Eu posso dizer tranquilamente que eu sou desde muito pequeno apaixonado por essa arte que mistura texto e desenhos para nos contar uma história, e fui apresentado ao mundo dos quadrinhos no longínquo ano de 1996 através das revistas do Sesinho, cujo distribuição era gratuita, e assim sendo o primeiro contato de muitos da minha geração com o mundo dos quadrinhos.
Eu fiquei tão apaixonado por quadrinhos que criei histórias próprias, e cheguei a produzir na época de escola dois Fanzines (revista feita de forma amadora por fãs). Um que era uma sátira sobre o filme Titanic o qual batizei de Botenic, e outro que contava a história de uma banda de Punk formada por adolescentes que não sabiam tocar nenhum instrumento, chamada Nozes Mutantes. Percebam que os títulos não fizeram sucesso e eu não virei um Maurício de Sousa.
Mas afinal como surgiu essa data?
A data surgiu quando em 1984, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) resolveu homenagear aquela que é considerada a primeira história em quadrinhos do Brasil, lançada na data de 30 de janeiro de 1869: “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”, feita pelo cartunista Angelo Agostini.
De lá pra cá muitos títulos foram produzidos, o que ajudou a popularizar e muito as revistas em quadrinhos, e tornando-as parte da infância de muitos, e também, como é meu caso, da vida adulta.
Acredito que todos aqui conheçam nomes como Mauricio de Sousa e Ziraldo, né?! Eles são os grandes responsáveis pela popularização dos quadrinhos no Brasil, e são nomes conhecidos no mundo todo e grandes inspirações para os quadrinistas que vieram depois deles.
Além desses dois temos também outros nomes de igual grandeza: Laerte, Angeli, Glauco, Henfil, e tantos outros que fomentaram essa arte para as gerações que vieram depois deles.
E falando em nova geração, gostaria de citar alguns dos meus favoritos e que eu acho que são fantásticos, e possuem um futuro muito promissor pela frente:
- Carlos Ruas - Um Sábado Qualquer
- Will Leite - WillTirando (Dona Anésia e cia)
- Carol Borges e Felipe Remedios - Batatinha Fantasma
- Marcelo D’Salete - Encruzilhada
- Pedro Leite - Sofia e Otto
- Bianca Pinheiro - Bear
Essa lista poderia ser gigante, tendo em vista que a produção nacional está em alta, e há muitos ótimos quadrinistas surgindo, com quadrinhos para todos os gostos e idades.
E você, gosta de quadrinhos? Qual seus títulos e artistas nacionais favoritos?