O que é gameficar?
Eu pedi para o ChatGPT me explicar a resposta do engenheiro, veja o que ele disse:
O engenheiro da fintech está discutindo a possibilidade de implementar um programa de “coinback” no Pix. O termo “coinback” é uma possível variação de “cashback”, que geralmente se refere a um programa de recompensas onde os usuários recebem de volta uma porcentagem do valor gasto em suas transações.
No entanto, o engenheiro menciona que a equipe já discutiu essa possibilidade algumas vezes, mas optou por não priorizá-la no momento. Ele aponta para a existência de “muitos efeitos colaterais”, referindo-se a potenciais consequências indesejadas ou complicações que podem surgir ao implementar o programa de “coinback” no Pix.
Além disso, ele menciona a preocupação de que o programa poderia ser utilizado para “gameficar” o sistema de benefícios. “Gameficar” refere-se ao uso de elementos de jogos, como competição e recompensas, para motivar o comportamento dos usuários.
Nesse contexto, o engenheiro sugere que implementar o “coinback” no Pix poderia levar a práticas indesejadas ou manipulação por parte dos usuários para maximizar seus benefícios, em detrimento do propósito original do programa.
Portanto, a decisão de não priorizar essa implementação no momento está relacionada a considerações sobre os potenciais impactos negativos, e a equipe pode preferir focar em outras iniciativas que ofereçam benefícios sem os desafios associados ao “coinback” no Pix.
O que achou? O ChatGPT foi coerente?
Obrigado @Edson_Bezerra.
Show de bola
oi @mladeira
desculpa, usei o termo sem explicar.
é isso mesmo que o @Edson_Bezerra e o chat gpt disseram hehehe
“gameficar” nesse contexto seria pessoas se aproveitarem de brechas para ganharem Nucoins de uma forma onde estariam manipulando o sistema.
O GPT, às vezes, me assusta. Conseguiu captar o contexto em que a palavra foi usada, nem eu sabia que gameficar poderia se empregada em contextos negativos.
Obrigado @wennder.santos.
Mais ou menos como já fazem com compra e venda de criptos hoje, né?
Mas o pix realmente levaria essa brecha pra outro nível, quase impossível conter… Imagina só o tanto de pix circular que ia aparecer… E essas brechas só contribuem/contribuiriam para desacreditar o programa… Melhor passar longe mesmo
É uma maneira de valorizar o token Nucoin e diminuir a quantidade de nucoins, em circulação.
Já que seria uma NUBET( 50% do lucros, seriam divididos : 25% carteira queima e 25% pool de liquidez da NUCOIN) 10% para doações( a instituições carentes) e os 40% seria da NUBANK, para os custos/ gastos, funcionários e para o caixa da NUBANK( ninguém trabalhar de graça, né kkkk).
Mais ou menos como já fazem com compra e venda de criptos hoje
Verdade! Mas ainda assim, quem usa essa brecha nas Cryptos paga a taxa na compra e na venda, então deixa um tanto para o banco… se a pessoa ainda não tiver um alto valor e necessitar de comprar e vender várias vezes vai pagar uma boa taxinha, mesmo que ainda assim, será vantajoso… no pix seria um esculacho, sem viabilidade nenhuma!
Sim, você tem razão. Dos 2.112 reais, mais ou menos: 500 a 600 reais, vai para a pool de liquidez, ou seja, 1/4 do valor. Vai para a pool da NUCOIN.
Se não tiver prejuízo, nas criptomoedas, que comprou
Mais ou menos como já fazem com compra e venda de criptos hoje, né?
A compra e venda na Nucripto não é uma brecha…
E um recurso que te gera ganhos tanto na compra como na venda. Claro, precisa saber lucrar na venda da operação.
- NCN na compra BTC.
- R$ na venda BTC.
Não é ilegal. E um recurso de bonificação, por isso, acaba quando atingir o limite bônus.
Toda operação tanto na compra como na venda da cripto e venda do NCN gera taxa. Um vai pro pool e cada compra/venda de cripto gera uma % que vai pro Nubank.
