A assinatura que mais vale (ou valeu) o investimento

A tecnologia tem evoluído de forma constante e em ritmo muito acelerado na era pós Internet.

Anteriormente, os requisitos físicos para uma pesquisa detalhada, eram complexos, morosos e imprecisos, pois dependiam de Sistemas Analógicos, por vezes desatualizados e a necessidade de contar com dicas e sugestões bem sucedidas por terceiros era um referencial mais comum.

A TV e o Rádio também influenciaram (e ainda influenciam muito!), porém por se tratar de propaganda paga, sempre haverá a tendência em enaltecer produtos dos anunciantes e ignorar ou descredibilizar a concorrência.

Atualmente essa técnica ainda é utilizada nos Canais Digitais, quem não se deparou com “Os 5 melhores celulares custo-benefício 2025”, “Os 5 melhores Hotéis do Brasil”, etc.

Com o advento da propagação de informações nas mais diversas Mídias, a pesquisa por produtos ou serviços que englobem qualidade, confiabilidade e preço justo torna-se uma etapa obrigatória para quem valoriza o patrimônio financeiro pessoal.

Dentro desse cenário, alguns serviços de assinatura se destacam, por oferecerem, em geral num pacote combo, “mais por menos”, quando comparado com a aquisição individual de produtos ou serviço.
Em alguns casos, observa-se trata-se de “venda casada”, prática ilegal, porém muito comum no Mercado de produtos e serviços.

Nesse sentido, cabe ao consumidor, avaliar a real necessidade de adquirir tais produtos ou serviços em função da real demanda.

Streamings
Excetuando a limitada programação de Canais Abertos, para quem curte um longa, uma série ou documentário específico, precisará de um serviço de streaming pago, vez que apesar de existirem serviços gratuitos, o poder de escolha pode ser bastante limitado.

Um serviço que atende a duas demandas simultâneas; compras on-line com frete grátis e um ótimo acervo é o Amazon Prime, sendo muito mais vantajoso o plano anual que garante um desconto acima de 40% em relação ao mensal.
Há ainda a possibilidade de contratar outros Canais dentro da mesma plataforma (Paramount, Disney, GloboPlay, etc)

Em tempo:
Recentemente a Amazon Prime passou a incluir propagandas durante a exibição de filmes e, para suprimi-las, criou uma nova taxa que está sendo questionada na Justiça, vez que é absurdo pagar por um serviço dentro de um plano já contratado.

Para os usuários do ecossistema Apple, o Plano Appler One Premium atende até 5 pessoas da mesma Família, incluindo espaço individual na Nuvem, Apple Music, Apple TV, Jogos e Treinos (Health)

O Mercado Livre também merece destaque, pois além de englobar o gigantesco Marketplace, Conta Digital (Mercado Pago), inclui um acervo de filmes no Mercado Play e se for assinante do Meli+ ainda garante desconto em algumas plataformas de Streaming.

A programação da MAX pode ser acessada gratuitamente, com ou sem propagandas mediante uma mensalidade de R$9,90 sem para clientes NU+ e NU UV e é uma excelente opção.

Planos de Telefonia e Internet
Atualmente não é mais possível distinguir um serviço do outro, pois estão intimamente agregados e quando vendidos separadamente, são mais caros, contrariando a lógica matemática.

As principais Operadoras em atuação no País são Vivo, Claro (NET), Tim e Oi.
Todas disponibilizam planos e preços muito semelhantes, variando em função da concorrência.
Nesse caso, valerá mais a abrangência que o sinal possibilita ao usuário.

Assinatura de veículo
Nos últimos anos, as principais locadora de veículos operando no país, Localiza, Unidas e Movida; e até mesmo algumas montadoras disponibilizaram o serviço de assinatura de veículos zero para pessoas físicas. (anteriormente esse serviço era limitado a empresas)

A locação de veículos, até então mais comuns em circunstâncias específicas e de curto período, como em viagens e negócios, tinha um valor elevado para períodos maiores.

