Olá amigos,
Antes de tudo, quero deixar claro que essa ideia é fruto de uma conversação que tive com o @Lucas.R, membro assíduo dessa comunidade, em um determinado post. Ele citou em uma mensagem algo sobre doações de NCNs entre membros da comunidade, confira abaixo:
A partir dessa troca de informações me surgiu a ideia de propor, para apreciação dessa comunidade, uma nova funcionalidade interessante para os possuidores do token de utilidade do Nubank e para aqueles que desejam fervorosamente subir de nível.
Em princípio, dentre os portadores de Nucoins temos dois tipos de pessoas. Aqueles que receberam seus tokens, mas usam pouco o cartão, portanto, não tem grandes perspectivas de cashback. Por outro lado, temos os que usam bastante o cartão e desejam subir de nível, mas não tem dinheiro sobrando para comprar NCNs.
Pensando nisso, deixo essa sugestão aos desenvolvedores e comunidade de “unir a fome com a vontade de comer”. Ou seja, disponibilizar aos usuários a possibilidade de alugar NCNs. Os possuidores do token, que não usam o cartão com frequência, poderiam alugar seu Nucoins para outros que desejam congelá-los e subir de nível.
Como funcionaria o aluguel de Nucoins? Em primeiro lugar, recomendo aos gestores do sistema que reúnam todos os tokens das pessoas que desejam oferecere-los em locação em uma determinada “carteira”. Do mesmo modo, ter uma lista dos que desejam alugar os mesmos.
De posse desses dados, o sistema atribuiria a cada interessado em subir de nível as moedas necessárias para isso. Em troca, os “locadores” de NCNs receberiam uma porcentagem do cashback conquistado pelos “locatários”. Eu sugiro simbolicamente 30% do cashback médio de todos os locatários.
O valor total, desse percentual de cashback dos locatários, precisa ser reunido em outra carteira para distribuição justa entre os locadores de acordo com o número de Nucoins que disponibilizaram para aluguel. Mas vamos a um exemplo prático que entendam melhor a ideia.
Vamos supor que alguém possui 1000 NCNs e deseja chegar ao nível 7, essa pessoa precisa de mais 4000 tokens para alcançar esse objetivo. Então, esse indivíduo preenche a quantidade Nucoins que precisa para isso, e eles são congelados automaticamente em seu nome no sistema.
Como o cidadão está no nível 7, ele receberá 1 NCN a cada real gasto. Suponhamos que ele gastou 10 mil reais, gerando 10 mil Nucoins de cashback; 30% desse valor (3 mil NCNs) será o aluguel que irá compor a carteira conjunta de cashback de todos os locatários, cujo valor total será distribuído entre os locadores.
Parece complicado, mas é um sistema muito simples e funcional, não sei se é viável em específico para o sistema NCN, isso só os desenvolvedores podem dizer. Deixe seu comentário abaixo e contribua para o aperfeiçoamento dessa ideia.