Olá, NuCommunity! Recentemente, uma nova treding chamou atenção na internet: o IBGE divulgou dados que revelam a popularidade dos nomes e sobrenomes no Brasil. A partir disso, muita gente começou a descobrir quantas pessoas compartilham o mesmo nome e os resultados são, no mínimo... Curiosos! Sabe quando alguém chega em você e diz a clássica frase: “você não é todo mundo”? Pois bem, agora você pode chegar e responder: “ah, mas pelo menos de nome, eu sou sim”.
Quais os nomes mais populares?
Você sabia que o IBGE revelou quais são os nomes e sobrenomes mais populares? Entre os femininos, o topo do ranking fica com 1º Maria (12.284.478 pessoas), 2ª Ana (3.948.650 pessoas) e 3º Francisca (665.602 pessoas). Já nos nomes masculinos temos em 1º José (5.164.752 pessoas), 2º João (3.430.608 pessoas) e 3º Antonio (2.241.094 pessoas). Agora os sobrenomes temos em 1º Silva (34.030.104 pessoas), 2º Santos (21.367.475 pessoas) e 3º Oliveira (11.708.947 pessoas).
Como consultar o meu nome?
Para descobrir a popularidade do seu nome ou sobrenome, acesse o site do censo ao CLICAR AQUI na lupa e digite o nome que deseja pesquisar. Em poucos segundos, você poderá ver quantas pessoas no Brasil compartilham o mesmo nome ou sobrenome, seja o seu, de um familiar, amigo ou até aquele nome que sempre despertou sua curiosidade de saber a popularidade.
Qual a popularidade do seu nome?
Compartilhe nos comentários a captura de tela com a popularidade do seu nome, sobrenome ou de algum nome que você sempre teve curiosidade em pesquisar. Vale aquele nome que sempre te chamou atenção ou que guarda uma história especial. E a título de curiosidade você sabia que existem 178 pessoas no Brasil com o sobrenome Nu e 159 pessoas com o sobrenome Bank?
Eh, mas tentei meu nome completo, parece que é raro.
E o motivo justificado pelo site foi este:
"Não encontrou um dado? Saiba por quê!
É possível que você tenha procurado um nome – ou detalhes na distribuição geográfica - e a informação não tenha sido disponibilizada. Não se preocupe: isso é graças ao zelo do SIGILO ESTATÍSTICO.
Na nota técnica da divulgação NOMES DO BRASIL (leia na íntegra), é possível entender as restrições:
Somente são apresentados os nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total Brasil. Caso o nome que você esteja buscando tenha menos registros que isso, o site não poderá exibir.
Limitações semelhantes ocorrem se a busca for restrita a uma unidade federativa em que é necessária uma frequência de ao menos 15 nomes iguais para serem exibidos, ou a um município, que necessita de uma frequência de ao menos 10 nomes.
Quando os resultados são apresentados por década, os mesmos filtros são atribuídos.
Caso você encontre apenas parte das informações referentes ao nome que buscou, mas o mapa ou gráfico esteja incompleto, não se preocupe: é o IBGE garantindo a segurança das informações dos brasileiros e brasileiras. "
Eu esperava uma popularidade maior com “Rafael” estamos em 15º e é impressionante que em quase 30 anos de vida não houve um lugar se quer que não tenha no mínimo 2 haha
E Ricardo era o meu nome em quase toda a minha vida escolar justamente para diferenciar os Rafaeis da turma … spoiler eu odiava!