Junho é o Mês do Orgulho mas é hoje, dia 28 de Junho, que comemoramos oficialmente o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+!
Como surgiu o Dia do Orgulho LGBTQIA+?
Tudo começou na madrugada do dia 28 de junho de 1969, quando a polícia realizou uma batida no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque (um dos poucos locais seguros para a comunidade LGBTQIA+ na época), sob a alegação de venda ilegal de bebidas alcoólicas para pessoas gays (sim, existia uma lei que proibia pessoas gays de consumirem álcool), e começaram a agredir e prender funcionários e frequentadores, especialmente travestis e Drag Queens que não estavam vestidas “adequadamente” conforme a lei exigia…
Mas os frequentadores e a comunidade não ficaram calados! E durante seis dias, houveram protestos nas ruas de Nova York contra a violencia das abordagens policiais contra as pessoas gays, marcando o início do que futuramente seriam as paradas do Orgulho LGBTQIA+.
No Brasil, não há um consenso sobre quando teria ocorrido a primeira parada do país, mas duas ocasiões são consideradas pioneiras:
A marcha realizada no Rio de Janeiro após 17ª Conferência da Associação Internacional de Gays e Lésbicas (ILGA) em Janeiro de 1995;
A Parada realizada em São Paulo no dia 28 de junho de 1997, pois esta foi realizada já com essa intenção e contou com a participação de 2 mil pessoas
Bandeiras do Orgulho LGBTQIA+
A bandeira do arco-íris é a mais conhecida, mas sabia que há diversas bandeiras para a comunidade LGBTQIA+? Cada uma com seu próprio significado e representatividade:
Curiosidades
A primeira marcha do Orgulho Gay aconteceu em 1970 em diversas cidades para relembrar as manifestações em Stonewall que aconteceram no ano anterior;
O Dia do Orgulho recebeu esse nome para que as pessoas da comunidade LGBTQIA+ demonstrem orgulho por serem quem são;
A edição de 2006 da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo foi incluída no Livro dos Recordes como o maior evento do gênero no mundo, tendo reunido 2,5 milhões de pessoas;
A parada de São Paulo é uma das maiores e mais importantes paradas LGBT+ do mundo.
Tanto o dia quanto o mês do Orgulho LGBTQIA+ é um momento para celebrar a diversidade, mas também para lembrar que ainda há muito a ser feito todos os dias.
E embora o Brasil tenha conquistado direitos significativos como o casamento igualitário (em 2013) e a adoção por casais do mesmo sexo (em 2015), ainda temos altos índices de violência e discriminação contra pessoas LGBTQIA+.
Precisamos combater a discriminação, o preconceito e a violência contra a comunidade LGBTQIA+ não só hoje, mas como todos os dias!
Muito importante existir uma data que marque na memória pessoas que partiram apenas por serem elas mesmas.
Que a luta continue sempre, hj temos mais espaços de fala na sociedade, mas ainda falta um longo caminho pela frente!
Muito bem, @lorenatelles! Parabéns pelo tópico e pelas informações. Por aqui, o Orgulho de Madrid (MADO) é o maior festival de Orgulho da Espanha. Ele é inaugurado todos os anos no final de junho e, durante uma semana inteira, oferece um amplo e animado programa de eventos que atinge seu ponto culminante com a manifestação estadual no primeiro sábado de julho. As datas oficiais anunciadas para 2024 são de 28 de junho a 7 de julho e, como em todos os anos, o programa pode incluir novidades, mas nunca faltam eventos lúdicos, esportivos, culturais e com um claro ar reivindicativo.
Essa informação eu ja sabia, mas nunca me aprofundei muito no que realmente aconteceu, quando vi q tinha uma lei que proibia as pessoas de consumir álcool por serem homossexuais, que realmente parei pra pensar em como devia ser pra essas pessoas viverem nessa época…
Tópico interessante, @lorenatelles! Que o respeito e o amor vençam sempre! Tem uma série na Netflix que é ícone, se chama Crônicas de San Francisco. Vale a pena assistir!
O planeta é imenso e há muito espaço para todos, o que infelizmente falta é a capacidade de alguns de entender que cada ser humano tem o direito de escolher o seu caminho e seguir em paz, livre de preconceitos e imposições.
Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, um dia de celebração, reflexão e luta pelos direitos e reconhecimento das pessoas LGBTQIA+. Neste dia especial, é hora de celebrar com muita alegria e orgulho!
Ser homossexual tem sido uma luta interna para mim desde o momento em que percebi quem realmente sou. O processo de aceitação é doloroso, e nesse momento precisei que as pessoas que amo estivessem ao meu lado. Recentemente, tive que conversar com minha mãe sobre minha orientação sexual. Não foi fácil, mas foi necessário; tirei um peso das minhas costas. Nesse processo, conversei com amigos e alguns familiares foi essencial. Tive apoio das amizade incríveis que fiz aqui na NuCommunity, com quem pude contar sobre minha homossexualidade – muito obrigado, @Mauricio_Martiniano@Anderson@ThiagoMoura@LuisGuilhermee@ranielreis@natan.jl@Elves
Quero uma sociedade onde possamos amar sem julgamento, andar de mãos dadas sem sentir medo do que pode acontecer, e não nos privar por medo do preconceito. Porém o Brasil é o país que mais mata LGBTQIA+ no mundo, segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), a mais antiga Organização Não Governamental (ONG) LGBT da América Latina. Esse número mantém o país no posto de mais homotransfóbico em todo o mundo.
Hoje, mais do que nunca, precisamos nos unir e lutar por um futuro onde todos possam viver e amar livremente. Este dia é um lembrete de que, juntos, somos mais fortes e podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Vou aproveitar este dia para aumentar a visibilidade, apoiar uns aos outros e continuar a lutar por nossos direitos. Compartilhe suas histórias, ofereça apoio e mostre ao mundo que o amor e a aceitação sempre prevalecerão.
Feliz Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+! Que o orgulho e a coragem de cada um de nós inspirem mudanças e tragam um futuro melhor para todos.
@guilhermereistg a sua jornada é realmente inspiradora e comovente. A luta pela aceitação pessoal é um desafio que muitos enfrentam, e a coragem de compartilhar sua verdade com os outros é um ato de enorme bravura. Fico feliz em saber que você encontrou apoio em sua família e amigos, especialmente na nossa NuCommunity. Este espaço é construído para ser um lugar de apoio e compreensão, onde todos possam ser autênticos e encontrar solidariedade.
É doloroso saber que o Brasil ainda lidera tristes estatísticas de violência contra a comunidade LGBTQIA+, mas é através de histórias como a sua que continuamos a lutar por mudanças. Cada passo em direção à aceitação e ao amor sem julgamentos é uma vitória enorme.
Uma abração, mesmo que distante, cheio de carinho e afeto. Coragem e audácia em ser autêntico sempre!
Muito legal participar desse espaço que é Nucommunity @ClaudioSilvaDigital , onde o preconceito e a discriminação são prontamente repelidos e rechaçados!