A minha NuConta pode ser bloqueada via BacenJud?

Vai depender se você será condenado a pagar ou não indenização. Se for, e não realizar o pagamento, a parte poderá pedir em juízo para que você realize o pagamento, se não o fizer, é possível sim a penhora do salário, mas até um percentual que não venha prejudicar a sua subsistência nem de sua família, conforme o entendimento do STJ. A prioridade não é a penhora do seu salário. Mas pedir a portabilidade dele para a NuConta por conta disso, não é uma boa ideia, visto que o Nubank acata qualquer ordem judicial.

Você já tem advogado te representando nesse processo? Caso não, sugiro constituir um, ou, a depender de suas condições financeiras, procurar a Defensoria Pública do seu estado.

3 curtidas

Outra coisa, se você está querendo testar a portabilidade e está com medo de sofrer algum problema no processo judicial, não há com o que se preocupar.

1 curtida

Eu ja fui condenado a pagar, mais queria muito usar a nuconta com meu salário

E qual o problema? Você pediu a portabilidade? A condenação não impede você receber o seu salário em nenhuma instituição financeira. :smiley:

2 curtidas

Não pedi ainda, hj recebo em conta salario, mais queria passar pra nuconta, mais to com medo de ter dor de cabeça

Com relação a condenação, nenhum. Se você não pagou e ela executar e pedir a penhora, acontece a mesma coisa que poderia ocorrer na conta salário. Para te ajudar a decidir, vou deixar esse tópico com o relato do pessoal que já fez a portabilidade do salário para a NuConta: Qual sua experiência com salários recebidos na NuConta? :wink:

4 curtidas

Vou dar uma olhada, muito obrigado pela ajuda

1 curtida

Olá! Pelo que me informei, quando é executado o bloqueio judicial na conta bancária não há como o Juiz saber se a conta é para recebimento do salário ou se é conta corrente, desta forma, o bloqueio acontecerá sem exceção se for determinado pelo Juiz. Caso a conta seja para recebimento do salário, então o executado deverá recorrer a um advogado para comprovar que trata-se de uma conta-salário e solicitar o desbloqueio da mesma. Resumindo, não importa se for conta-salário, a partir da requisição do juiz para efetuar o bloqueio, o mesmo acontecerá e para reverter, somente contratando um advogado para solicitar o desbloqueio. Certo?

1 curtida

No BacenJud há uma opção para escolha se deseja bloquear a conta-salário ou não. Acredito que o programa consiga reconhecer e disponibilizar a informação ao juiz. Na prática realmente há muitos bloqueios de valores nas contas-salários. Quando isso acontece somente resta ao prejudicado recorrer a um advogado ou a defensoria pública para comprovar no processo a origem do dinheiro e fazer valer o direito.

1 curtida

RAPAZ, FIZ MEU CADASTRO NO TAL REGISTRADO E PRA MINHA SURPRESA, TÁ TODO MUNDO LÁ :joy::joy::joy:

2 curtidas

Exatamente. Citei o Mercado Pago no post como uma suposição minha. Até então não constava. Depois que o MP em um dado momento começou a pedir o CPF dos clientes para disponibilizar o método de deposito por transferência, apareceu no Registrato. Quando for permitido vou atualizar o artigo! :grinning:

3 curtidas

Atenção: este tópico contém partes desatualizadas.


Link atualizado: REGISTRATO


Link atualizado: DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O BACENJUD


O Mercado Pago há alguns meses passou a constar no Registrato (especificamente quando disponibilizou transferências).

2 curtidas

@Bruna_Dugnani em tese sim, o valor que estiver na conta pode vir a ser penhorado. O limite do bloqueio é o teto cobrado na execução, ou seja, o valor total da dívida.

1 curtida

Tive um Bacenjud mês passado, bloqueou todas as minhas contas, exceto a NuConta <3

eles não acharam a sua conta ou não precisou =D

Mas vejam, valores referentes a cheque especial não podem ser penhorados, vez que, os valores são exclusivamente da Intituição Bancária e não do correntista. A dúvida é, o LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO de pessoa física pode ser penhorado? Só encontrei jurisprudencia do qual permite a penhora de valores RECEBÍVEIS da maquininha do cartão de crédito.

1 curtida

Os recebíveis são valores destinados a empresa ou pessoa física por uma prestação de serviço ou venda, realmente faz sentido bloquear, já que não pertence a instituição bancária.

Mas o limite do cartão de crédito é da instituição, não do cliente, tanto que a mesma estabelece normas para uso e esse valor é variável, de um dia pro outro o seu risco como pagador pode aumentar e o limite ser diminuído ou cancelado.

3 curtidas

olá boa tarde a todos…o nubank diferencia conta PJ e PF? ou seja um bloqueio que for realizado na conta PF para o nubank há separação e distinção entre PF e PJ? obrigado…boa semana a todos gratidão.

Pelo que li o nubank não faz parte do sistema BAcenJud. pois o nubank não é um banco propriamente dito.

Não entedi essa comentario Victor: Saudações.

Se um salário vier do Banco Folha depois da Portabilidade o risco de penhora é minimo?

Obrigado.