Ano Novo - Vida (Financeira) Nova

Olá, pessoal.

Tá chegando o fim de 2020 hein?! (Finalmente meu povo!!!)

E com o fim de ano temos uma das maiores tradições brasileiras chegando, e eu não tô falando da piada do Tio Mário, “Mas é pavê ou pacomê?”. E sim das resoluções de Ano Novo (que ninguém nunca cumpre)!

image

Mas não tem problema se você se inscrever na academia e só ir duas semanas. Não tem problema se você prometer que vai aprender a tocar violão e desistir depois de duas aulas. Não tem problema se você começar a dieta no dia 1 e parar no dia 2 depois da janta.

Não tem problema desde que você não deixe para trás uma das resoluções mais importantes, a de se Organizar Financeiramente.

Essa é a 3° resolução de ano novo mais popular do Brasil, e uma das mais difíceis, né?

Então vamos falar sobre Tecpix? Quer dizer, sobre Organização Financeira?

Segundo Elizabeth Warren, senadora americana e autora do best-seller “All Your Worth”, o primeiro passo para começar uma boa organização financeira é colocar na ponta do lápis todas as suas rendas e despesas.

É muito importante ter muita atenção na hora de levantar esses dados. A renda tem que ser a líquida, ou seja, depois de já descontado todas as suas despesas em folha. Geralmente compostas de Impostos, contribuição ao INSS e afins. Mas caso você seja um profissional autônomo, o cuidado tem que ser redobrado para levar em consideração suas despesas com o MEI, impostos do seu setor, entre outros gastos que você possa ter.

E para levantar suas despesas, é sempre bom ter o extratinho do banco e do cartão de crédito do lado. Para que você possa ver tudo que vem gastando o seu suado dinheirinho nos últimos meses.

A americana tem uma técnica de como melhor separar os seus recursos que é mundialmente conhecida. Warren prega que apenas 50% da sua renda seja usada para gastos essenciais. E a outra metade seja dividida entre investimentos (20%) e gastos não essenciais (30%).

Porém, ao pensar em investimentos temos que definir também quais são nossos horizontes. Por exemplo, um investimento pensando na sua aposentadoria deve ser algo de longo prazo, já um investimento nos seus estudos (isso é investimento sim, viu!) deve ser algo de curto prazo. Então o ideal é separar por objetivos.

Mas outro passo importante é adaptar o discurso a nossa realidade, entendendo que a nossa sociedade é diferente da americana em alguns aspectos. Ao adaptar a técnica de Warren para uma realidade mais próxima da nossa aqui no Brasil, ela ficou mais ou menos assim:

  • 60% para as despesas fixas (Jogo de videogame não entra aqui não, viu seus espertinhos?) - Gastos Essenciais

  • 10% para a aposentadoria (Segundo estudo da seguradora Allianz, 90% dos brasileiros não guardam dinheiro pensando na aposentadoria, e você?) - Investimento (Longo Prazo)

  • 5% para objetivos pessoais (Viagem, abrir neǵocio, comprar casa ou carro.) - Investimento (Médio Prazo)

  • 5% para gastos com educação (É sempre importante investir em você mesmo!) - Investimento (Curto Prazo)

  • 20% para gastar com o que quiser (Como diria minha vó, “Vai as forras, minha filha”.) - Gastos Não Essenciais

*Ficou assim 60% para gastos essenciais, 20% para investimentos e 20% para gastos não essenciais.

Qual seria a parte mais difícil para vocês? Para mim, com certeza foi tentar diminuir meus gastos essenciais para apenas 60% da minha renda.

Essa técnica é a que funciona para mim, e para vocês? Como organizam suas finanças? E quem não organiza ainda, vamos fazer essa promessa de ano novo aí?

Compartilhem conosco suas histórias, técnicas e promessas de ano novo aqui!!!

14 curtidas

Adorei @Rafael.N, super organizado! :clap: Eu estou com objetivos um tanto ousados para 2021, mas já é um comportamento que venho “amadurecendo” tem 2 anos. :sweat_smile:

Quero fazer toda essa divisão aí que você compartilhou, mas o detalhe é que quero considerar os 100% dos cálculos caber em 70% dos ingressos financeiros. Logo, nas minhas contas vai precisar sobrar pra investir 30% do que entra no mês. Partiu! :zap:

6 curtidas

Detalhei um pouco mais no tópico abaixo:

4 curtidas