📸 E se a gente voltasse no tempo?

O Dia das Crianças tá chegando, e bateu uma saudade boa por aqui :grinning_face_with_smiling_eyes:
Sabe aquelas lembranças que fazem o coração sorrir? A rua onde a gente brincava, o colo da avó, o cheiro do café na cozinha… momentos simples, mas que ficaram pra sempre na memória. :yellow_heart:

Esses dias, olhando pra uma câmera Super 8, voltei no tempo.

Alguns momentos a gente não vive duas vezes… mas pode reviver nas lembranças. :yellow_heart:

Ela registrou meus primeiros passos, meu batizado, meus avós me pegando no colo, vários momentos especiais, alguns parentes que aparecem nessas imagens já se foram, mas cada lembrança me aproxima deles de novo. :dizzy:

Que neste Dia das Crianças a gente lembre da criança sonhadora e curiosa que ainda vive dentro da gente, e continue acreditando na magia da vida, como antes. :sparkles:

E você?
:camera: Tem alguma lembrança da sua infância?
Compartilha com a gente nos comentários ou posta uma foto antiga! :baby:t4::speech_balloon:

34 curtidas

Não é da infância, mas da Adolescência: O Playcenter, meu lugar favorito da vida.

22 curtidas

Cara, é muito legal essas lembranças, eu sou muito nostálgico, de vez em quando me ponho pensando em momentos que passaram há muito tempo atrás, momentos únicos.

Olhando essa câmera lembrei que gravei aniversários dos meus filhos, festas em família e tals. No final das contas terminei perdendo os registros pois as fitas danificaram, mas ainda restaram as fotos impressas as quais sempre me pego olhando.

22 curtidas

Lembro dos acarajés que eu comia frequentemente em Salvador (onde nasci e fui criado). Hoje moro em outra cidade.

Lembro das fotos tiradas com máquinas fotográficas que precisavam revelar. Hoje temos celular.

Lembro de usar internet discada e alugar filmes nas locadoras. Hoje temos streamings.

Lembro dos meus joelhos ralados caindo de bicicleta :rofl:.

Lembro de ser um bom futebolista. Meu ponto forte era cobrar escanteio. Cruzava muito bem. Na cabeça do atacante.

Lembro de ir no aeroporto só pra tirar fotos dos aviões :rofl:.

Lembro que meu carro preferido quando criança era o Golf. Era apaixonado por ele, mas nunca tive um. :rofl:

Lembro da minha primeira guitarra elétrica que ganhei com 10 anos. :guitar:

:slightly_smiling_face:

15 curtidas

Ah que saudade que deu agora viu @guilhermereistg de tantas coisas que marcam mesmo a infância. :face_holding_back_tears:

Momentos com meus avós na roça, no parque com meus pais, jogando bola na rua, videogame com os amigos, domingos na praia. Ah! Se pudesse voltar no tempo!

Um momento que guardo com carinho foi quando meu avô me levou para colher quiabo e arroz na roça dele. Pra mim que fui criado na cidade tudo era novidade. E os momentos com meu avô ficaram na lembrança.

20 curtidas

Muito bacana o seu relato, Guilherme! :slightly_smiling_face:

Concordo demais com você: alguns momentos não voltam, mas as lembranças aquecem o coração e nos reconectam com quem somos. Acho bonito quando conseguimos olhar pra infância não com saudosismo excessivo, mas com gratidão, entendendo que aquele olhar curioso e sonhador pode (e deve) continuar nos guiando hoje.

Na minha infância, o que mais me marcou foram as tardes jogando bola na rua com os vizinhos, sem pressa, até o sol se pôr. Quando penso nisso, lembro que a simplicidade é muitas vezes o que dá sentido à vida. :smiling_face_with_tear:

Obrigado por compartilhar sua lembrança. Acho que precisamos mesmo resgatar esse lado mais leve e sonhador, especialmente em tempos tão corridos. :purple_heart:

11 curtidas

Eu senti isso semana passada quando respondi esse outro tópico.:face_holding_back_tears:

Comparando à agitação dos dias atuais,eu era feliz e não sabia…Sinto falta até dos barulhos q os grilos e sapos faziam lá no sítio,mesmo sabendo que morro de medo de encontrar um deles. :grimacing:

17 curtidas

É muito engraçado quando paramos para pensar nisso porque na prática eu vivo a minha infância diariamente. Hoje eu moro no apartamento que foi dos meus avós e quando vou para a chácara nos fim de semana volto para o lugar que eu cresci.

Tem duas coisas que guardo até hoje, uma caixa com dinossauros de brinquedo e um dos meus primeiros tênis.

