Ano Novo, Hábitos Novos 💰

Primeiramente, Feliz Ano Novo! :tada: Que 2021 seja tudo aquilo que 2020 não pôde ser, que possamos voltar a sair e abraçar uns aos outros sem precisar nos preocupar :smiling_face_with_three_hearts:

Segundamente, vim falar um pouquinho sobre hábitos sustentáveis que podemos colocar em prática nesse novo ano e espero que não seja mais uma daquelas promessas que no final nem cumprimos

Quando ouvimos falar sobre sustentabilidade, sempre associamos à causa ambiental, mas será que realmente é só isso? Podemos ser sustentáveis também em outros aspectos da nossa vida?

Vamos a definição de sustentabilidade:

Conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.

Conjunto das atividades humanas que são realizadas, projetadas e desenvolvidas em favor do meio ambiente, de modo que seus efeitos não prejudiquem nem esgotem os recursos naturais para as gerações futuras.

Deu pra perceber que na verdade a parte ambiental é somente um dos pilares da sustentabilidade e que podemos ser sustentáveis em várias coisas, inclusive nas finanças!

Sustentabilidade financeira nada mais é do que saber utilizar seu dinheiro de forma responsável e consumir de forma consciente, super fácil, não? E falando em consumo consciente, olha só esse artigo bem explicadinho lá no Blog do Nubank: Consumo consciente: o que é e por que você deve se importar?

Algumas dicas que podemos seguir para sermos mais sustentáveis financeiramente são:

1. Não é porque se tem um limite de crédito que é preciso gastar ele todo!

Todos queremos limites maiores, mas será que precisamos usar ele todo? Cartão de crédito não é complemento de renda, é apenas um “empréstimo” para poder comprar algo na hora e pagar depois, e no caso de atraso no pagamento, os juros cobrados são altíssimos… Tente não comprometer mais de 40% da sua renda com as faturas do cartão de crédito e diminua gastos desnecessários

2. Pense, planeje e pesquise!

Primeiro de tudo é preciso avaliar se o que estamos comprando é realmente para atender à uma necessidade ou se é somente por vontade, status, etc… Pesquisar preços antes de comprar, principalmente para não ser enganado por aquelas promoções fajutas (alguém pensou na Black Fraude?) e acabar pagando mais caro, assim como calcular custo x benefícios dos produtos (não somente o preço, mas vida útil, consumo de energia, etc…) para não ter gastos surpresa depois da compra é sempre um bom negócio!

3. Não deixe o dinheiro controlar você

Anote todos seus gastos fixos e variáveis do mês, para poder melhor organizar seu orçamento. Monte uma planilha, use um app ou o que achar mais fácil para poder administrar da melhor forma todo dinheiro que entra e sai. Até porque somos nós que controlamos o dinheiro e não ao contrário!

Nesse tópico aqui do @Alexandre_Niess, explica um pouquinho: Planejamento Financeiro: se organizar não é tão difícil!

4. Que tal gerar uma graninha extra?

Acabou gastando demais, fez festa com o cartão, ou então apareceu aquele imprevisto e não tem grana suficiente pra pagar as contas? Já pensou que talvez aquela roupa largada no fundo armário pode valer alguma coisa?

Dá uma olhadinha nesse tópico aqui da @Vittoria_Cunha que tem algumas dicas ótimas Dê boas vindas a Renda Extra!

5. O bom e velho porquinho

Já diminuiu os gastos, sobrou aquelas moedinhas do lanche, achou dinheiro no bolso da calça, que tal começar uma reserva de emergência? Afinal, só se vive uma vez, mas não sabemos o dia de amanhã… Então é sempre bom ter uma graninha guardada para futuros imprevistos

Sabemos que 2020 foi uma montanha russa para todos, que virou nossa rotina de ponta cabeça e jogou água em vários planos, mas que tal começarmos 2021 já colocando em prática algumas dessas dicas?

34 curtidas

Que tópico maravilhoso @lorenatelles! :clap:

Pois é! Vejo tanto a galera em busca de limites gigantes mas pouca gente se liga no problemão que é caso você não consiga arcar com as faturas!

