ATENÇÃO! O "Grande Degelo" começou!

Vindo de banco (para contexto: sou eng. de software, MBA em finanças, já trabalhei em bancão e também em banco digital, e atualmente em startup que fornece soluções de compliance para empresas, incluindo bancos)? Fico com o que o banco colocou no papel. Pelo nível de compliance dessas instituições, o regulamento não deveria estar errado, apesar de não ser tão raro.

Se fosse só o atendimento falando, concordaria contigo. Mas o regulamento do programa, na minha interpretação, está indicando algo diferente do engenheiro.

Não é questão de acreditar em A ou B, ou de um funcionário ser melhor que o outro. A questão é não ser a posição oficial da empresa.

Não estou falando que o engenheiro esteja errado… Posso inclusive estar enganado e ele ter permissão para falar em nome da empresa, sendo tudo o que ele diz a posição oficial da empresa.

Mas respeito imensamente sua visão…

8 curtidas

Independente de quais são as regras do pool :upside_down_face:

Sigo aproveitando a queda, fazendo DCA, com nova compra sempre que cai um milésimo :chart_with_upwards_trend: (no 0,061 eu chego no N7!).

E continuarei comprando se continuar caindo, enquanto não tiver limite… :vulcan_salute:

Quem surfou a onda do mundo das milhas, entende que o Nucoin nasceu como um programa de recompensas e entendeu a ideia dos fundadores, sabe que esse projeto tem potencial gigante no longo prazo… Isso aqui é só começo!

12 curtidas

@CKS, estou achando muito interessantes as suas contribuições. Agora, eu não sei o que você viu no regulamento que contraria o que disse o engenheiro.

Aliás, eu achava que o regulamento nem versava sobre o pool de liquidez, mas fui ver agora neste link que o Nubank apensou um “disclaimer sobre o pool de liquidez” ao regulamento, sem alterar a sua data (03/08/2023). Não achei bonito fazer essa mexida sem uma atualização devida, mas se não mexeu nas cláusulas do regulamento propriamente, vejo esse disclaimer apenas como um documento complementar.

De todo modo, olhando estritamente as cláusulas do regulamento, não vi nada que impeça uma cobrança de taxa pelo pool de liquidez.

E se formos olhar o disclaimer sobre o pool de liquidez, a parte que fala sobre o algoritmo de produto constante está naquela nota de rodapé, que agora está trazendo as seguintes palavras:

Que tal?

10 curtidas

Com esta queda e possível acentuação daqui alguns dias eu estou é vendendo todos os nucoins que ganho!

6 curtidas

@FernandoLacerda concordo contigo, quanto a alterarem o documento sem “datar”, porém considero o disclaimer parte do documento e não um complemento que pode ser ignorado.

No entanto, você tem toda a razão. O trecho abaixo realmente muda minha interpretação.

Nós implementamos uma versão específica do Pool de LIquidez utilizando um algoritmo conhecido como “Produto Constante” no qual a multiplicação dos NCNs dentro do Pool de Liquidez pelos R$ dentro do Pool de Liquidez se mantém constante ao longo do tempo exceto pelas taxas cobradas pelo Pool de Liquidez em cada transação .

O que eu não sei é se essas notas já existiam quando li, mas vamos considerar que sim e que foi erro meu mesmo.

Só a informação do atendimento então é que deixou a desejar mesmo…

11 curtidas

E não é que, pela primeira vez (desde que eu acompanho), o numero de NCNs em circulação e congeladas caíram.
Isso de ontem para hoje

13 curtidas

Fernando, caso você possa e queira dizer, qual a sua formação e sua área de atuação profissional. Você escreve muito bem, tanto em estrutura, gramática, coerência, além de ideias embasadas no que você tem de informação. Até para discordar você usa a maneira mais correta que é achar algo positivo em seu interlocutor antes de colocar suas interpretações. É encantador ler os seus textos.

10 curtidas

@Dieguito,

Legal teu acompanhamento.

Não que vá fazer diferença muito relevante nos seus insights, mas se aceita um toque, os dados de circulação e congelado eu acho que são atualizados uma vez ao dia apenas.

Já os dados do pool são atualizados de hora em hora, e fecham na atualização das 20:30. Na leitura das 21:30 o Explorer já abre o dia seguinte ao mostrar os dados de negociação (preço e pool).