Atualmente com planos à partir de 12 meses, a depender da realidade financeira do cliente pode ser mais vantajosa a assinatura do que a aquisição.

Se considerar todos os gastos oriundos com a compra, documentação, seguro, revisões, manutenção regular e a desvalorização do veículo com o tempo, o resultado final poderá surpreender.

A comparação deve ser efetuada pelo cliente que possui o valor integral para aquisição de um veículo novo e não deseja dispô-lo para compra do veículo.
Vale lembrar que a desvalorização de um veículo médio no país pode ultrapassar os 50% em 4 anos.

Devido a grande demanda de diferentes ofertas de serviços e produtos, o mais sensato é primeiramente avaliar a real necessidade de adicionar mais uma despesa no orçamento.

29 curtidas

Penso da mesma forma. Às vezes me deparo com uma oferta ou combo que, à primeira vista, parece muito vantajoso. Mas, ao avaliar com calma percebo que não compensaria, pois eu acabaria não utilizando os serviços oferecidos, por mais atrativo que fosse. :pensive_face:

16 curtidas

Para as pessoas que consomem com frequência esse serviço vale ressaltar a eficiência, principalmente para quem mora no interior do país, fornecer planos do modelo (anual), é mais interessante pois diminui o número de vezes fazendo renovação do plano.

Artigo bastante objetivo e didático. :white_check_mark:

16 curtidas

Excelente tópico @LuizGSF !

Atualmente eu tenho os streamings da Max (gratuito com anúncios, oferecido pelo Nubank), Prime Vídeo (agora com anúncios como você explicou - absurdo! ), Disney (com anúncios) e Netflix (Premium, único sem anúncios que assino).

Gostaria que houvesse uma forma legal de assistir apenas o que eu quero, sem precisar assinar cada streaming. Na prática, eu pago por um catálogo imenso mas uso muito pouco de cada um.

17 curtidas

Concordo com você.

13 curtidas

Como o Luiz explicou eles não poderiam cobrar a mais por um plano já contratado. A taxa adicional para remover os anúncios agora é R$ 10,00.

14 curtidas

Exatamente, precisamos de várias assinaturas para assistir a poucos produções. Aderi ao Max com propaganda por ser o plano mais barato, já que aproveito poucas coisas no catálogo.
O pagamento extra do Prime é uma piada de mau gosto com os clientes.

11 curtidas

@MaxC Eu tenho a assinatura anual do Amazon Prime (comprei em dezembro/24) e achei muita sacanagem essa atitude da Amazon de cobrar um valor a mais apenas para remover os anúncios que antes não existiam.

É a famosa frase: criar dificuldade para vender facilidade.

É por esse motivo que assim que a assinatura anual acabar, não a renovarei :slight_smile:

12 curtidas

Apesar da Decisão do TJGO, a plataforma segue apresentando a oferta para remoção dos anúncios.

16 curtidas

É oferecido um catálogo de produções que ao analisar nem consumimos explorar ao máximo essas assinaturas.

12 curtidas

É uma boa ideia. Eu só mantenho a assinatura por causa do frete grátis, pois, somando as compras da família, compensa.

10 curtidas

Sim, a oferta ainda aparece quando você vai assistir algo no streaming deles.

É lamentável :cry:

Como disse anteriormente, acabando a minha assinatura, partirei para outro streaming :slight_smile:

13 curtidas

Eu também, há vários anos. Pra mim o valor da assinatura do Prime ainda compensa por conta do frete grátis já que compro muito na Amazon.

Infelizmente, depois que a Netflix começou a mostrar anúncios e deu certo eu já sabia que os outros iriam copiar, como está acontecendo. O problema foi a Amazon cobrar a mais dentro da assinatura já assinada para remover os anúncios.

Estou esperando alguma oferta pra assinar. Quero muito assistir a segunda temporada de Ruptura.

