Você economiza no detalhe ou guarda trocadinhos todo mês?

Oie, mande uma mensagem na sua DM pra gente tentar se falar :slight_smile:

10 curtidas

Que legal, Luize! Posso colocar esse relato no conteúdo do Blog?

10 curtidas

Claro!! Meu nome é Luiz :joy::+1:t2:

9 curtidas

Gosteeei, dependendo do horário podem contar comigo.

5 curtidas

Eu tenho o habito desde sempre a guardar dinheiro. Sempre fui consciente quanto a questão financeira. Me permitiu fazer um intercambio de 1 mês, sem precisar pegar dinheiro nenhum com o banco, apenas tendo o habito de guardar.
Alem disso, me recuso a pagar juros, prefiro receber juros rs
É sempre importante ter um objetivo financeiro para facilitar a consciência a poupar.
E se no final do mês pagou tudo e já guardou o que tinha que guardar e sobrou, guarda, vai te ajudar a chegar mais rapido no objetivo.

7 curtidas

Olá amigo!:green_heart::seedling::star_struck::partying_face:
Primeiro eu gostaria de parabenizar pelas aquisições. É muito bom realizar sonhos. E gostaria de agradecer pelas dicas, pois são pequenas e novas atitudes em relação a vida financeira, que nos rendem uns “trocados” a mais. As vezes as pessoas ficam no “comodismo” em relação a algumas coisas e acabam perdendo uma grana.

9 curtidas

Meu sonho é receber todos esses rollouts sensacionais pra conseguir testar e publicar meu ponto de vista :heart_eyes:
Sensacional essa feature!

10 curtidas

Anos atrás eu era muito esbanjador, mas mudei radicalmente e hoje sou economista até demais! :sweat_smile: Fazer o que, né? Depois que peguei o gosto, guardar dinheiro virou algo extremamente prazeroso!

Como alguém que já experimentou o que é viver endividado, e nunca ter dinheiro sobrando pra fazer nada, eu gostaria de deixar um conselho que mudou o rumo da minha vida financeira nos últimos anos. Eu não vou passar nenhuma fórmula mágica que resolva os problemas financeiros de ninguém, mas sim, uma reflexão.

Eu acredito, por experiência própria, que muito mais importante do que o método utilizado para economizar, são nossas prioridades de vida! São elas que nos darão a motivação necessária (ou não) pra guardar dinheiro.

Querer se livrar das dívidas, economizar e juntar dinheiro é um desejo que, acredito eu (e baseado em pesquisas que vi), a maioria das pessoas têm. Mas a realidade é que boa parte delas não consegue se livrar das dívidas, nem economizar e ainda esbanjam sem “necessidade”.

O motivo de eu, no passado, estar na mesma situação que elas é por não saber definir corretamente as prioridades de minha vida. Não adianta ler cartilhas e ebooks de economia, aprender o que são metas SMART, regra 50, 30, 20, saber definir gastos fixos e variáveis, entre tantas outras coisas, se você não tiver como prioridade de sua vida metas que te impulsionem, que te motivem à economizar.

Pare pra pensar agora em coisas que necessitam de recursos financeiros para você obter. Quais são realmente importantes para você? O que te ajudaria à ser uma pessoa mais feliz? É provável que, após um longo tempo pensando, você chegaria à muito mais que 2 ou 3 respostas, certo? Acontece que, obviamente, nossos recursos são limitados e, por isso, temos que definir o que de fato é prioridade para nós.

Por exemplo: Imagine que uma de suas prioridades de vida seja a ostentação. Esta, por sua vez, serve como motivação para que você compre um novo iPhone todos os anos, ainda que o seu celular atual esteja em perfeitas condições de uso. E como consequência, você vive endividado. À menos que você seja parte da elite, dificilmente será capaz de economizar nesta situação. Não é só um novo iPhone todo ano que vai desejar, mas tudo aquilo que puder alimentar a sua ostentação! Há uma prioridade em sua vida, mas é algo que sempre vai te sugar! Há outros que priorizam festas, noitadas e bebedeiras quase todo dia, e por aí vai. São coisas que não te impulsionam à guardar, mas somente gastar e esbanjar.

A grande virada em minha vida foi quando parei para refletir honestamente sobre o estado em que eu me encontrava, sem falsas ilusões. Pensei nos anos que se passaram, no fato de ainda não ter uma casa própria e morar com a família, nas conquistas que não tive apesar do potencial, no dinheiro esbanjado com coisas supérfluas e sem tanta importância, que poderia ter tido um destino muito melhor. Afinal, não sou nenhum herdeiro de família rica pra sair “jogando dinheiro fora”. Perguntei à mim mesmo: “O que eu faria se perdesse o emprego hoje?” Eu não tenho uma grande rede de apoio. Entendi que as prioridades de minha vida só estavam me sugando e a consequência disso seria um futuro bem amargo.

Depois de decidir o que era realmente importante e o que era descartável, tudo mudou. Renegociei todas as minhas dívidas, limpei meu nome, iniciei uma faculdade, criei uma reserva de emergência para imprevistos. Foi uma grande alegria quando cheguei nos primeiros R$ 10.000,00 investidos, depois de muita disciplina e planejamento. Minha meta atual é conseguir financiar minha casa própria e sigo na luta, até atingir o alvo.