Assim como explicou o colega @BrayanRampin
não é uma brecha
Não é ilegal, mas acho que, sim, é uma brecha que está sendo explorada. As brechas costumam operar dentro da legalidade, mesmo que à margem.
Sim, reconheço que as compras e vendas geram arrecadação, e talvez sigam sendo interessantes para o Nu, mas, na minha visão, esta brecha quebra o sistema de níveis e contribui para desacreditar e desvalorizar o token. Acredito que exista outras formas de bonificar com Nucoins os investimentos em cripto que não vão provocar esse comportamento “errático” de compra/vende/compra/vende/compra/vende com o objetivo único de atingir o limite de Nucoins bônus, e sem qualquer intenção em reter as criptos de fato.
compra/vende/compra/vende/compra/vende
Existem Day Traders de criptos também, amiiiigo. Só vai dar um nó no cérebro dos técnicos da Receita , com esse povo vendendo criptos com pequenas “perdas”.
Existem Day Traders de criptos também
Sim, mas na NuCrypto?!!
E, claro, não é dos day traders que eu estou falando. O que não falta aqui é relato de gente que que está usando a brecha e nenhum se assemelha a um day trader.
Acredito que exista outras formas de bonificar com Nucoins os investimentos em cripto que não vão provocar esse comportamento “errático” de compra/vende/compra/vende/compra/vende com o objetivo único de atingir o limite de Nucoins bônus, e sem qualquer intenção em reter as criptos de fato.
Penso que a retenção deveria ser congelar mais NCN, assim vejo para os aceleradores.
Utilizar os slots como está de 1 a 3, conforme o nível congelado. E para destravar todos os slots para adicionar todas as marcas disponíveis ter uma opção de congelar + NCN por slot.
Vai gerar um movimento legal, valorização dos NCN e quem utiliza pelo menos 5 marcas por mês vai ficar feliz e engajado em juntar mais NCN.
Seria viável? @wennder.santos
Outro assunto.
Repito, os níveis deveriam ser dinâmico.
Tipo, ao invés da pessoa segurar +X NCN para congelar somente depois pro próximo nível e ter os benefícios. Ele poder congelar quantos NCN tiver e receber os benefícios modificados…
Ex: Nivel 2 recebe 1% de coinback com 50 NCN
Então, Lucas tem 20 NCN nos disponíveis e então congela os 20 NCN pra receber (sei lá) 1,2% de coinback… Benefícios dinâmicos…
O que não falta aqui é relato de gente que que está usando a brecha e nenhum se assemelha a um day trader.
Fato. Essas recompensas em NCNs são uma tentação.
O que não falta aqui é relato de gente que que está usando a brecha e nenhum se assemelha a um day trader.
Day trader é compra e venda no mesmo dia.
Em detalhes, compra/vende analisando graficamente ou fundamentalmente… Mesmo que não tenhas as ferramentas necessárias, não precisa usar a Nucrypto para analisar…
Acredito que exista outras formas de bonificar com Nucoins os investimentos em cripto que não vão provocar esse comportamento
A meu ver, seria mais razoável a bonificação em cima do AUM (Assets Under Management) que o cliente gera para o Nu, que foi mais ou menos a abordagem que eu sugeri para bonificar investimentos também com Nucoins. Não seria o ato de investir (o aporte) o gatilho para o recebimento dos bônus, mas o manter investido e sob custódia do Nubank (ou da NuCrypto). No caso, teria que funcionar como uma bonificação periódica (seja diária, semanal ou mensal, por exemplo) onde, de tempos em tempos seria verificado o saldo em investimentos (ou criptos) mantido pelo cliente sob custódia do Nubank ao longo daquele período, e seria oferecida a bonificação.
Pode ajudar a trazer investimentos de quem tem investimentos em outras instituições assim como, para criptos, pode evitar a evasão para wallets assim que o Nu implementar a funcionalidade de saque.
Mas, enfim, é só uma opinião, o Nubank implementa do jeito que achar melhor.
Vai pensando kkk ele nem trabalham nisso( eles pegam tudo resumindo), é a inteligência artificial, que faz esse trabalho kkkk