Vocês assinam algum streaming de música? Eu cancelei o YouTube Music. Tenho o Brisa Music gratuito por conta do plano de internet, mas não gostei do aplicativo. Atualmente estou usando o Spotify mesmo, gratuito com anúncios.

15 curtidas

Aqui em BH teve uma empresa a WayTV empresa de TV por assinatura via cabo que veio com a opção de pacote a la carte, o cliente montava o pacote que desejava com os canais que ele queria e pagava por isso. Era bem interessante!

A empresa foi foi vendida para a operadora Oi e virou OiTV e esse formato de serviços foi descontinuado.

14 curtidas

Exatamente @MaxC essa atitude da Amazon pelo menos para mim eu achei um absurdo de querer cobrar a mais por algo que já foi pago.

Nesse momento não. Eu até assino o YouTube Premium, mas, acaba que quase não escuto música na mesma quantidade que escutava antigamente. Eu assino mais porque assisto muitos vídeos no YouTube.

Com relação aos preços não sei lhe informar corretamente porque faz muito tempo que não assino, mas, com relação ao app, o Spotify ainda acho o melhor, talvez o Deezer se aproxima um pouco.

12 curtidas

Nossa eu odeio tanto os serviços por assinatura, nada mais que você “compra” na internet é seu de fato, Claro, há exeções em que um serviço por assinatura vale a pena, mas estão abusando demais dessa modalidade de serviço, sem falar dos preços e redução de benefícios para criação de um plano mais caro para você ter que pagar mais. Eu tento evitar ao máximo serviços por assinatura.

17 curtidas

Pode ser por isso que não tem anuncio, sou um dos antigos

13 curtidas

Uma fato curioso é que isso não acontece com os streaming de musica. Você encontra o artista ABC em todos eles. já com os streaming de vídeo cada um tem seu catalogo. A impressão que fica é que não existe concorrência entre eles.

15 curtidas

Eu mantive a assinatura da Claro TV pagando com Premier e pontos adicionais quase 400,00 . Depois de muita luta para cancelar passei para os streaming. Custo benefício melhorou bastante e estamos tentando adequar os streaming com o desejo de cada um do lar.

11 curtidas

Excelente reflexão, Luiz! :clap:

Você abordou de forma muito completa e crítica a evolução da pesquisa e do consumo na era digital. Realmente, a abundância de informações e ofertas hoje é um grande avanço em relação aos tempos analógicos, mas também exige mais atenção e consciência do consumidor.

O ponto que você destacou sobre os “combos” e a linha tênue entre praticidade e venda casada é super relevante. Muitas vezes a oferta parece vantajosa no papel, mas nem sempre corresponde ao que realmente usamos no dia a dia. Avaliar a real necessidade antes de assinar um novo serviço é essencial, principalmente considerando o impacto cumulativo no orçamento mensal.

Sobre o Amazon Prime, concordo plenamente. O custo-benefício ainda é bom, mas a introdução das propagandas pegou muitos usuários de surpresa. Mesmo sendo um recurso “removível” com taxa adicional, causa desconforto justamente por afetar a transparência do serviço original.

Gostei também do destaque ao Apple One Premium e ao Mercado Livre, que vêm ampliando o valor agregado para os usuários mais fiéis ao ecossistema com serviços variados além do que se espera em uma assinatura tradicional.

E o ponto sobre assinatura de veículos é cada vez mais pertinente. O modelo de uso inteligente do capital, principalmente em tempos de alta nos juros e desvalorização acelerada de bens, é algo que deveria entrar no radar de mais pessoas. Comparar o TCO (Total Cost of Ownership) da posse vs. assinatura faz toda diferença.

No fim das contas, como você bem disse, o melhor investimento é sempre o que faz sentido para a realidade de cada um. A informação está aí, e com postagens como a sua, fica mais fácil tomar decisões conscientes e bem embasadas. :+1:

15 curtidas