ARTIGO: Analisando resultados de empresas através de IA

Olá investidores de plantão,

Imagine que você quer investir em empresas da bolsa de valores brasileira, mas fica perdido no meio de tantas opiniões. Um analista diz uma coisa, outro contradiz, e você não sabe mais em quem confiar. E se houvesse uma forma de analisar as empresas usando apenas os dados reais, sem depender de interpretações carregadas de vieses? É aqui que entra o Google NotebookLM, uma ferramenta de IA fantástica que pode mudar a maneira como você entende os resultados financeiros das empresas.

O que é o Google NotebookLM?

O NotebookLM é uma ferramenta inteligente de análise e organização de informações criada pelo Google. Ele permite que você carregue documentos, como os relatórios trimestrais de empresas (earnings releases), e faça perguntas diretamente ao conteúdo. Em outras palavras, você pode “conversar com os documentos”, extrair insights relevantes e organizar suas anotações de forma prática e estruturada. É como se você criasse a sua própria base de dados com fontes confiáveis (pdfs, videos, documentos, etc) e a IA te ajudasse a compreender estas informações de uma forma forma muito facilitada.

Menos viés, mais objetividade

Os earnings releases são aqueles relatórios divulgados pelas empresas trimestralmente, detalhando o desempenho financeiro e operacional. Eles trazem informações valiosas como:

• Receita líquida.
  • Lucro ou prejuízo.
  • Margens operacionais.
  • Estratégias de crescimento.

Usando o NotebookLM, você pode:

1. Carregar os relatórios das empresas que deseja analisar.
  2. Fazer perguntas como:
  • “Qual foi o lucro líquido dos últimos três trimestres?”
  • “Quais foram os maiores desafios enfrentados pela empresa neste período?”
  1. Obter respostas rápidas e baseadas nos fatos concretos, sem interpretações ou “achismos” de analistas externos.

Por que isso é útil para investidores?

Quando você analisa os earnings releases diretamente com uma ferramenta de IA que se baseia em dados confiáveis, você elimina a influência de opiniões externas que muitas vezes podem carregar interesses ou tendências de mercado. Você se baseia exclusivamente em dados reais fornecidos pela própria empresa, tornando sua análise mais objetiva.

Além disso, o NotebookLM organiza suas perguntas e respostas em um formato intuitivo, facilitando comparações entre diferentes empresas ou períodos. Isso é especialmente útil para quem busca acompanhar tendências e tomar decisões de investimento com confiança.

Um exemplo prático

Imagine que você quer avaliar duas empresas do setor de varejo listadas na B3. Você baixa os relatórios mais recentes de ambas e carrega no NotebookLM. Em vez de ler centenas de páginas, você faz perguntas diretas:

• “Qual foi o crescimento da receita líquida no último trimestre?”
  • “Quais foram as principais fontes de receita?”
  • “A empresa aumentou ou diminuiu suas dívidas?”
  • “Observando apenas a margem líquida e as despesas operacionais, qual empresa tem melhor perspectiva futura de crescimento?”
  • “Qual das duas empresas está mais endividada e porquê isso ocorreu?”

Em minutos, você terá respostas claras, permitindo comparar as performances de maneira objetiva e eficiente.

Quer experimentar este método? Apenas para fins didáticos, acesse o site RI do Nubank por exemplo, baixe os últimos earnings releases dos últimos trimestres e veja os resultados desta análise.
Você vai obter uma tela parecida com esta:

A partir daqui, use sua imaginação, faça todas as perguntas possíveis e analise os resultados de uma maneira tecnológica e objetiva.
E aqui tem um exemplo de uma análise que foi feita com esta ferramenta.

Concluindo

Essa abordagem não é só para quem quer fugir dos vieses, mas também para quem quer aprender mais sobre as empresas em que pretende investir. Entender os números, as estratégias e os desafios de cada uma é um passo essencial para quem quer tomar decisões informadas no mercado financeiro.

O Google NotebookLM é uma ferramenta poderosa para investidores que buscam transparência e clareza em suas análises. Ao utilizá-lo para explorar os earnings releases, você ganha autonomia para entender o desempenho das empresas com base em fatos concretos, sem depender de filtros ou interpretações externas.

Mas atenção: a ferramenta não é infalível!

Embora o NotebookLM seja projetado para minimizar “alucinações” – respostas baseadas em informações inventadas ou incorretas – ele ainda não é perfeito e a ferramenta está em fase experimental. A ferramenta depende da clareza e da precisão dos documentos carregados, e erros ou ambiguidades nas fontes podem impactar as respostas.

Por isso, é fundamental sempre revisar os resultados e cruzar informações, especialmente se você pretende tomar decisões financeiras importantes. Mesmo com seu baixo índice de erros, ela pode interpretar trechos complexos de forma diferente ou cometer pequenas imprecisões.

E aí, gostou do artigo? Conhece alguma outra ferramenta de IA que faz isso? Compartilha aqui embaixo suas impressões.

29 curtidas

Ahhh… Gostei demais! :star_struck:

Eu sou um que fazia meus trabalhos de filosofia era procurando “falácias” no jornal Daqui. Trocando em miúdos, identificar vieses financeiros é a minha praia.

E que ferramenta poderosíssima, e vai quebrar os canais de comunicação hein… Porém, o que devemos ter de atributo para utilizar qualquer IA, chama-se senso crítico. Logo, se não souber o que perguntar, também não vai saber como usar e nem o motivo de buscar a informação, ao invés de ler um artigo.

Infelizmente, a Geração Z falha neste sentido de ter “tudo mastigado” e da grande maioria não saber identificar o viés, o problema ou fazer as perguntas certas sem ter incentivo e maturidade…

11 curtidas

Tu tocou no ponto mais importante @Lucas.R que é o “de fazer as perguntas certas”. Destacando também que os insights gerados dependem da qualidade das fontes de dados incluídas na ferramenta.
Alguns pontos de melhoria eu já identifiquei e estão relacionados com PDFs que contém algumas imagens que a IA ainda não consegue analizar precisamente. Acontece raramente mas ainda acontece.
O legal desta ferramenta é que ela te mostra precisamente com qual embasamento ela chegou naquela conclusão.
Além disso, ela não analisa somente documentos, serve também pra vídeos. Imagine você perguntar o seguinte “me resume objetivamente todo o conteúdo deste vídeo”. O resultado é impressionante.
A ferramenta ainda é experimental e eu acredito que em breve não será mais gratuita. Portanto, aproveitem enquanto há tempo. :slight_smile:

9 curtidas

Hum… :thinking:

Eu utilizo o Gemini no lugar do google assistente no celular. Ele faz resumo até para YouTube, mas, ainda também é experimental.

https://photos.app.goo.gl/Y3wj7KAFEQDqDCd58

9 curtidas

Eu to testando essa ferramenta no trabalho com algumas documentações internas.

9 curtidas

Gosto bastante do Gemini, apesar que às vezes acho ChatGPT um pouco mais superior, mas é ótimo para resumir vídeos e tem uma ótima integração com Android. Inclusive, obrigado @daniel.b por compartilhar o NotebookLM com a gente, já tinha visto falar mas nunca tinha testado.

10 curtidas

Excelente tópico, meu amigo! Parabéns.

7 curtidas

Pensei nisso hoje, da IA analisar os principais ponto, obrigado por compartilhar @daniel.b :clap:t5: :rocket: :fire:

7 curtidas

Excelente tópico, @daniel.b!

Vale a pena a leitura.

:clap::clap::smiley:

6 curtidas