Aluguel de Nucoins: subir de nível fica mais fácil

Olá amigos,

Antes de tudo, quero deixar claro que essa ideia é fruto de uma conversação que tive com o @Lucas.R, membro assíduo dessa comunidade, em um determinado post. Ele citou em uma mensagem algo sobre doações de NCNs entre membros da comunidade, confira abaixo:

A partir dessa troca de informações me surgiu a ideia de propor, para apreciação dessa comunidade, uma nova funcionalidade interessante para os possuidores do token de utilidade do Nubank e para aqueles que desejam fervorosamente subir de nível.

Em princípio, dentre os portadores de Nucoins temos dois tipos de pessoas. Aqueles que receberam seus tokens, mas usam pouco o cartão, portanto, não tem grandes perspectivas de cashback. Por outro lado, temos os que usam bastante o cartão e desejam subir de nível, mas não tem dinheiro sobrando para comprar NCNs.

Pensando nisso, deixo essa sugestão aos desenvolvedores e comunidade de “unir a fome com a vontade de comer”. Ou seja, disponibilizar aos usuários a possibilidade de alugar NCNs. Os possuidores do token, que não usam o cartão com frequência, poderiam alugar seu Nucoins para outros que desejam congelá-los e subir de nível.

Como funcionaria o aluguel de Nucoins? Em primeiro lugar, recomendo aos gestores do sistema que reúnam todos os tokens das pessoas que desejam oferecere-los em locação em uma determinada “carteira”. Do mesmo modo, ter uma lista dos que desejam alugar os mesmos.

De posse desses dados, o sistema atribuiria a cada interessado em subir de nível as moedas necessárias para isso. Em troca, os “locadores” de NCNs receberiam uma porcentagem do cashback conquistado pelos “locatários”. Eu sugiro simbolicamente 30% do cashback médio de todos os locatários.

O valor total, desse percentual de cashback dos locatários, precisa ser reunido em outra carteira para distribuição justa entre os locadores de acordo com o número de Nucoins que disponibilizaram para aluguel. Mas vamos a um exemplo prático que entendam melhor a ideia.

Vamos supor que alguém possui 1000 NCNs e deseja chegar ao nível 7, essa pessoa precisa de mais 4000 tokens para alcançar esse objetivo. Então, esse indivíduo preenche a quantidade Nucoins que precisa para isso, e eles são congelados automaticamente em seu nome no sistema.

Como o cidadão está no nível 7, ele receberá 1 NCN a cada real gasto. Suponhamos que ele gastou 10 mil reais, gerando 10 mil Nucoins de cashback; 30% desse valor (3 mil NCNs) será o aluguel que irá compor a carteira conjunta de cashback de todos os locatários, cujo valor total será distribuído entre os locadores.

Parece complicado, mas é um sistema muito simples e funcional, não sei se é viável em específico para o sistema NCN, isso só os desenvolvedores podem dizer. Deixe seu comentário abaixo e contribua para o aperfeiçoamento dessa ideia.

25 curtidas

Genial… :heart_eyes::heart_eyes:

Vou até além. Pois, tudo envolve opções pras as pessoas deciderem o que fazer.

  • Doação (caridade)
  • Investimentos para Projetos do Nubank (Crowdfunding)
  • Alugueis de NCN (citado acima :point_up::point_up:)

Entre outros…

Todas as alternativas que o @Edson_Bezerra pensou e que gerou outras ramificações tem o mesmo incentivo.

  • Oferecer oportunidades de subir de nivel, gastar… em troca de algo.

No final todos saem ganhando. :heart_eyes:

18 curtidas

Doação para instituições apoiadas pelo Nu seria uma boa ideia. O Crowdfunding também é legal, você pensa em projetos de empreendedores ou do própio Nu???

4 curtidas

As 2 opções porquê não?

Já dizia a frase: “Quem tem limite é município!”

Oferecer opções tanto para PF e PJ.

No primeiro momento o foco deve ser PF, e vai aos poucos migrando pra PJ que é um nicho mais sensível a erros. E só de saber que as vezes precisa chamar o chat pra atualizar conta já seria algo que o microempreendedor teria que parar de atender pra fazer a chamada… Enfim…


Sobre o Crowndfunding tem equity, mútuo conversível, precatório, consignado e CCB.