Sei que escrevi demais, mas realmente queria contar minha experiência e o que aprendi com ela, pra servir de conselho aqui.

Reveja quais são as prioridades de sua vida! É aqui o seu ponto de partida! De nada vai adiantar saber regras e métodos de economia, se você não tiver uma forte motivação que o leve à economizar! E saiba que, muitas vezes, será preciso fazer alguns sacrifícios. Mas como alguém que já passou pela experiência, eu te digo que vale muito à pena!

Depois do ponto de partida, aí sim, você poderá se preocupar com as regras, métodos e formas de economizar!

OBS: Não pretendo participar da entrevista, mas quis deixar este relato aqui! :slightly_smiling_face:

6 curtidas

A maioria das pessoas que conheço tem como prioridade a ostentação, produtos de marcas famosas, frequentando restaurantes e bares da moda, etc.

Gastar e esbanjar não fazem parte do meu vocabulário.

6 curtidas

Antigamente eu reparava muitos conhecidos fazendo questão de ostentar, alguns até ostentavam coisas que nem eram deles. :joy:
Nunca liguei pra isso. Até hoje não entendo nada de marcas de roupas, motos, relógios etc, e nem costumo fazer postagens nas minhas redes sociais.

Percebi que muitos desses conhecidos levavam um estilo de vida peculiar: compravam tudo parcelado, mesmo com juros, pegavam empréstimo em banco e no fim do mês todo o dinheiro já tinha sido gasto. O que sobrava, davam um jeito de gastar. E quando a situação apertava, vinham pedir dinheiro emprestado.

Eu também sempre levei um estilo mais simples. Olho mais pra finalidade do que pra ostentação. Por exemplo, uma moto, que para mim o objetivo dela é ir do ponto A ao ponto B. O que eu pesquisaria antes de comprar são os índices de defeitos e se é tranquila de manter.
Já um amigo meu, quando estava escolhendo a dele, se preocupava mais com a aparência. Ficava mostrando fotos e perguntando qual era a mais bonita.

Com celular foi parecido. Só fui ter um smartphone bem tarde. Sempre vi muito alvoroço em torno de iPhone. Quando fui estudar pra comprar um celular novo pra mim, percebi que um Samsung da linha S entregava o mesmo nível de desempenho, mas custava bem menos.

Reparando nessas coisas que eu notei o quanto seria interessante uma disciplina de educação financeira nas escolas.

Obs: Esse mesmo amigo da moto uma vez me disse que o Ultravioleta do Nubank era ridículo por não ser preto, porque cartão de crédito Black tinha que ser preto, para na hora que for fazer um pagamento, o caixa já bater o olho e reparar no cartão…

10 curtidas

Esse tipo de coisa é tão fútil, que chega à ser engraçado…

8 curtidas

Boa noite!

Topo ser entrevistado, pois estes temas me interessam muito.
Quero está evoluindo mais na forma de guardar e economizar dinheiro.

Atenciosamente,
Alan

Obter o Outlook para Android

4 curtidas

Bom dia, Comunidade! Que felicidade o engajamento de vocês com esse tema! Como prometido, aqui o conteúdo com a participação dos depoimentos de muitos de vocês :slight_smile: Espero que gostem do conteúdo :smiling_face_with_three_hearts:

Um agradecimento especial ao @Milton_Melo e @Petherson que abriram um espacinho na agenda pra falar comigo por vídeo e compartilhar mais detalhes das suas experiências com o tema de pequenas economias.

Para quem chegou bem depois da chamada, não se preocupe: falaremos cada vez mais desses temas práticos e ter vocês como parceiros para contar essas histórias vai ser bem massa.

Obrigada! Aproveitem o conteúdo, deixem lá os seus comentários e compartilhem com quem vocês gostam, tá bom :heart_eyes:

18 curtidas

Oie, Alan. Topa uma conversa sobre o tema de guardar pequenos valores? Você tem esse hábito?

10 curtidas

Bom dia!

Posso sim conversa sobre o tema de guardar pequenos valores.

Inclusiva já venho implantando o hábito de guardar em caixinha pequenos valores, como exemplo os valores que estou recebendo de cashback.

Obter o Outlook para Android

8 curtidas

Massa! Vou te chamar na DM <3

9 curtidas

Foi um prazer ser entrevistado e dar meu depoimento pro blog! Espero que sirva de apoio e direção para muitos nessa jornada de economia :heart:

11 curtidas

amei nosso papo, Petherson! Boa sorte na realização dos seus planos <3

12 curtidas

Gostei muito das dicas para diminuir os gastos desnecessários.

Excelente artigo, como sempre @Camila.M ! :clap::clap::clap:

Parabéns pela participação @Milton_Melo @Petherson !

11 curtidas

Oie, gente! Voltando aqui para compartilhar com vocês o conteúdo que criamos sobre o tema Guardar pequenos valores.

Vocês conferem o conteúdo aqui

Agradeço os depoimentos de vocês! Conseguimos trazer alguns deles no conteúdo. E um agradecimento especial ao @AlanInvest, que cedeu o tempo pra conversar comigo sobre o tema! Obrigada por compartilhar sua história!

Espero que gostem do conteúdo, gente! E não deixem de comentar no Blog post e compartilhar o conteúdo, tá! Beijos :smiling_face_with_three_hearts:

15 curtidas