Seria muito legal se o nubank tivesse API pública para os desenvolvedores consumirem suas próprias informações… eu por exemplo usaria para fazer integração com meu gerenciador financeiro YNAB o qual já tem API aberta. Ou então ao menos se tivesse integração com o serviço IFTTT (trigger [nova_transacao]) já seria ótimo.
O Brasil ainda está começando a engatinhar no quesito internet das coisas onde cada vez mais as coisas estão mais integradas, seria muito triste um banco tão inovador não caminhar nesta direção.
Mais um passo para open innovation
Super apoio a sua idéia. Já entrei em contato com os Xpeers no chat 2 vezes perguntando sobre a API de consumo de dados (em momentos diferentes) e me informaram que ainda não o tinham.
Recentemente, criei um algoritmo em R (infelizmente, não é uma API. Data wrangling apenas) onde eu consigo reunir todas as faturas (.csv) extraídas da plataforma e… categorizar as compras via Regex para depois trabalhar em análise de dados via Excel, PowerBi, (etc). Estou terminando os testes, a ideia é fazer uma vez por mês (a cada fatura fechada) e ir atualizando as Regex. Esta não é a melhor opção, mas para meu caso me ajudou em muito a visualizar os meus gastos ao longo dos anos do “roxinho” e entender meu consumo.
Sei que alguns vão dizer que o Guiabolso faz isso, maaas… eu gosto de ter mais opções e flexibilidade na hora de analisar meus gastos (rsrsrs).
Isso seria ótimo, ferramentas como o pynubank tem usado métodos alternativos para acessar esses dados.
Recentemente fiz um script com essa API que basicamente extrai um certificado, de certa forma é uma integração altamente crítica do ponto de vista de segurança, caso seja vazado, de forma má intencionada, alguém com esses dados poderia fazer qualquer operação dentro da plataforma.
Uma API pública para extratos, com uma chave de acesso gerada exclusivamente dentro da plataforma, seria muito útil aos usuários e evitaria recorrentes problemas por terceiros.
Acho super válido a preocupação com segurança e realmente o Nubank deveria prover um a API somente leitura para acesso de aplicações de terceiros
Sobre o pynubank, os métodos são os mesmos usados no App, o que foi feito é uma engenharia reversa do aplicativo Android e refeito em python. A chave de acesso NÃO permite transações. Para isso seria necessário passar pela validação de anti-fraude (Vc manda uma selfie segurando a CNH). Enquanto não fizer isso a sua chave é somente leitura e vc não vai conseguir fazer transferência, pagar boleto, pix, etc.
seria uma iniciativa inovadora!