Atenção aos CDBs do Banco Master

eu estava sabendo desse rolo desde o meio do ano passado e da compra do will potencialmente insolvente, fiquem de olho galera :skull_and_crossbones:

4 curtidas

Em meados de julho do ano passado gerentes da Caixa Asset foram remanejados de
seus cargos por emitirem um parecer contrario à compra de R$ 500 milhões em
letras financeiras do Banco Master, em seguida o presidente foi exonerado, a
compra foi retirada da pauta.
Algo me diz que tem muita coisa por trás dessa venda do Banco Master.

2 curtidas

O Nubank tem um CDB com rendimento de 200% do CDI.
200%…
Suspeito, muito suspeito…

1 curtida

Se esta se referindo ao cashback do UV, não é CDB, nem ativo é, e só é seu
quando convertido em dinheiro com o resgate.
Não vejo risco, o resgate limita, mas não deixa de um ser um custo, e alto

2 curtidas

Não comprei esses CDBs direto do banco Master mas no app do Nubank. Ou seja, o Nubank é totalmente responsável. Se o banco Master falir, o Nubank cobre.

2 curtidas

Ao aplicar nesse tipo de título, é como se estivesse emprestando dinheiro ao banco que emitiu o CDB.

O principal risco de um CDB é o risco de crédito. Ou seja, é a chance de a instituição financeira que emitiu o papel ter problemas, acabar falindo e não pagar os investidores. É por isso que esse investimento tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Por exemplo, quem compra TD empresta dinheiro para o governo. Quem compra debêntures empresta para empresas e quem compra CDB empresta para um banco - a instituição que emitiu o CDB.

A analogia pode não ser perfeita mas se eu procuro meu corretor para adquirir um seguro para meu veículo e depois disso ocorrer um acidente, quem vai pagar o prejuízo será a seguradora que me vendeu a apólice e não o corretor que apenas intermediou a venda.

10 curtidas

A responsabilidade é do emissor, no caso, Banco Master…quem cobre é o FGC

6 curtidas
6 curtidas
6 curtidas

Quando vi que era CDB com “risco médio”, desisti.

História pessoal: Meus pais tinham poupança na época do Collor, poupança tem seguro FGC, levou 19 anos para governo pagar meus pais…

Ou seja, quando calote é MUITO grande, FGC não paga rápido não.
E quando paga, depois de 19 anos, é sem correção de juros/multa/inflação.

Então não acredite 100% no FGC não.
FGC paga rápido para calote pequeno que vai consumir 1% do seu seguro, paga em até 90 dias. Banco Master já passaria de 60%

4 curtidas

Mas isso aí não tem absolutamente nada haver com FGC.

Primeiro que, o confisco ocorreu em 1990 e o FGC só surgiu em 1995.

E outra, o FGC protege contra falência e problemas de liquidez da instituição não contra canetadas do Governo.

8 curtidas

Exatamente por isso caiu em precatórios, FGC não tinha saldo para pagar.
Confiscou em 1990, mas começou a devolver depois de 1996~2002.

Tenho contas dos meus avós falecidos sem receber até a presente data.
Só conseguimos parcialmente dos meus pais.

2025:
Saldo atual FGC = 100 bilhões
Saldo atual poupança = 1.004 bilhões

Fonte dos valores: banco master usaria 50% do FGC porque a soma do seu CDB é de 50 bilhões.

Se um governo “quebrar” a poupança hoje, FGC teria 10% para cobrir somente. Isso em 2025.
Em 1995 quando foi criado e começou a devolver em 1998, era menos de 0,1%, por isso foi para ações judiciais.

Claro que nos dias de hoje é improvável um governo fazer isso de novo, poupança quebraria FGC, então se forem fazer, só fariam no Tesouro Direto porque não tem cobertura de FGC e presidente tem poder para congelar na canetada, claro, extremamente improvável, quase impossível, mas no Brasil, até o passado é incerto.

image

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9923590&ts=1743518811139&disposition=inline

5 curtidas

Se o governo quebrar, nada mais estará de pé.
Não tem nada que pode combater o risco sistêmico.

FGC não cobre canetada.

6 curtidas

Exatamente.

O que tem sido pago são ações referentes a indenização por perdas (rentabilidade) por conta do plano, o confisco durou 18 meses e foi devolvido em 12 parcelas corrigidas com correção monetária e juros de 6% a.a.

3 curtidas

O Brasil quebrar?, pouco provável, o risco sistêmico por conta do Banco Master é uma possibilidade, pode levar com ele uns bancos do mesmo porte.

O Bancões? quem não quebrou com o plano real, não quebra mais…

4 curtidas