Pessoal, uma dúvida: as Caixinhas e o saldo da conta do Nubank têm resgate automático e cobrança de IR?
Por exemplo, se eu aplicar 50 mil hoje e deixar por 20 anos, eu só vou pagar 15% de IR quando eu resolver sacar?
Ou o Nubank cobra o IR de tempos em tempos?
Vai depender da modalidade da caixinha. Um tempo atrás, era possível ter Caixinhas baseadas em fundos de investimento. Eu acho que não estão sendo mais disponibilizadas nesse formato, agora tudo RDB, mas vou colocar aqui os dois casos:
- Se for uma caixinha que aplica em RDB, cada aporte feito vai ter uma data de vencimento. O prazo padrão são 2 anos (mas em alguns casos tem uma forma de “trancar” o dinheiro por prazo maior, mas que impede o resgate durante esse prazo). Neste caso, quando o título vence, ele é resgatado, o IR é recolhido, e o líquido é reaplicado automaticamente, novamente por um prazo de 2 anos.
- Se for uma caixinha baseada em fundo de investimento, daí entra na regra do “come-cotas”, que é uma antecipação do IR que acontece duas vezes no ano, aplicada na forma da redução na quantidade de cotas do investidor naquele fundo, daí o nome. Alguns tipos de fundos não estão sujeitos ao come-cotas, mas eu acho que todos os que já estiveram disponíveis nas caixinhas do Nu estão.
Resumindo, usando o teu exemplo, se deixar o dinheiro parado por 20 anos em uma caixinha típica baseada em RDB, de 2 em 2 anos vai ser feito o resgate, o recolhimento do IR, e o reinvestimento.
Em outras palavras, são “resetes” periódicos feitos nos investimentos, vai que nessa roleta russa o cliente precise sacar a grana na maior alícota do IR e o governo abocanhe uma boa grana.
Como disse o @ FernandoLacerda, por padrão a cobrança de IR nas caixinhas é a cada 2 anos.
O único tipo de “investimento” em renda fixa sem cobrança periódica de IR são os planos VGBL/PGBL. Impostos são pagos apenas no resgate ou recebimento de renda, podendo ser de 10% na tabela regressiva após 10 anos do aporte.
Tesouro Direto dá pra postergar o IR por um bom tempo, até uns 25 anos nos títulos IPCA+ e 6 anos nos títulos SELIC e pré-fixados.
Para saldo da conta tbm ocorre o mesmo ,que já foi explicado,segundo o atendimento. ![]()
" todo depósito feito em sua conta tem um prazo de vencimento de 2 anos. Após esse vencimento, o valor é reaplicado na sua conta novamente. Por conta dessa reaplicação, esses depósitos possuem IOF até completarem 30 dias.
No momento do vencimento, é recolhido o IR sobre os rendimentos. Depois, é feita a reaplicação desses valores e a alíquota do IR começa pela alíquota máxima, até chegar na mínima novamente."