A Solana não costuma ficar em queda, se já tirou não tem o que que fazer, caso não, aguarde que vai subir, rs
N tirei não, n vou tirar com preju não, eu deixo 2 anos. Mas n tiro…
Por onde estão emitindo DARF para recolher impostos sobre operações de criptomoedas?
Gcap? Sicalcweb? E-cac ??
Hahahaha essa semana já sai do prejuízo, fica tranquilo!
@andrewslince Claro! Segue a planilha. Quase que me esqueci, pq hoje o dia foi corrido com festa na família e eu mal consegui pegar no celular…
Vamos lá…
Eu fiz uma planilha dessa pra cada cripto que tô negociando no Nubank para gerar Nucoins. Tô usando há alguns dias, testando ainda, mas tem funcionado.
Total Aportado Bruto = valor aportado para compra antes de subtrair as taxas
Cotação na Compra = cotação exata do ato da compra
Valor na Moeda = a quantidade da moeda adquiridos
Cotação Real Paga = Valor Aportado Bruto / Valor na Moeda (para obtenção da “cotação” incluindo as taxas da compra).
Valor Bruto de Venda = valor vendido sem subtrair as taxas
Cotação na Venda = cotação exata no ato da venda
Valor Líquido Recebido = valor recebido na venda subtraindo as taxas
Cotação Real na Venda = Valor Líquido Recebido / Valor na Moeda (para obtenção da cotação já retirando as taxas de venda)
Valor do topo da planilha = o valor mínimo de cotação para a venda, para que seja possível cobrir todas as taxas. Ele é obtido através do Total da Cotação Real Paga (rodapé) x 1,3% (que pelos meus testes tem sido a taxa real de venda que o Nubank tem descontado, que tem ficado entre 1,2% e 1,3%.)
Porcentagem no Canto Superior Direito = a relação do Total da Cotação Real na Venda pelo Total da Cotação Real na Compra para assim verificar, se há lucro, prejuízo ou empate nas transações.
Numa célula à parte, no topo de todas as planilhas (não aparece nas imagens), há a soma do Valor Bruto de Venda de todas as moedas, para que eu possa fazer o controle das transações e ficar abaixo dos 35k (ainda tô longe de chegar perto kkkk)
Bom, é isso… espero que seja de alguma utilidade pra ti.
Se tiver alguma dúvida, só perguntar, viu?!
Se conhecer bem a Polygon e a Litecoin dá pra ganhar também.
Eu também tô aguardando,mas, estou comprando de pouco em pouco… eu também acredito que vá buscar este preço o detalhe é que nunca dá pra saber a data exata quando isso vai acontecer…
Eu não tenho experiência pessoal com isso (ainda), talvez outros usuários mais experientes nisso possam contribuir melhor aqui. Se fosse eu fazer, e se estiver no prazo, faria pelo GCAP que já gera os dados para importação na declaração de ajuste anual de imposto de renda; não sei se outros métodos têm essa mesma facilidade. Dando uma pesquisada rápida aqui, entendi que se estiver em atraso o Sicalc WEB teria que ser usado em complemento ao GCAP para calcular multa e juros.
Obrigado amigo!!
Sim, é pelo Gcap mesmo…
Pesquisei aqui tbm e consegui levantar essa informação.
Sonre a DARF…
Dica pra galera que está fazendo trade com criptomoedas para obter os 2112,00 de cashback…
Em exchange brasileira não se pode compensar os prejuizos mesmo sendo dentro do mesmo mês, ou seja, se vc teve 1000 reais de taxas e mais algum preju nas operações, esses valores não podem ser compensados como é feito com as ações.
No caso das criptos, tem que pagar os 15% sobre o lucro que no caso dos nucoins seria em cima de 2112,00 mesmo tendo os prejuízos com taxas…
@Everton_J_da_Silva e @James10,
Essa discussão é inócua enquanto não for emitida a regulamentação pela Receita Federal, conforme prevista no parágrafo 3o. do artigo 3o. da Lei 14.754/2023, que diz:
Que a empresa que faz a custódia deve ter relevância nesse enquadramento, acho que isso é esperado. Agora, como fazer quando a empresa tem parceiros no exterior participando da custódia, como é o caso da Nu Crypto? Talvez não faça diferença se o contrato é estabelecido primariamente com a empresa que tem sede no Brasil, mas acho que isso só saberemos mesmo após a emissão da regulamentação.
Quem quiser monitorar a emissão dessa regulamentação, pode acompanhar por aqui (clique para acessar).
