30/01 - Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


Temos algum aficionado por quadrinhos aqui na comunidade?

Eu posso dizer tranquilamente que eu sou desde muito pequeno apaixonado por essa arte que mistura texto e desenhos para nos contar uma história, e fui apresentado ao mundo dos quadrinhos no longínquo ano de 1996 através das revistas do Sesinho, cujo distribuição era gratuita, e assim sendo o primeiro contato de muitos da minha geração com o mundo dos quadrinhos.

Eu fiquei tão apaixonado por quadrinhos que criei histórias próprias, e cheguei a produzir na época de escola dois Fanzines (revista feita de forma amadora por fãs). Um que era uma sátira sobre o filme Titanic o qual batizei de Botenic, e outro que contava a história de uma banda de Punk formada por adolescentes que não sabiam tocar nenhum instrumento, chamada Nozes Mutantes. Percebam que os títulos não fizeram sucesso e eu não virei um Maurício de Sousa. :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile:

Mas afinal como surgiu essa data?

A data surgiu quando em 1984, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) resolveu homenagear aquela que é considerada a primeira história em quadrinhos do Brasil, lançada na data de 30 de janeiro de 1869: “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”, feita pelo cartunista Angelo Agostini.
5a706a8d1457d

De lá pra cá muitos títulos foram produzidos, o que ajudou a popularizar e muito as revistas em quadrinhos, e tornando-as parte da infância de muitos, e também, como é meu caso, da vida adulta.

Acredito que todos aqui conheçam nomes como Mauricio de Sousa e Ziraldo, né?! Eles são os grandes responsáveis pela popularização dos quadrinhos no Brasil, e são nomes conhecidos no mundo todo e grandes inspirações para os quadrinistas que vieram depois deles.
DIANACIONAL-QUADRINHOS-BLOG

Além desses dois temos também outros nomes de igual grandeza: Laerte, Angeli, Glauco, Henfil, e tantos outros que fomentaram essa arte para as gerações que vieram depois deles.

E falando em nova geração, gostaria de citar alguns dos meus favoritos e que eu acho que são fantásticos, e possuem um futuro muito promissor pela frente:

Essa lista poderia ser gigante, tendo em vista que a produção nacional está em alta, e há muitos ótimos quadrinistas surgindo, com quadrinhos para todos os gostos e idades.

E você, gosta de quadrinhos? Qual seus títulos e artistas nacionais favoritos? :slightly_smiling_face:

40 curtidas

Excelente tópico meu amigo

24 curtidas

Que tópico nostálgico, @RogerioM. :clap:

Faz tantos anos que não consumo quadrinhos, lendo esse tópico me deu até saudades, o pouco que me lembro foi ter lido os quadrinhos da Turma da Monica, mas já li de super heróis como Superman. :heart_eyes:

25 curtidas

Excelente tópico!!

Já acompanhei bastante no passado, principalmente na infância. Hoje em dia não muito.

Conheço alguns destes que citastes, excelentes artistas!!

22 curtidas

Mais um excelente tópico seu meu amigo! :clap:

Com certeza! Cresci e aprendi a ler com Turma da Mônica e até hoje carrego um carinho especial pelo título, que foi essencial para o desenvolvimento da minha linguagem!

Lembro de ter uma coleção gigante e de como eu enchia o saco da minha mãe pra sempre me trazer uma revistinha quando ela saia! :sweat_smile:

Espero conseguir passar esse gosto para o meu filho, que hoje já gosta bastante da turminha!

Turma da Mônica e DC, que crossover!

25 curtidas

Que topico fantastico ,

li muito a turma da monica quando criança, depois fui para as HQ dos super herois (Marvel),

Dos antigos eu via bastante cartoons do Angeli

Dos novos, o melhor pra mim foi o Carlos Ruas, encontrei ele uma vez na CCXP

22 curtidas

Ômi, o brasileiro alfabetizado comum que não conhecer a Turma da Mônica e o Menino Maluquinho, sinceramente, vive em outra dimensão. :joy:
Tópico muito bom!
:fist_right::fist_left:

21 curtidas

Um ótimo tópico e com sentimento de nostalgia! Obrigado por compartilhar @RogerioM! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face:

Gosto muito de quadrinhos, mas confesso que faz um bom tempo que não leio quadrinhos! Na minha infância os favoritos eram Turma da Mônica e os da Marvel. :purple_heart:

20 curtidas

Adorei o tópico, @RogerioM!

