Primeiramente, Feliz Ano Novo! Que 2021 seja tudo aquilo que 2020 não pôde ser, que possamos voltar a sair e abraçar uns aos outros sem precisar nos preocupar
Segundamente, vim falar um pouquinho sobre hábitos sustentáveis que podemos colocar em prática nesse novo ano e espero que não seja mais uma daquelas promessas que no final nem cumprimos
Quando ouvimos falar sobre sustentabilidade, sempre associamos à causa ambiental, mas será que realmente é só isso? Podemos ser sustentáveis também em outros aspectos da nossa vida?
Vamos a definição de sustentabilidade:
Deu pra perceber que na verdade a parte ambiental é somente um dos pilares da sustentabilidade e que podemos ser sustentáveis em várias coisas, inclusive nas finanças!
Sustentabilidade financeira nada mais é do que saber utilizar seu dinheiro de forma responsável e consumir de forma consciente, super fácil, não? E falando em consumo consciente, olha só esse artigo bem explicadinho lá no Blog do Nubank: Consumo consciente: o que é e por que você deve se importar?
Algumas dicas que podemos seguir para sermos mais sustentáveis financeiramente são:
1. Não é porque se tem um limite de crédito que é preciso gastar ele todo!
Todos queremos limites maiores, mas será que precisamos usar ele todo? Cartão de crédito não é complemento de renda, é apenas um “empréstimo” para poder comprar algo na hora e pagar depois, e no caso de atraso no pagamento, os juros cobrados são altíssimos… Tente não comprometer mais de 40% da sua renda com as faturas do cartão de crédito e diminua gastos desnecessários
2. Pense, planeje e pesquise!
Primeiro de tudo é preciso avaliar se o que estamos comprando é realmente para atender à uma necessidade ou se é somente por vontade, status, etc… Pesquisar preços antes de comprar, principalmente para não ser enganado por aquelas promoções fajutas (alguém pensou na Black Fraude?) e acabar pagando mais caro, assim como calcular custo x benefícios dos produtos (não somente o preço, mas vida útil, consumo de energia, etc…) para não ter gastos surpresa depois da compra é sempre um bom negócio!
3. Não deixe o dinheiro controlar você
Anote todos seus gastos fixos e variáveis do mês, para poder melhor organizar seu orçamento. Monte uma planilha, use um app ou o que achar mais fácil para poder administrar da melhor forma todo dinheiro que entra e sai. Até porque somos nós que controlamos o dinheiro e não ao contrário!
Nesse tópico aqui do @Alexandre_Niess, explica um pouquinho: Planejamento Financeiro: se organizar não é tão difícil!
4. Que tal gerar uma graninha extra?
Acabou gastando demais, fez festa com o cartão, ou então apareceu aquele imprevisto e não tem grana suficiente pra pagar as contas? Já pensou que talvez aquela roupa largada no fundo armário pode valer alguma coisa?
Dá uma olhadinha nesse tópico aqui da @Vittoria_Cunha que tem algumas dicas ótimas Dê boas vindas a Renda Extra!
5. O bom e velho porquinho
Já diminuiu os gastos, sobrou aquelas moedinhas do lanche, achou dinheiro no bolso da calça, que tal começar uma reserva de emergência? Afinal, só se vive uma vez, mas não sabemos o dia de amanhã… Então é sempre bom ter uma graninha guardada para futuros imprevistos
Sabemos que 2020 foi uma montanha russa para todos, que virou nossa rotina de ponta cabeça e jogou água em vários planos, mas que tal começarmos 2021 já colocando em prática algumas dessas dicas?