🔴 【ATENÇÃO】 - Contactless - Prós e Contras

Com certeza, o futuro é roxo!
E a tecnologia cada vez, nós mostra isto.
Nunca foi tão facil comprar comida sem nem se levantar da cadeira (por apps de celular) e inclusive pagar tudo pelo mesmo.

Eu amo a evolução, por um futuro onde a gente consiga se transportar por dimensões de portais! KKKK

Sim, já vi. É mt interessante e bacana! Países de primeiro mundo é outro nível ne? Vamos aguardar, isto ser implementado no Brasil zzz.

Exatamente, e a minha ideia é q fosse implementado uma função de ATIVAR/DESATIVAR assim como existe para o cartão fisico e virtual, porém a Nubank já deixou bem claro q a tecnologia é da bandeira MasterCard, e q eles infelizmente ñ podem alterar isto AGORA. Eu aguardo ansiosamente por alguma solução, pois mt gente próxima a mim, deixou de usar ou até msm cancelou o cartão por medo de fraudes… É algo q promete melhorar a segurança e praticidade, mas tb q deixa mt brasileiro com o pé atras, somo 1 povo desconfiado rs. Eu adoro o roxinho, mas esta função sem senha é complicado de defender mesmo, nem todo mundo possui dados móveis ou wifi o tempo para ficar bloqueando e desbloqueando o cartão (Oq está sendo a unica solução para isto até o momento.)

Sim!

Super concordo, tb ñ me incomoda pq moro em city do interior, aq muits nem conhecem as funções do roxinho, quem dirá implatar golpes. Porém achei errado isto tb, de TROCAREM todos os CARTÕES pelos novos já com a função, deveriam ter deixado o cliente escolher ter ou ñ a função e alguma forma de escolher escolher o limite máximo q passar sem a senha.

Claro q é seguro, eu deixei o meu pós e contras.
Mas sabemos q 2cm é suficiente para alguém aproximar uma maquinha na sua “bunda” e aprovar algo no seu cartão se estiver na carteira e no bolso de trás, como a maioria usa. Ou msm de uma mulher q costuma cochilar dentro de 1 transporte público, basta aproximar se da bolsa.
Ñ é tão simples como imagina…

Já to ACHANDO 50 CONTO muito kct KKKK

Na minha cidade, interior de Minas Gerias tb. Mas sempre observe as maquininhas se possuem o simbolo do contactless, e pergunte tb. Eu ñ tenho vergonha de ensinar, e mt menos questionar se podem passar via aproximação para evitar assim arranhar meu cartão ou danificar o chip.

E maioria das maquininhas da minha cidade são ligadas aos caixas das lojas ._.

Amei, bora compartilhar este vídeo para geral entender como simplifica mt coisa.

  1. Só para ter certeza q ñ irá da erro.

Realmente.

Este é um dos fatores dos CONTRA.

Claro, simples, GENIAL!

Só esqueceu de falar q nem TODOS tem 4G no celular (dados móveis) por exemplo aq onde moro, mal funciona o “facebook”. Já passei raiva por bloquear o cartão e confiar q daria para desbloquear na hora da compra, e claro o famoso WIFI.
Nem todo mundo tem wifi em seus estabelecimentos.

1 curtida

Verdade lá nos EUA já é bem.comum essas carteiras eu mesmo tive a oportunidade estar lá e adquiri um modelo já para ficar prevenido. Mas acredito q logo já será comum aqui tbm.

Já tá de boa Mano, o problema estava coincidentemente nas 3 máquinas que usei naquela semana.:smiley:

Não querendo discordar, mas já discordando a visão que tenho é exatamente ao contrário, a dificuldade vem mais dos usuários do que do pessoal dos estabelecimentos… Posso dar vários exemplos de locais onde faço pagamentos a anos e sou uns dos poucos (pra não dizer o único) que usa o pagamento por aproximação… Sendo que nesses locais as maquininhas são compatíveis com o pagamento por aproximação e o pessoal sabe como usar… Por algum motivo o pagamento por aproximação se tornou algo estranho pro brasileiro (mesmo sendo um povo ávido por tecnologia), e isso tá tornando adoção lenta… O pagamento por aproximação já deveria tá mais maduro por aqui… Já não era pra ser o tal do “uau”, deveria ser algo mais normal… Isso me irrita um pouco, pois sei que na prática o mercado já tá preparado a tempos.

2 curtidas

Bradesco tinha cartões Contactless deste 2014, só que não falaram pra ninguém e depois cancelaram em 2017 pois ninguém usava… :man_facepalming:t2:

Agora estão voltando, pelo menos os cartões Visa Prime, BB agora os novos Visa já vem com NFC.

Vendedores recebem treinamento mínimo, e maioria nem lê o que tá escrito na tela da maquininha de cartão, alguém falou que é só enfiar o cartão e eles nunca pararam pra pensar de outra forma.

As carteiras digitais que estão mudando um pouco isso, pois não tem cartão pra enfiar então eles têm que pensar em digitar o valor e selecionar crédito/débito e pedir pra aproximar.

Ontem paguei na pastelaria e só falei que era via celular que já sabiam como fazer, na mecânica tive que ensinar mas foi de boa.

1 curtida

Sim, eu mesmo tive um Black Personnalité com “sem contato” mais ou menos nessa época, mas no caso do Itaú o “sem contato” era direcionado ao publico alta renda.

O problema é que se não há pratica, ou seja, fazer uso da função/tecnologia, o treinamento não vai adiantar muito… o grande problema é o hábito, tem que se criar o hábito… depois que romper essa barreira do hábito a coisa flui.

Hoje não consigo me ver sem pagamentos por aproximação, pois criei esse hábito “zilhoes” de anos atrás, numa “época” onde era complicado pagar dessa forma… hoje é mamão com açúcar :joy:

2 curtidas

Eu não tenho medo disso não, essa tecnologia não foi muito divulgada ainda… Provavelmente ficarei com mais medo no futuro. :roll_eyes:

1 curtida

Concordo totalmente! O Contactless é muito bom mas peca na falta de segurança. Espero que breve eles adicionem algum modo de segurança e liberem o cartão no Apple Pay e Google Pay. #ideias #comunidade

2 curtidas

Kkkk vdd… isso aconteceu comigo também!! :blush:

1 curtida

Hoje usei pela primeira vez. Primeiro lugar que tinha desde que chegou a 10 dias.

Confesso que me senti meio idiota, vai que não funciona! :joy:

Mas deu tudo certo. Apareceu o valor na máquina e bati o cartão ali. Foi menos de um segundo, depois a senha, porque o valor era maior.

Próxima vez vou tentar fazer sem tirar o cartão da carteira. Como é o único com contactless não deve dar problema.

2 curtidas

Pior :joy::joy::joy:

Nossa, ñ conhecia. Super amei. Obg por agregar ao tópico… Vou providenciar o par deles pra mim em breve.

1 curtida

Eu sempre pago, sem retirar da carteira! As pessoas ficam impressionadas e curiosas para saberem q cartão estou utilizando para pagar sem senha KKK. É legal a experiencia de algo “tecnológico” tb.

1 curtida

Vou tentar na próxima. O hábito é forte.

1 curtida

Só tome cuidado, a gente se empolga e sai querendo pagar tudo via contactless, e assim gastando com coisas fúteis ou desnecessárias.

Tenha controle financeiro sobre seus gastos, e ñ se empolgue HAHAHA :sweat_smile:

1 curtida

Os atendentes ficam meio perdidos quando toca o cartão e a gente guarda. Daí eles estão preparados pra pedir a senha e vêem que a compra foi aprovada.

2 curtidas

Né! KKK

E eu nem pego comprovante, digo q cai no meu app.
E eles ficam mais perdidos, quando ñ sabem oq fazer com o papel q já imprimiram.

Ps: Pior é quando peço para refazer a transação pq meu cartão estava “bloqueado”, dai saco o celular e digo q vou desbloquear pelo APP."
A pessoa já regala os OLHOS :flushed: pensando q tu ñ terá como pagar a conta, pq o banco bloqueou seu cartão por algum motivo ruim. KKKKKKKKKKKK eu racho o bico.
1s depois, pode passar agora vai dar certo, e PLIM… Pagamento efetuado. :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Cara muito interessante seu tópico até porque eu estava pensando aqui, e por acaso que seu cartão seja roubado, o mesmo que roubou não precisará de senha para passar compras abaixo de 50 reais, que não exigem senha, mais pense só o cara pode simplesmente pega uma máquina do pagseguro, e ficar passando toda hora 50 reais que Zeraria o limite do seu cartão, acho que mesmo tendo essa funiconalidade, deveria pedir a senha para confirmar…( Meu pensamento )

3 curtidas

Grato pelo seu comentário positivo.

Sim, porém ñ da para passar o msm valor repetidas vezes.
E tb eu li em algum lugar aq na comunidade q só da para passar até 500,00 diário via contactless. Então ñ acredito q a pessoa consiga zerar teu limite disponível, a ñ ser q seja abaixo disto HAHAHA.

Eu particularmente, gosto do sistema e utilizo. (Moro em cidade do interior, riscos de fraudes e ser roubado BEM menor)
Mas ainda sim, continuo achando q Nubank ñ deveria obrigar todos a aderir o sistema, com os novos cartões.
Acredito eu q deveria ter uma opção de cartão com esta função e outra sem. Ou apenas um lugar no app q vc alterasse o valor minimo de 50,00 por exemplo para 5 ou 10,00. Ou simplesmente ativasse e desativasse a função, coisa q a NuBank já deixou bem claro q ñ existirá tao cedo, já q a tecnologia é da MasterCard.

Em relação a pedir senha, seria contraditório a proposta q é a tecnlogia contactless (pagamento por aproximação) justamente ñ pedir senha.

Então, ñ faria mt sentido pedir senha, msm utilizando o contactless.

2 curtidas

Falando assim até parece que não se pode dar “chargeback” no cartão e “desfazer” a compra indevida.

Transações de cartão ficam pelo menos uns 2 dias no limbo até o dono da maquininha poder sacar, mas que pagam em menos tempo tecnicamente fazem empréstimo do valor como antecipação dos recebíveis, por isso as taxas das maquininha sobem conforme o prazo pra receber diminui, embora agora as maquininhas de cartão estejam numa guerra pra reduzir taxas ou tempo de pagamento, se uma maquininha receber um certo número de transações fraudulentas automaticamente cai na lista negra, por isso as maquininhas do PagSeguro recusam pagamentos por aproximação das contas que não foram totalmente válidadas.

Por chip e senha até vai, mas se pedir uma maquininha deles e não validar completamente a conta o NFC fica inutilizado.

5 curtidas