Viver sem Cartão

O projeto se paga ao longo tempo, dependendo do valor da sua conta, creio que no máximo em 5 anos. E o valor que você pagava pela energia vai usar para pagar o financiamento, não vai ter impacto no seu orçamento, após esse período é só lucro.

Se você tiver uma poupança e quiser usar, melhor ainda, o projeto se paga em menos tempo. De qualquer forma, você pode fazer orçamento com várias empresas hoje em dia, elas fazem isso sem custo e sem compromisso.

5 curtidas

Show, obrigado @Edson_Bezerra . Na minha cidade há várias empresas do rama, mas, apesar de estar no meu radar, nunca fiz um orçamento.

Na verdade o que me assusta um pouco é o meu telhado (telha tipo plan), vejo relatos que teria que trocar e seria uma “pancada” de dinheiro, enfim, acho que falta mesmo é interesse da minha parte :sweat_smile:

5 curtidas

Há dois anos atrás foi pago 30 mil. O que não consome, vai para a rede da Cemig e abate na conta se tiver excesso de consumo. Foi colocada mais duas casas em endereços diferentes no sistema para usufruir da produção da energia solar. Na casa principal, tem ar condicionado em todos os ambientes.

Tem verificar bem qual empresa vai fazer o projeto, tem muita empresa picareta no mercado!

4 curtidas

@Edson_Bezerra legal seu depoimento. Gostaria muito de investir nisso mas atualmente, pelo fato de morar em um condominio, estou impossibilitado de fazer isso.
Pensei ate em trocar os vidros de todo apartamento por vidros revestidos de celulas fotovoltaicas mas acho que isso nao existe ainda.
Tentei tambem convencer a sindica de instalar as minhas placas no telhado mas o condominio nao gostou da ideia.
E o pior eh que nao tenho intencao de me mudar porque o bairro é bom.

3 curtidas

Muito bom! :clap:t6: :clap:t6: :clap:t6:
Estava “empurrando com a barriga” porque queria mesmo era mudar de casa e de bairro, mas eu não mando em mim :eyes:

5 curtidas

Mas vc ta pensando só em você quando diz “minhas placas” ?

Da a ideia de instalar placas para o condominio, para uso das areas comuns.
isso vai reduzir o custo do condominio no geral com o tempo.

e depois fica mais facil de ser aceito algum projeto para instalação de placas para unidades espefificas se tiver espaço.

5 curtidas

Sim @Everton_J_da_Silva . Tentei as duas abordagens: 1) Incentivar o condomínio a fazer este investimento de forma que todos moradores fossem beneficiados e 2) Instalar apenas as minhas placas.

Nenhuma das duas opções foi aprovada.

3 curtidas

é ai fica complicado, vira síndico ai e tenta levar isso adiante rs

Hoje em dia eu ja vejo projetos aonde são entregues com placas de energia solar, mas para o uso do condominio, não individual ( pelo menos nunca vi )

individual mesmo, acho que só em casas

3 curtidas

Fico na torcida que seja aprovada, é um investimento que ainda mais nesse calor, vale a pena :clap:

9 curtidas

Tô adorando essa discussão sobre as placas solares!
Quando eu puder comprar outro apartamento, vou me atentar pra isso. Se o condomínio já dispõe ou tem abertura para implementação de placas solares.

3 curtidas

@andrezzacastro78 Essa é uma das minhas maiores frustrações atuais. Não poder investir nisso. Mas quem sabe um dia…

3 curtidas

Vai sim!
Põe como meta e caminha pra isso.
Uma hora se dará.

4 curtidas

@Everton_J_da_Silva Acho que descobri uma ultima esperança a respeito da instalação de placas solares nas janelas do apartamento:

Sharp lança placas fotovoltaicas para serem usadas em janelas | Notícias | Cursos a Distância CPT

Só não tem previsão de data nem valor para o Brasil, por enquanto.

3 curtidas