13 curtidas

Se eu pudesse voltar no tempo, a primeira coisa que faria seria dar um abraço bem apertado no meu pai, que partiu há pouco mais de dois anos. Pensar nisso me faz lembrar que devemos fazer o mesmo hoje, com as pessoas que importam para nós, enquanto ainda temos essa oportunidade.

Mas, deixando a melancolia um pouco de lado, as lembranças de infância são tantas… As tardes na casa da minha avó, com seu delicioso e inigualável bolo de coco. As brincadeiras na rua até o crepúsculo, quando minha mãe aparecia no portão dizendo que já era hora de entrar. As intermináveis partidas de Banco Imobiliário com os primos.

E, acima de tudo, aquela… não sei… expectativa? Expectativa de que dias ainda melhores estavam por vir. A esperança pelos dias mágicos - o aniversário, o Natal… Acho que boa parte da vida adulta é uma tentativa de recuperar esses sentimentos. E, às vezes, até conseguimos - como quando planejamos uma viagem, por exemplo.

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade de relembrar essas fagulhas que brilhavam dentro da gente todos os dias e tentar resgatá-las. Acredito, de verdade, que a vida ainda pode ser repleta desse mesmo encanto, mesmo depois de adultos. Basta não deixar que a rotina e as obrigações apaguem a nossa magia e os nossos sonhos, que continuam lá, apenas esperando para serem despertados.

15 curtidas

Tenho, na época da copa quando tinha um jogo do Brasil eu adorava colocar algo da bandeira e ficar correndo pela casa gritando gol cada vez que tinha - é o relatos dos meus pais, porque não lembro! :laughing:

14 curtidas

Dia desses eu passei por uma rua aqui em São Paulo com uma amarelinha pintada no chão e não resisti: tive que pular! :purple_heart:

Me senti criança de novo, eu amava brincar de amarelinha e tinha uma pintadinha no quintal de casa. Era uma das minhas brincadeiras favoritas!

17 curtidas

Hoje em dia, amarelinha assim como tantas outras brincadeiras de rua, não se ver mais, essa coisa de tecnologia roubou a infância das crianças.

11 curtidas

Como era bom ser criança.

Me lembro que nessa faixa de 10 anos, eu ia sozinho pra escola, de ônibus, em um trajeto muito longo.

Lembro de um dia em que eu perdi 2,00 reais da passagem (na época era bem barato), daí tive que voltar pra casa a pé.

Caminhei, sei lá, vários quilômetros, com calçadas apertadas, descidas, ponte, subidas, e sozinho.

Se tivesse sido uns 10km de caminhada, não seria exagero.

Fui forte, independente e corajoso.

E lembrem, amigos: “se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

10 curtidas

Morri!! :joy::joy::joy::joy:

11 curtidas

Se eu passar por lá de novo faço um vídeo :joy:

13 curtidas

Adorei o tópico @guilhermereistg. Eu não tenho fotos mas minhas lembranças estão memorizadas.Não tem como esquecer das brincadeiras de pega pega e esconde esconde com meus primos e primas, das vezes que nós íamos para casa de meus avós matar frango caipira era uma festa. E uma lembrança marcante que me deixava feliz era quando meu avô assava bolo de fubá no fogão a lenha e também ia ao cerrado buscar gravata e assava para suas netas consumir nunca vou esquecer dessas lembranças que não foram registradas mas que estão gravadas em minha memória.:heart:

8 curtidas

Minha família costumava tirar muitas fotos até eu ter uns 6 anos, então ainda tenho alguns álbuns físicos:

É muito gostoso e nostálgico revisitar o passado dessa forma, as fotos antigas têm uma magia diferente, um sentimento que não sinto vendo imagens digitais.
Era uma época boa, antes do divórcio e das perdas… Rever como era a casa, os animais de estimação e aqueles momentos simples é como fazer uma viagem no tempo.

Bagunçando a obra da casa. :sweat_smile:

12 curtidas

Concordo muito, @caiobruno007. São incríveis.

E, falando em fotos antigas, quem lembra dos monóculos antigos?

11 curtidas

Agora você foi longe… retornou no tempo em pelo menos 50 anos. rsrsrs

8 curtidas

Segundo a historiadora Mônica Solange Rodrigues e Silva, o monóculo passou a ser utilizado na década de 1920.

Fonte: oficinadaimagembrindes

O auge do uso do monóculo fotográfico foi entre as décadas de 1970 e 1980, mas o objeto surgiu nos anos 1960 e foi usado até os anos 70 e 80. Eram populares como lembranças de viagens, eventos como circos e eventos esportivos, onde fotógrafos vendiam as fotos já montadas nos monóculos.

Fonte: Visão geral criada por IA do Google

11 curtidas