Se você estiver pegando os seus dados sempre no mesmo horário, não faz diferença. Mas fica a sugestão de atualizar os dados do pool com as informações de “fechamento” (leitura das 20:30). Dá pra fazer na própria página do explorer clicando na respectiva barrinha dos dias anteriores pra ver qual foi a última leitura naquele dia.

Se ajuda, segue o que está lá de 24/01 a 01/01:
24/01 - 528.979.404,2
25/01 - 525.689.542,4
26/01 - 525.937.525,2
27/01 - 526.167.636,1
28/01 - 527.649.502,2
29/01 - 529.751.416,1
30/01 - 532.800.389,8
31/01 - 537.966.071,7
01/02 - 548.346.922,6

8 curtidas

opa
blz?

existem 3 taxas envolvidas no processo, somente 1 delas é cobrada dentro da blockchain. as outras duas são deduzidas antes da transação ser enviada para a blockchain. a soma dessas 3 taxas é o valor mostrado na tela de resumo das operações de compra e venda.

o contrato do liquidity pool cobra 0.3% do token que está entrando no pool. (@FernandoLacerda esse é o valor, vi que vc estava calculando).

essa taxa de 0.3% taxa faz parte de um total de tokens que está entrando no pool. esse total já iria ficar dentro do pool.

19 curtidas

:heart_hands: :purple_heart:

Obrigado pelas palavras!

Não gosto de falar muito do que faço em uma comunidade aberta, mas fico confortável em dizer que sou engenheiro e tenho pós-graduação. Minha habilidade com a escrita não tem a ver com a minha área de formação, acho que vem do meu apreço pela leitura, e talvez pelo privilégio que tive de conviver desde pequeno com pessoas talentosas e cuidadosas no uso das palavras, o que provavelmente facilitou o meu desenvolvimento nesta área. :wink:

15 curtidas

Bacana @FernandoLacerda, vou aderir a sua dica.
Eu estou fazendo leitura as 08:30h, então, sempre os valores em aberto ainda.
Obrigado pela sugestão.

8 curtidas

Obrigado, @wennder.santos!! :purple_heart:

11 curtidas

existem 3 taxas envolvidas no processo, somente 1 delas é cobrada dentro da blockchain. as outras duas são deduzidas antes da transação ser enviada para a blockchain.

deixa eu só corrigir uma parte, pois isso é diferente dependendo do tipo de ordem (compra ou venda).

compra
como está entrando reais e saindo Nucoins, as taxas cobradas fora da blockchain são deduzidas antes de enviar a transação para a blockchain.

venda
como está entrando Nucoins, a gente não consegue deduzir as taxas cobradas fora da blockchain antes de enviar a transação. nesse caso, a gente envia a transação para a blockchain, recebe os reais a aplica a taxa nesse momento.

as taxas possuem as mesmas % em ambas operações, mas por serem cobradas em momentos diferentes elas podem variar um pouquinho no valor final dependendo do volume da ordem.

Curiosidade
internamente, a gente chama as taxas cobradas fora da blockchain de “taxa off-chain” e a taxa cobrada dentro da blockchain de “taxa on-chain”.

19 curtidas

Acabei de perceber que coloquei os números com precisão de 1 casa decimal. Não consegui editar. Só pra não ficar o mal feito, aí vai o correto:

Data NCN Balance
24/01/2024 528.979.404,18
25/01/2024 525.689.542,44
26/01/2024 525.937.525,23
27/01/2024 526.167.636,05
28/01/2024 527.649.502,17
29/01/2024 529.751.416,09
30/01/2024 532.800.389,80
31/01/2024 537.966.071,69
01/02/2024 548.346.922,61
8 curtidas

Bem, sua resposta já foi perfeita para mim. Fico feliz de poder interagir contigo. Grande abraço!

11 curtidas

Em que lugar vc extraí essas informações ?

3 curtidas

@MARCIO_SILVA22, dá pra tirar do Nucoin Block Explorer, na seção “R$ e NCNs dentro do Liquidity Pool”. É só selecionar o dia que ele mostra os números: :point_down:

Agora, eu estou com uma planilha que já está puxando do arquivo que o site usa como base:
https://explorer.nucoin.com.br/files/blockchain/price_history.json

13 curtidas

Obrigado demais @wennder.santos! Muito bom contar com um “insider” aqui rs…

9 curtidas

Toda semana eu faço pelo menos 1 pessoa ativar os nucoins na conta. Acabei de fazer mais um discípulo kkk

9 curtidas

Aí sim!!!

3 curtidas