Arrependimento de envio de PIX

Aconteceu comigo dia 15/02 enviei um pix enganado. Seria para meu sobrinho, mas foi para outra pessoa.
Imediatamente após entrei em contato via fone com o NUBANK e fui informado que foi enviado um e-mail par a pessoa que recebeu o depósito indevido.
Minha sugestão seria o NUBANK levantar a possibilidade juntamente para todos os bancos de criar um mecanismo de arrependimento para cancelamento do envio pelo cliente, tipo um prazo de 30 minutos após o envio.
Justamente para no caso de um equívoco como esse, ou mesmo transferência sob coação.
A utilidade do PIX não deixará de existir por causa de 30 minutos.
Pensando na inclusão digital dos clientes mais idosos que às vezes não têm a mesma agilidade e percepção de erros ao manusear o aplicativo.
Isso aliviaria as demandas judiciais e evitaria trauma como o que estou passando pelo ocorrido.

2 curtidas

Sinto muito que esteja passando essa situação. Infelizmente pode acontecer de colocar um dígito errado na chave ou por N fatores e acabar transferindo. Nesses casos, a única recomendação do BC é tentar negociar a devolução com o destinatário, mas sabemos que nem sempre o recebedor tá disposto a ser honesto.

Creio que nesse caso o interesse teria que ser do Banco Central, já que é o órgão responsável por gerir essas regras. Até existe o MED, mas é para casos específicos e nem sempre é eficiente, porque vai depender dos valores ainda estarem na conta destino, mas ficarei na torcida que consiga reaver os valores. :pray:t4:

12 curtidas

Como ficaria em casos de compras?
Cliente chega na loja, compra, paga no PIX e saí.
Depois de virar algumas esquinas ele pede a devolução por arrependimento.
Como fica o lojista?

14 curtidas

Olá @Zeca. Seja bem vindo a comunidade de clientes nubank. Poxa que situação. Espero que consiga o seu dinheiro de volta. É bom antes de enviar sempre conferir. :disappointed_relieved:

8 curtidas

Obrigado pelo comentário.
Sobre a sugestão, acredito que a FEBRABAN e os bancos poderiam liderar esse movimento que trará benefício para os envolvidos, bancos, clientes, judiciário.
Trata-se de um mecanismo que pode ser aplicado, bastando vontade das partes em querer realizar.
A sociedade civil, via Ministério Público poderia demandar judicialmente se for o caso.

4 curtidas

Obrigado Fábio. Pois é, faço sempre isso, nesse dia me distrair, antes de concluir a operação.

Isso ocorre, com compra em cartão de crédito.
Essa atitude é crime e o comerciante tem como buscar reparação, se comprovado ato criminoso.

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do Nu.
É uma ideia.
Mas, será que um pouquinho mais de atenção, antes de confirmar o PIX não é mais eficaz nos casos legítimos de transferência?

9 curtidas

Sempre considere o pagamento via pix como se fosse um pagamento em dinheiro.

Uma solicitação de arrependimento não daria certo, geraria muito mais transtornos que benefícios.

A solução de enviar um email para a pessoa que recebeu o valor de forma indevida acaba saindo como uma boa solução, ela não é perfeita, é claro, mas gera a possibilidade da pessoa devolver o valor sem maiores complicações.

E também como dito pelo @ranielreis , não caberia ao NB, teria que ser de fato uma decisão do banco central.

E da mesma forma que existem pessoas desonestas que não devolveriam um valor recebido de forma indevida, pode ter certeza que teriam muitas pessoas desonestas também que acionaram a solicitação de arrependimento de forma indevida.

6 curtidas

A comparação com cartão de crédito não é muito boa na minha opinião, o pix se assemelha mais ao pagamento em dinheiro.

Imagine um cenário onde um cliente corta o cabelo em uma barbearia, faz o pagamento via pix e depois entra com um pedido de arrependimento.

Esse tipo de serviço geralmente não emite NF, como faria para o barbeiro comprovar que o seu “cliente” está agindo de má fé e assegurar que o seu pagamento não seja devolvido?

6 curtidas

Sim. 99% tenho essa atenção, mas nesse caso falhou pela primeira vez.
Faço em média, 30 pix/mês.
Minha preocupação também com outras pessoas, daí essa sugestão factível.

1 curtida

O conjunto de considerações do @ranielreis, @soares.jm e do @No_Stress, dão um vislumbre do que, de fato, acarretaria ao fornecedor do produto/serviço, em caso de controvérsia comercial, ainda que legítima, ou pior, nos casos de absoluta má fé.
Numa visão mais ampla e geral, o benefício não sobrepujaria o prejuízo.

5 curtidas

acho que seria uma funcao meia controvessa ja pensou como os maus carater ia se beneficiar dessa funcao por exemplo uma pessoa mal intencionada vai nuam loja faz uma compra paga no pix sai da loja e em seguida resolve cancelar o pix e ai

1 curtida

Isso já acontece.
No segmento do turismo principlamente.

1 curtida

O problema não as ferramentas criadas com esse intuito, mas o uso indevido que farão das mesmas. :relieved:

1 curtida

Ótimo exemplo. :clap:

1 curtida

Vai ficar querendo. É a vida
Se eu pudesse, eu faria sempre que tentam pegar dinheiro para “olhar” (não riscar de propósito) o carro porque inventaram de se apossar de um estacionamento de algum estabelecimento

Mas ai atrasaria várias operações de Compra, não seria viável.

No exemplo do Corte de Cabelo, sempre pago após o serviço, exatamente pelo fato que o serviço pode não ser prestado corretamente.

Terminar o Corte e ser ‘‘Obrigado’’ a esperar 30 minutos para ‘‘não me arrepender’’, é inviável.

Talvez um mecanismo maior para compras de valor alto, seria interessante, mas já temos os sites com Arrependimento de 7 dias por exemplo.

Seria bem ‘‘complicado’’.

3 curtidas

Entendo você, Felipe.
Só sei se tivesse esse mecanismo não ficaria no prejuízo. Percebi o erro imediatamente após confirmar a transferência enão tive como corrigir.
Isso pode ocorrer com qualquer pessoas, por mais esclarecida que possa ser.
Acho que com a tecnolgia avançada de hoje isso é possível de ser feito, um bloqueio pelo usuário. Depende de boa vontade somente.
Obrigado pelo seu comentário.

1 curtida