Nao me recordo se alguns que citei é 1 só tipo, mas enfim a ideia que penso é ter uma opção de vakinha que é o Crowndfunding de CCB por exemplo. Mas, a diferença que você recebe um retorno bem gordo com investimentos de 3 meses a anos…

E aqui seria muito bom para investir em projetos do Nubank, sem dizer o que está planejando (confidencial) e evita a cópia da concorrência. O interesse seria empreste X nucoin e ganhe X nucoin + rendimento Y.

Você opta por saldo em dinheiro ou NCN em troca de % de rendimento atrelado talvez ao staking, já que no dinheiro é atrelado a inflação, selic…

Só pra não prolongar existe já bases de Crowndfunding com ativos tokenizados. Do tipo dividas de tribunais que recebe uma % de volta essas coisas… (Nome: Amfi)

4 curtidas

Olá!

Uma dúvida.

Sendo o locatário remunerado com 30% do cashback.

E se o locador congela e também não utiliza o cartão de crédito?

Qual seria o aluguel recebido pelo locador?

Sendo bem sincero, não entendi qual a vantagem.

Imaginei alguém travando 500k nucoin de outros só para chegar no nível 7, e gastando apenas 500 reais no cartão no mês. Ou menos.

O retorno também vai variar de acordo com o nível do locador…

Penso que para alguém aceitar isso, deveria ter uma taxa fixa por quantidade de nucoin locados.

Não acho que tenha público para pagar fixo ao mês por nucoin um valor maior que o retorno que ele daria ao mês ao ser vendidos e re investido.

4 curtidas

Todas as suas questões são pertinentes, então vamos as respostas:

Primeiramente penso que quem deseja congelar nucoins vai usar o cartão, de outra forma não teria lógica em fazer isso. Contudo, ainda assim, teremos aqueles que vão usar mais o cartão e outros que irão usá-lo menos, por isso sugeri um valor percentual sobre o cashback total de todos os locarários, para ser mais justo.

Seria impossível gerir cada aluguel de maneira individual, alguns clientes se sentiriam lesados, caso seus respectivos locatários usassem pouco seus cartões. Por isso sugeri a gestão conjunta tanto dos nucoins locados, quanto dos resultantes de cashbacks em duas “carteiras” distintas.

Nesse caso 30% do cashback gerado por todos os locatários (correspondente ao número de tokens que eles locaram) seria reunido em uma delas. E todos nucoins disponibilizados para locação em outra.

A partir do momento em que você coloca seus nucoins para locação, você fica sabendo que o retorno será em cima de um cashback conjunto e que é variável, pois depende do uso dos cartões dos locatários.

O êxito do programa reside justamente no trabalho da equipe (e/ou algoritmo) de gestão, tornando elegíveis como locatários apenas aqueles que usem o cartão de crédito ou débito com certa regularidade.

Dessa forma, o cashback se manteria em um nível regular, mais estável possível. Lógico que precisaria de algumas regras e melhoramentos para que o programa funcione, ainda está muito cru, mas é uma ideia promissora.

Pois muita gente gasta seus 3 a 5 mil mensais com constância, mas nem todo mundo tem 50 mil para comprar 500k de NCNs para subir para o nível 7. Seria uma relação ganha-ganha para locadores e locatários.

5 curtidas

Vamos supor que você é nível 6 e gasta 3 mil por mês no cartão. Nesse caso, você ganha somente 1000 Nucoins todo mês, o que te impede de você dobrar essa recompensa para 2000 NCNs sem precisar fazer nada, sem gastar um centavo!?

Por outro lado, digamos que você dispõe de 1000 NCNs, mas usa muito pouco o cartão; nesse caso, os tokens renderão mais se outra pessoa os congelar. O que te impede de alugar esses nucoins e ganhar passivamente através do uso do cartão de outras pessoas!?

4 curtidas

Na verdade é um projeto teórico, evidentemente que serão necessários cálculos matemáticos complexos para analisar sua viabilidade. Ver se será necessária a inclusão de taxas, quanto seria o aluguel mensal por cada tokem e assim por diante. Mas essa é a parte dos técnicos especialistas do banco, aqui nós somos apenas geradores de ideias.

4 curtidas

Uma ideia no mínimo interessante.

2 curtidas