Quem é nerd de carteirinha sabe que no dia 25/05 não deve entrar em pânico e precisa ter a sua toalha preparada. Toalha? Sim, toalha. Vem que eu te explico tudo.
A data 25 de maio foi escolhida para ser o Dia do Orgulho Nerd para coincidir com a estreia do filme Star Wars Episódio IV em 1977, um grande marco da cultura nerd no mundo todo.
25 de maio também é o Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor de O Guia do mochileiro das galáxias. O guia é uma “trilogia de cinco livros” (eu sei, mas não fui eu quem disse) que aborda com muito humor as aventuras de um humano no espaço. E o que tudo isso tem a ver com a toalha? Ficou curioso? Então, clique abaixo para entender.
Para os “viajantes da galáxia”, a toalha é útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Deixo aqui o que diz o Guia do Mochileiro das Galáxias:
A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; Pode enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal; Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela, se ainda estiver razoavelmente limpa.
A cultura nerd cresceu ao longo do tempo, abrangendo diversas áreas como games, cosplay, filmes live action e adaptações de jogos para séries, como The Last of Us. Então, seja você um Jedi, um mochileiro intergaláctico ou um sobrevivente em um mundo pós-apocalíptico, lembre-se: no Dia do Orgulho Nerd, todos nós falamos a mesma língua: a linguagem do orgulho geek. Então, vamos celebrar juntos! Feliz Dia do Orgulho Nerd!
Dia do Orgulho Nerd: o que assistir na Max
Muitas séries e filmes que expandem o universo nerd e geek estão disponíveis no catálogo da Max, com plano gratuito para os assinantes do Nubank+. Se ainda não escolheu o que assistir, veja algumas recomendações de filmes e séries que estão disponíveis para ver no dia do Orgulho Nerd (clique na imagem para abrir direto na Max).
Só mais alguns meses, se tivéssemos no começo do ano diria que ainda faltava muito, mas já estamos é caminhando pra metade do ano, então falta pouquinho.
Sempre tive um certo interesse em tecnologia, mas nunca gostei de séries e filmes do gênero de Stars Wars, nem o cenário de tais filmes me agrada. Obviamente que respeito as pessoas que gostam, seria até infantil considerar somente as pessoas que possuem os meus mesmos gostos.
Adorei que foi feita a referência ao Dia da Toalha!
Trazendo mais um fato, pra quem não sabe, O Guia do Mochileiro das Galáxias começou como um programa no rádio, só veio a virar livro posteriormente.
Meu primeiro contato com esse tema do Guia do Mochileiro das Galáxias foi, na verdade, através de um joguinho para computador que era só texto. Sim, só texto!!! A tela mostrava um texto descrevendo a situação e a gente interagia escrevendo aquilo que a gente gostaria que o personagem fizesse. Eu achava fantástico, naquela época, o computador conseguir interpretar aquilo que a gente mandava o personagem fazer (mas, claro, sempre tinha alguma instrução que a gente dava que o computador não entendia). Acho que muita gente das gerações mais jovens que a minha não conseguem nem imaginar um jogo nesse estilo.
Será que tem alguém por aqui que já jogou esse joguinho?
Enfim, esse joguinho acabou despertando meu interesse para a série toda e depois, mais velho, cheguei a ouvir alguns episódios do programa de rádio, depois li os livros e vi o filme. Acho que virei fã .
Acho que a empolgação dos fãs foi maior em comparação ao que foi entregue.
Eu estava muiiitooo empolgado para ver, mas foi bem frustrante. Sinceramente, acho que foi feito de qlqr jeito numa expectativa de que ia da lucro só pela marca “Matrix”.