🔴 【ATENÇÃO】 - Contactless - Prós e Contras

Exatamente, por isto abri a discussão aq. Somente membros da comunidade e quem realmente gosta do roxinho pode argumentar. A maioria dos q foram la reclamar, nem se quer entendem da tecnologia contatless.

@mateus_tp

Isto realmente pode acontecer, eu já passei por isto e acredito q seja até o lado do cartão q tu aproxima da maquina, mas porem saiba q ñ é preciso está encostado na maquinha para ser aprovado. Eu já passei com ele apenas dentro da minha carteira sem retirar, e tb no bolso de tras para testar.

Sugiro q quando for passar, aproxime o roxinho e tente nao se mexer em quanto a maquininha faz a leitura em 2/3 segundos.

E tb tem o fato q se for a primeira vez, ñ irá passar em quanto vc ñ usar o cartão no chip.

Tive problemas com clientes aq tb, q tentaram passar o contacless e deram este msm erro. Acredito q seja tudo relacionado em como vc está passando o cartão, eu apenas refaço a transação e aproximo o cartão com o sinal do NFC proximo do vistor da maquininha.

Normal erro de leitura. Uso Samsung Pay e vez ou outra tenho que realizar a operação mais de uma vez pra funcionar. Causa pode ser diversas: interferências ao redor, mau posicionamento do cartão/celular em relação a máquina, problema na comunicação com o sistema etc… Nada a se preucupar.

1 curtida

Eu forrei meu porta cartão com papel alumínio kkk

Esperto vc, mas o meu eu apenas coloquei dentro da capinha do meu iphone q é bloqueadora de sinal RIFD.

Um pouco assustador, adorei ter conhecimento desse tipo de ato, vou ser mais cautelosa.

2 curtidas

Nunca tinha pensado por esse lado!
Acredito que a unica forma de solucionar essa vulnerabilidade seria ter que validar todas as transações com senha, inclusive abaixo de R$50,00.

Ou diminuir o valor minimo de 50, pra 5,00. Dai eu ñ me importaria de andar com ele desbloqueado! Pq recebendo mais de 2 notificações no cel sobre transações do Nu eu perceberia q alguem está passando maquininha proximo a mim.

Ou alguma função de ativar e desativar (algo q eu acho bem inviável) já q os responsáveis pela tecnologia foram as MasterCard, Nubank só incluiu nos seus novos cartões.

Antigamente, pra passar meu cartão de transporte na catraca do metrô eu não precisava tirá-lo da carteira. Simplesmente aproximava a carteira do leitor e a catraca já era liberada. No dia que ativei a função contactless do meu nubank aproximei a carteira do leitor do metrô e deu erro duas vezes. Quando aproximei somente o cartão de transporte funcionou normalmente. Creio que a catraca tentou ler os dois cartões e deu erro. Me pergunto se essa interferência também ocorre com o cartão nubank se o cartão de transporte estiver próximo. Alguém já fez o teste? Se funcionar será uma boa opção pra se proteger desse golpe.

O único contra pra mim até agora é o fato dos estabelecimentos não estarem preparados. São poucos em que eu fui e a função estava ativada na maquininha. Tinha caixa que nem tinha ouvido falar na função.

2 curtidas

@Bre concordo também. Sempre quis usar pagamento pelo celular kk.

Pra saques seria ótimo. usar o contactless

1 curtida

Pedi meu cartão novo por causa da opção débito e veio com essa nova tecnologia. Sempre imaginei que poderia acontecer algo do tipo, tendo em vista que não precisa de senha (nas compras de até R$50,00). Eu não curti muito essa parada aí, porque o cara tem que ficar super ligado pra não te passarem a perna ou usarem o teu cartão sem que tu saibas. Lembra um pouco daquele cartão que não tinha chip e era só passar na máquina kkk.

1 curtida

Graças a Deus!
Recebi o novo cartão recentemente e ainda não usei a função. Mas amei a opção.
É só ter cuidado com a segurança e bloquear se não for usar. :wink:

1 curtida

Mas ai ñ seria pior? Pensa se ao individuo é roubado ou perde o cartão… O maluco no caixa eletrônico sacando de 49,48,47 etc. SEM PRECISAR DIGITAR A SENHA!

1 curtida

Sim, funciona.

Eu ñ cheguei a testar, mas um outro usuário comentou aq,
que para bloquear este sinao NFC era so andar com vários cartões com a mesma tecnologia na carteira.

Isto é 1 fato.

Olha, li alguns comentários e tem muito lugar que os cara mal sabem usar o contacless. No caso do vídeo o cara só consegue pagar por conta que ele conhece essa tecnologia, mas se a pessoa achar seu cartão ou te roubar e não conhecer a tecnologia ele não poderá fazer nada, também não acho que haverá ninguém com uma máquina pra ficar passando nas pessoas no metrô ou em algum lugar, até pq ela vai ter que chegar próximo de todo mundo e bem, isso já é uma atitude suspeita, né?
Cada cartão contactless tem um tecnologia, eu vi alguns cartões que o sinal funciona até 10 cm longe do aparelho, alguém sabe qual é a distância do Nubank?
Eu utilizo sempre aqui e sempre que deixo um pouco longe da máquina da erro, só funciona literalmente em cima da máquina, não sei se é problema do cartão.

Eu sempre recomendo a leitura desse tópico para as pessoas, pois há muitas informações valiosas nele.

https://newsroom.mastercard.com/latin-america/pt-br/press-releases/desmitificando-os-pagamentos-contactless/

4 curtidas

Nesse caso seria usar apenas para ler e processar os dados na tela

Sem senha? :face_with_raised_eyebrow: