2017, conheci o cartão da Nubank, fui aprovada de primeira também com um limite de 400,00, bem abaixo do que eu tinha. Mas, o aumento do limite foi gradativo e rápido. Hoje, é bem acima do que eu preciso. Nunca usei na totalidade. Mas, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
E aí, se ainda precisar, eu dedico essa frase ao seu questionamento:

“…é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.”

Faça um raio x dos seus gastos e identifique pra onde seu dinheiro tá indo todo mês. Não é pro seu cartão. Seu cartão é só uma ferramenta. Seu dinheiro está indo pros seus gastos. Que gastos são esses? Em quais despesas você gasta mais? Nas despesa fixas ou nas variáveis? São respostas pra você responder a si mesmo.
Faça esse raio x e comecei a cortar o que for necessário e possível. Inicialmente, talvez você ache que tudo é impossível. Mas, com atenção e honestidade consigo, você verá que é possível diminuir algumas despesas.
Se em último caso não for mesmo possível cortar nada, pense na possibilidade de aumentar a sua renda, de fazer alguma renda extra pra você manter o equilíbrio das suas finanças Inicialmente e, posteriormente, chegar no ideal: poder investir uma parte do seu dinheiro.

Boa sorte na sua caminhada de educação financeira!

Conte conosco!

10 curtidas

Exatamente :clap:

7 curtidas

Eu concerto tudo no meu cartão de crédito, mas confesso que queria viver apenas de Débito, porém tendo um controle financeiro, passar no crédito tem seu benefícios em programas de pontos, que no débito não tem, além das opções de parcelamento para investimentos maiores.

11 curtidas

Eu também @FelipeMoraes Antes do Nucoin só usava Pix daí passei a usar o débito. Depois do UV parei de usar o débito e concentro tudo no crédito, porque é o único jeito de obter cashback. Mas requer um maior controle financeiro para não gastar fora do orçamento.

@dpds0409 tenho certeza que com as dicas valiosas dos colegas você tem tudo pra tomar boas decisões. :pray:

12 curtidas

Bem isso, também tenho feito o mesmo :pray:

7 curtidas

Dependendo de onde você mora e o quanto você está disposto a pagar, é possível eliminar talvez a conta de luz e de água.

Aqui em casa uso poço, não pago conta de água. Estou juntando dinheiro pra bem lá na frente ver painéis solares pra diminuir ou retirar a conta de luz. Aí só vou pagar a internet e o cartão.

11 curtidas

:clap:t5::clap:t5::clap:t5:
Inteligente e sustentável!! :droplet::bulb::clap:t5:

10 curtidas

Aqui em casa temos painéis solares, a conta caiu de 350,00 para 80,00. Aqui onde moro não se paga água, mas ainda que se pagasse não dava para abrir poços, pois não há infraestrutura de saneamento para dejetos, ainda se usa fossa em todas as residências, complicado.

7 curtidas

Um investimento bem interessante :pray:

5 curtidas

Estou avaliando essa possibilidade. A principio, para fazer uma “transição” de modelo, cheguei a procurar energia solar por assinatura, mas não encontrei a oferta de serviço aqui na minha região.

7 curtidas

É um investimento de pequeno à médio porte, à depender da área abrangida e principalmente da autonomia desejada.

Na modalidade off-grid você tem plena autonomia e independência das distribuidoras, mas há um custo muito significativo com a aquisição das baterias.

5 curtidas

Esse modelo está fora do meu radar, é muito dispendioso, inclusive manutenção e infraestrutura de um modo geral. Sigo com a fatura mensal, por enquanto rsrs :slightly_smiling_face:

6 curtidas