Boa tarde, gente!!!
Junho é considerado o mês do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil e no mundo! Mesmo com muita luta e evolução, esse é um tema que precisa ser debatido e ainda temos muito a aprender. Vamos aprender juntos? Chegaí.
VOCÊ SABIA?
O Dia 28/06 foi escolhido como o dia mundial do orgulho por causa de um acontecimento nos anos 60 que marcou a história mundial. Nessa época, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas crime em todos os Estados americanos e foi descriminalizada somente em 1962. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, em Nova York, vários policiais entraram no bar Stonewall Inn sob a alegação de que a venda de bebida alcoólica era proibida ali, prenderam funcionários e começaram a agredir e a levar, sob custódia, algumas frequentadoras travestis e Drag Queens que não estavam usando vestimentas “adequadas” a seu gênero, como mandava a lei.
A partir daquele momento, a multidão que estava fora do Stonewall começou a se rebelar junto com aquelas pessoas que estavam sendo detidas. Esse foi o estopim para que parte da comunidade LGBT de Nova York, que até então se escondia, fosse às ruas protestar nos arredores do bar durante alguns dias.
A SIGLA LGBTQIA+
Você já se perguntou o significado da sigla e tantas letras? Com o objetivo de abraçar novos grupos, esta sigla já foi modificada muitas vezes, e hoje vamos explicar melhor o que significa cada letra de acordo com o site Catraca Livre:
L, G, B: tratam a respeito da orientação sexual. O L se refere às lésbicas e o G aos gays, ou seja, mulheres e homens, respectivamente, que sentem atração afetiva e/ou sexual por pessoas do mesmo gênero que o seu. Já o B inclui as pessoas bissexuais, que têm essa atração por ambos os gêneros.
T: abrange as identidades de gênero, sendo elas transgêneros, transexuais e travestis. Essas pessoas se identificam com um gênero diferente do que foi designado em seu nascimento. Além disso, é o oposto de cisgênero, que são homens e mulheres que se reconhecem conforme seu gênero de nascimento.
Q: o Q vem de queer, que são as pessoas que transitam entre os gêneros feminino e masculino ou que não seguem a binaridade masculino-feminino (não binário).
I: já o I fala sobre o intersexual, que são pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal é não binário, então não se encaixa na lógica masculino-feminino.
A: o A também aborda os assexuados, que não sentem atração sexual por outra pessoa, apesar de a afetiva ainda existir.
+: e o que é o símbolo +? São todas as inúmeras outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero. Um exemplo são os pansexuais, aqueles que sentem atração afetivo-sexual independente da identidade de gênero.
As bandeiras também foram se estruturando ao longo dos anos e, hoje, dentro da comunidade, existem inúmeras bandeiras para cada causa! Muito bacana, né?
A bandeira que é muito vista e mais conhecida, em suas cores, possui significados muito importantes que precisam ser destacados:
Temos muito orgulho dos nossos colaboradores que se identificam com alguma bandeira da sigla. Por isso, trouxemos alguns em nossas redes sociais/Instagram para ampliarmos a nossa percepção além do arco-íris, pois existem muitas outras cores e particularidades que merecem ser celebradas.
É importante lembrar que, na semana passada, lançamos a nossa Lojinha Oficial que inclui produtos exclusivos com as cores das bandeiras que estão por trás do arco-íris e todo o lucro será destinado à ONG TODXS.
A Todxs é nossa parceira que faz parte dessa iniciativa! Ela é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. Cada compra é um ato de caridade!
Quem aqui já foi em alguma Parada aqui no Brasil ou pelo mundo? Tem histórias engraçadas?
Compartilhem com a gente!
HAPPY PRIDE!!!