@NayaLuna MUUUUUUITO obrigado por compartilhar a planilha com a gente! Vou dar uma analisada melhor e, se eu tiver alguma dúvida, volto a te perguntar! <3
@James10, você pode discutir, repetir as suas percepções e a sua opinião quantas vezes quiser, nada disso adianta enquanto não for emitida a regulamentação pela Receita Federal.
Eu concordo que o mais razoável (e os regulamentos emitidos pela Receita Federal costumam gozar de razoabilidade) é que a empresa com quem o contribuinte tem um contrato e faz a custódia dos criptoativos deveria ser a referência, e que se ela for uma empresa brasileira, com CNPJ e sede no Brasil, mesmo que ela tenha parceiros internacionais envolvidos no processo de custódia, isto deveria ser indiferente para o cliente e, do ponto de vista fiscal, o cliente deveria considerado que se trata de um investimento nacional.
Agora, eu achar que isso é o mais razoável, ou algum youtuber qualquer falar alguma coisa parecida, não faz com que seja verdade, e propagar estes posicionamentos sem apontar que é mera opinião é desinformação. A lei é clara: quem vai definir como se dá o enquadramento dos criptoativos será a Secretaria Especial da Receita Federa, em regulamentação ainda a ser emitida, e ponto final. Não cabe discutir.
@FernandoLacerda,
Suas considerações, como sempre, extremamente técnicas e precisas.
@James10,
Opiniões de Youtubers, cujo objetivo principal é angariar likes, salvo raríssimas exceções refletem unicamente um posicionamento direcionado a interesses próprios ou simplesmente “falar o que a audiência quer ouvir”, sem o mínimo compromisso com a verdade ou legalidade do que apregoam.
Logo, não servem de referência como fonte legal de informações.
Só mandando um e-mail pra Haddad.
Como bem salientou, referente a isso é necessário respeitar a vigência do que a Receita Federal determina, não tem pra onde buscar alternativa com o Leão.
Conforme descrito no Regulamento do Programa Nucoin:
Como descrito na versão mais recente do regulamento (03/08/2023), até o momento a custódia é feita pela NuCrypto, entretanto poderá ser transferida ou terceirizada para um ou mais parceiros do projeto (incluindo parceiros no exterior).
Para sabermos realmente onde estão custodiados, tanto o Nucoin quanto as demais criptomoedas e tokens disponíveis na plataforma Nubank/NuCrypto, teremos que esperar o mês de março, quando o Nubank/NuCrypto irão enviar os Informes de Rendimentos para seus clientes poderem preencher a Declaração de Imposto de Renda. Nesse informe irão constar quais empresas estão com a custódia de cada criptoativo e demais investimentos dos clientes.
Quem falou, não foi o YouTuber, foi um advogado. Ele é um profissional, estudou anos. Para desempenha a sua função(desmerecer a profissão, ae não concordo, com você). Se não viu o vídeo, desconsidere: a Questão do desmerecimento. Peguei esse vídeo, tópico do amigo @Edson_Bezerra .
Se considera todo investimento, intencional, como você disse @FernandoLacerda .
Não tem sentido, ter empresas no brasil ( em questões de comercialização)
Logo que: as empresas do Brasil (da área de comercialização), na sua grande maioria, revendem: produtos e serviços, que vêm de fora do brasil.
Se tudo, for tratado como internacional, não tem lógica, a existência das empresas nacionais .
Sendo que: as empresas nacionais, não questionaram nada( das novas regras). Então, essas questões. Não afetam elas. Se afetasse, essa lei, não teria passado.
- logo que: essa novas regras, servem para beneficiar: as empresas nacionais. por isso, elas pressionaram o governo.
- Achar que as empresas do Brasil, vão dar um tiro no próprio pé? @FernandoLacerda
Ok, entendi. Como informei, vi o vídeo que nosso amigo @Edson_Bezerra compartilhou, não vai caí seus olhos, se for ver . Bom, se um advogado, está ali, representando sua profissão, ele merece o respeito ( não achar @LuizGSF ?)
Já vi gente lançando tudo, tanto de compra quanto as de vendas. Claro de informando as que foram lucrativas e as que não foram. Vi em um vídeo, não sei se é correto. Teve outra que lançou apenas as lucrativas. No meu caso, por via das dúvidas lançaria todas. De qualquer modo é sempre bom ter todas as operações discriminadas em uma tabela excell com muito cuidado.
Se vocês desmerecerem um serviço de um profissional de direto ou de um contador. Vocês precisam rever: as questões de respeito. Que vocês seguem