5 perguntas antes de investir em fundos

Você deve se sentir intimidado(a) ao investir em fundos, afinal são inúmeras opções e os nomes deles não ajudam muito.
Então, é tentador buscar respostas em sites especializados, dicas de influenciadores :man_facepalming: ou ainda simplesmente selecionar o que tem a melhor performance recente.
Entretanto estas NÃO SÃO as melhores maneiras de encontrar-se um fundo que te ajude a atingir seus objetivos (e metas) e que adeque-se ao seu perfil de investimentos.

Assim sendo, é necessário ir além e fazer a sua lição de casa realizando 5 perguntas básicas. Aliás, elas de alguma forma servem também para qualquer outro tipo de investimento que fizer :wink:.

  1. Como foi a performance ?
    É perfeitamente normal achar que um fundo que rendeu digamos 22% no último ano ser considerado melhor do que um outro que rendeu “apenas” 20%.
    Mas, é necessário colocar esta performance em contexto adequado. Compare tais resultados com benchmarks apropriados. P.ex: ações x Ibovespa (ou IBRX50, IBRX100, SMLL), multimercados x IHFA, renda fixa x CDI (ou IPCA, série IMA da Anbima) e assim por diante.

  2. Como foi a tomada de risco ?
    Lembre-se de que dois fundos com o mesmo retorno podem não ter incorrido no mesmo risco e quanto maior o retorno esperado maior o risco incorrido :thinking:.
    Este risco incorrido pode ser medido pela volatilidade, uma medida básica, e outros indicadores mais sofisticados como p.ex: VaR (Value At Risk), Índice de Sharpe, CVaR (ou expected shortfall ) etc.
    Preste atenção especial à como o fundo performou em momentos de crise: 2008 - Crise dos subprimes, 2015 - impeachment da presidente do :brazil:, 2017 - Joesley Day, 2020 - Coronavirus etc.

  3. O que o fundo possui ?
    Para definir expectativas realistas sobre o que um fundo pode fazer por você, é importante saber quais tipos de ativos o gestor de um fundo compra. Ações ? Títulos ? Ambos ? Moedas ? Essas amplas classes de ativos têm características diferentes, expectativas de retorno distintas e principalmente risco incorrido diferente.
    Examine o portfólio de um fundo, as demonstrações financeiras publicadas nos sites das gestoras divulgam sempre esta informação. Você também pode acessar dados do portfólio, incluindo as principais posições, detalhamentos do setor e outros dados em sites de pesquisa de investimentos. Note que por conta da confidencialidade da estratégia de gestão, tais dados e informações podem estar defasados conforme permite a regulamentação.

  4. Quem “toca” o fundo ?
    Um fundo é tão bom quanto as pessoas por trás deles: os gestores de fundos é que tomam as decisões de investimento. Invista seu tempo e conheça o time que lidará com seu dinheiro: quanto tempo tem de mercado, a quanto tempo estão trabalhando juntos, como é o estilo de gestão e outras perguntas mais qualitativas do que quantitativas.

  5. Quanto custa ?
    Fundos não são estruturas gratuitas. Gestão profissional tem custo. Assim sendo pesquise a estrutura de cobrança, a taxa de administração e a taxa de performance (se houver).
    Você não pode controlar o humor do “Sr. Mercado” mas, pode controlar quanto paga em taxas. E não há problema algum em se pagar o famoso “2% com 20%” se o time de gestão entrega resultado conforme suas expectativas de retorno e risco incorrido.

Todas essas 5 perguntas tem exemplos de respostas no site da :point_right:Nu Asset. Dê uma olhada :eyes: e invista seu tempo para entender um pouco mais sobre gestão profissional de ativos. Eu disse: profissional.

Bons investimentos !
NuInvest

29 curtidas

Show @anon30102627 pelo compartilhamento. :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:

@greg.morales1301, filho dá uma lida neste post, vai te ajudar na tomada de decisão sobre investimentos em fundos.

16 curtidas

Já tenho a lição da semana, anotadíssimo! E sendo sincero, já estava sentindo falta desses seus conteúdos voltados a finanças e investimentos. :heart_eyes: :writing_hand:

17 curtidas

Como sempre otimo topico @anon30102627
eu não sou muito fan de investir em fundos, mas confeso que os dois exclusivos do UV me chamaram antenção.

uma hora eu paro pra pensar com mais calma sobre o assunto rs

15 curtidas

Essa é importantissima.

15 curtidas

Como sempre, excelente conteúdo @anon30102627! Obrigado por compartilhar com a gente!

13 curtidas

Excelente @anon30102627 obrigado por compartilhar.

É mesmo. Eu preciso reservar um tempo para me aprofundar antes de começar a investir em fundos.

Post salvo :bookmark:

10 curtidas

Cada dia um aprendizado diferente por aqui :heart_eyes: Show :purple_heart:

9 curtidas

Ótimo post @anon30102627
Parabéns!

Mas só tenho uma coisa à pontuar:

Fundos multimercados não deveriam ser comparados com CDI, a maioria tem investimentos “alternativos” e teoricamente deveria render mais e também tem a questão da volatilidade.

Ao meu ver, isso é um “erro” do mercado em si, existem sim fundos multimercados que podem ser comparados com CDI, mas na grande maioria, não encaixa.

10 curtidas

Obrigado por compartilhar, parabéns pelo tópico :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

8 curtidas

Oi @soares.jm , valeu pelo seu comentário… concordo contigo 100%.
Tbém acho que o CDI não é o benchmark ideal para os multimercados. O IHFA calculado pela Anbima é mais adequado, apesar de ter seus problemas.

8 curtidas

Obs importante: estas perguntas aplicam-se não somente aos fundos de ações, multimercados, cambiais e renda fixa mas, também aos fundos de investimento imobiliário, os FIIs.
Neste caso, o benchmark adequado é o IFIX.

7 curtidas

Ou seja, em vez de estudar o mercado veja o histórico dos gestores antes de investir em fundos. :sunglasses:

Show de bola! :clap:t3::clap:t3::clap:t3: encontrei essa publicação somente agora. Sentindo falta dos conteúdos e conhecimentos compartilhados pelo nosso amigo, @anon30102627! Espero que esteja tudo bem. :pray:t3::handshake:

9 curtidas

Também sinto falta do nosso colega, @anon30102627! Espero que ele esteja bem e que volte a interagir por aqui logo!

7 curtidas

Ótimas perguntas, @anon30102627! Agradeço pelo valioso conhecimento sobre avaliação de fundos de investimento. Ficou claro a importância de considerar o contexto da performance e avaliar o risco em momentos de crise para tomar a melhor decisão. Vou explorar o site da Nu Asset para aprender mais. Obrigado! :purple_heart:

5 curtidas