Não sou, atualmente, um consumidor voraz de quadrinhos. Minha infância foi marcada por quadrinhos Disney e da Turma da Mônica. Consumi muito Ziraldo também, mas eu não o enquadrava como quadrinhos, mas livrinhos ilustrados. Nem sei dizer se tem diferença. :joy:

Dos que você listou da nova geração, sou fã de “Um Sábado Qualquer”, os outros conheci agora; agradeço por me apresentar :smiling_face:

Outro que já consumi bastante, ri e chorei com a realidade do mundo corporativo, são os quadrinhos do “Dilbert”, do Scott Addams.

EDIT: Voltando aqui pra acrescentar a Mafalda, do Quino. Acho genial!

23 curtidas

Que tópico bem legal! Parabéns pelo conteúdo! Gosto de diversas histórias em quadrinho! Fica difícil dizer um. hahaha

19 curtidas

Eu adorava ler Turma da Mônica , depois passei a ler Mad (outra pegada, mas era viciante!) :joy::rofl::joy:

Me lembrei do Bob Cuspe e uma turma lá…mas não lembro de muitos detalhes deles ,faz tempo né…

Bons tempos! :crazy_face::crazy_face:

Valeu pelo tópico e pelas lembranças @RogerioM :fist_right::fist_left:

:metal::metal::metal::metal:

20 curtidas

Quem não conhece merece uma paulada.
Li muito a turma da Monica, em casa também tinha algumas revistinhas do Zé carioca, duck tales, Luluzinha…
Mas o que ainda vejo as vezes é turma da mônica.
Também tem o “quadrinho” dos nossos amigos do oriente, conhecido como mangá.

Maurício de Souza é um gênio, porque tem a turma da Monica, turma da Monica jovem, contos de terror, férias, e tem ainda aquelas historinha personalizadas, que vem com o nome da criança, etc.

fotinha minha numa exposição da turma:

Como não sou fã de futebol, só fiz o gol e sai de campo.

16 curtidas

Ele tá no caminho, isso é inegável!

Lá em casa tudo aconteceu de forma bem natural, a Sofia ganhou quando bem pequena um DVD com histórias da Turma da Mônica e isso aflorou nela a paixão pelos personagens. Hoje ela continua gostando muito, mas já está naquela fase em que os amiguinhos da Rua do Limoeiro cresceram um pouco.

E esse Crossover da Sofia, curtiu? :rofl: :rofl:

23 curtidas

Eu pensei que a “Turma da Monica Jovem” tinha sido cancelado,
lembro que quando lançou rolou varias noticias, mas depois nao vi mais falar,

Mas que bom que continua

15 curtidas

Esse negócio de começar nos quadrinhos nacionais e depois partir pra os de fora foi um caminho natural para muitos né?! Mas quando a gente cresce a gente aprende a valorizar o que temos por aqui também. Eu mesmo sou muito fã dos quadrinhos da Marvel, tenho uma pequena coleção em que a maioria são exemplares do Wolverine e X-Men, mas hoje felizmente entendo que é possível gostar do que é produzido lá fora e do que é produzido aqui também.

Isso é uma coisa boa de morar nos grandes centros, dá pra “topar” com os artistas vez ou outra.

19 curtidas

Carlos Ruas aborda um tema que eu gosto muito, religião, e que para muitos pode ser um assunto “espinhoso”, mas eu acho que ele faz de uma forma leve e didática.

20 curtidas

Esse virou até filme, Angeli é um expoente.

Ele está pros quadrinhos nacionais o que Pelé está para o futebol.

Não foi, e hoje é um dos grandes sucessos da Mauricio de Sousa Produções.

19 curtidas

Simm,

pelo menos eu quando criança era pela facil leitura, depois pelas historias de herois , de detetives e monstros ,

Minha linha do tempo (que mais me marcou) é mais ou menos

Turma da Monica
Homen Aranha
Dylan Dog
image

Scott Pilgrim
image

Um sabado qualquer - do Carlos Ruas

Calvin e Haroldo :purple_heart:
image

19 curtidas

Tá aí as primeiras historias que lemos assim que aprendemos a ler com certeza foram as Historias em Quadrinhos

19 curtidas

Assim como o @ranielreis, faz tantos anos que não consumo quadrinhos. Mas olha a inspiração batendo na porta, não é mesmo? Parabéns pelo tópico @RogerioM! :star_struck:

20 curtidas