15 curtidas

Parabéns @lorenatelles :rose:

Belo tópico , será muito útil para os usuários !:+1:

:metal::metal::metal::metal:

13 curtidas

Parabéns pelo ótimo tópico. Com certeza muitos serão beneficiados com essas valiosas informações.

12 curtidas

Eu adotei encher o carrinho de compras online, ter a sensação de que comprei, mas as compras nunca serão entregues. Fico com pena de quem está fazendo a análise do site depois: “olha um cliente encheu o carrinho e não concluiu a compra”. O que houve?

Funciona pra mim, a vontade de comprar passa total! :joy:

16 curtidas

Quando vejo o total + o frete, a vontade de comprar passa na hora mesmo :rofl:

12 curtidas

Ótimo tópico @lorenatelles , meu cunhado e minha irmã caíram na Blackfraude

11 curtidas

Da série “posts que mereciam ser fixados”! Arrasou nas dicas @lorenatelles, precisamos de mais conteúdos assim na Comunidade e no mundo, em meio a tanto consumismo é fácil se deixar levar pela onda do momento e perder o controle das finanças.

Muito importante essa questão da pesquisa de preço, não só podemos conseguir boas promoções, como duas lojas com preço igual podem oferecer benefícios distintos. Uma maior pontuação em milhas ou melhor porcentagem em cashback. Ficar ligado nesses detalhes sempre pode render uns dinheiros a mais :money_mouth_face:

14 curtidas

Ótimas dicas mesmo, mas acredito que existem excessões.
Hoje 80% da minha renda fica comprometida com faturas devido os programas de pontos que utilizo.
Mas também uso cartão de crédito pra quase tudo.
Todo mês invisto 100 em renda fixa e 100 em renda variável, pois faço day trade 3 vezes na semana.

Sou desenvolvedor e agora tô com uns projetos de renda passiva com criação de sites :crazy_face:

3 curtidas

@lorenatelles Feliz Ano novo é só para quem você gosta ou para todos @lorenatelles?

3 curtidas

Faço isso e com o passar de.alguns dias recebo um e-mail da loja com todos aqueles produtos bem mais baratos, já é um “truque” que eu uso para o preço cair e eu comprar, mas é claro que ainda assim faço uma nova pesquisa. Hoje mesmo recebi de um celular que meu filho comprou bem mais caro, nem mostrei pra ele não morrer de raiva kkkkkkk. Não teve paciência :no_good_man:

10 curtidas

Isso eu faço com maestria :joy: se existe uma pessoa sustentável nesse ponto, sou eu kkkkkk.

5 curtidas

Já pode soltar umas dicas para os novinhos que ainda sofrem na hora de organizar as contas! Tem muita coisa que para nós pode parecer óbvio, mas para os outros é inimaginável.

Essa troca de experiências é a melhor parte da Comunidade :heart_decoration:

10 curtidas

Nossa é bem verdade isso, algumas lojas enviam depois por e-mail. Mas eu nunca reparei se os preços mudam, uma ou outra manda um cupom às vezes! :grinning:

11 curtidas

Ótima dica. Já até vou aplicar nas minhas próximas compras.

8 curtidas

E funciona mesmo kkkkk.

5 curtidas

Aprendi cuidar do meu dinheiro cuidando do dinheiro dos outros, como assim? :thinking: Quase sempre trabalhei na área financeira, contas a receber, já fiz conciliação bancária e por último auditoria financeira, ou seja, sempre cuidando do dinheiro dos outros, e um dos conceitos nessa área é que não podemos perder um centavo, se encontramos um centavo de diferença, a conta não fecha e algo está errado. Trouxe isso pra minha vida pessoal, faço todas as análises possíveis para comprar economizando, cuidando do meu dinheiro, pois é tão suadinho pra ganhar que só eu sei :relieved::joy:

8 curtidas

É isso aí! :muscle:

9 curtidas

Eu sempre faço isso e é tiro e queda kkkkk.

2 curtidas

Tópico maravilhoso Lo :clap::clap::clap::clap::clap::clap:

8 curtidas