Autorização compra cartão de crédito

Para segurança, eu acho que a NuBank poderia criar um sistema de autorização para compras no cartão de crédito (pode ser opcional).

Ou seja, toda vez que você comprar na internet ou em estabelecimento físico com a função crédito, o App te informa a compra (detalhes como valor, local, etc), e solicita a autorização do pagamento ou não. Caso não tenha sido você, simplesmente pode cancelar e não autorizar.

Isso resolveria o problema de fraudes, compras indevidas, e etc… Pois atualmente, todo banco autoriza automaticamente, mandando só a notificação, e caso seja uma fraude, é uma dor de cabeça sem tamanho pra resolver e conseguir o reembolso (só quem passou sabe).

8 curtidas

Essa ideia sua seria de grande valia se eles criassem!!:raised_hands::raised_hands:

Concordo com a ideia. Isso ae.

Mas aí não seria o mesmo que deixar o cartão bloqueado temporariamente e quando precisar usar você desbloqueia, assim você também terá certeza que foi você quem comprou, correto?

1 curtida

Não amigo. Vou te dar um exemplo mais claro. Você faz uma compra na internet, e aparece a notificação pra você. Como já aparece atualmente, porém, poderia ter uma opção “Aceitar” ou “Recusar”…

Vou te dar um exemplo mais claro. Eu fiz uma assinatura do xbox live, cobra mensalmente R$29,99, porém, eu cancelei, e continuam cobrando, aparece a notificação. Se tivesse essa opção, eu recusaria, e o serviço seria recusado cancelado por não autorização do pagamento

Outro exemplo, furtam ou roubam seu cartão, com a chave de segurança atrás, qualquer um compra na internet… rapidamente. Caso você tivesse essa opção, poderia não autorizar a compra.

Como eu disse, isso poderia ser um recurso opcional de quem deseja mais segurança.

3 curtidas

Acho realmente uma boa ideia para compras on-line e contactless somente (já que não usam senha). Para compras fisicas seria bem complicado.

Vou tentar explicar; São 3 passos

Autorização; Qdo vc passa o cartão e recebe a notificação de compra, mas o estabelecimento ainda não fechou a sua compra.

Efetivação da compra; É questão de segundos em relação a autorização, acontece assim que o caixa da loja finaliza a venda e gera o cupom fiscal. Mas também pode não ocorrer, em caso de cancelamento ou desistência. Onde nem sempre o estorno é automático (e tem a dor de cabeça que citou).

Conclusão; Sua compra fica “pendente” por até 7 dias, para só então ser lançada. (por isso em muitos bancos demora tanto para aparecer na fatura)

Quais os pontos complicados;

1- A demora na fila, já que a pessoa teria que ter o cell na mão para autorizar a compra e então poder liberar o caixa

2- Acesso ininterrupto a Internet, creio ser auto explicativo.

3- Fraudes; Exemplo bem simples (desconsiderando o item 1). A pessoa compra, sai da loja e só depois autoriza a compra… ou no caso, a recusa. Já em posso dos bens e sem pagar.

4- Mesmo com internet, nem sempre as notificações Push chegam na hora. Se dentro de um shopping lotado em SP no final de ano, mal funciona a ligação ou o wpp, imagina o resto.

5- Vale lembrar que a maior parte das pessoas (dentro ou fora de grandes cidades) tem acesso ruim a internet móvel e a celulares atualizados.

Pra deixar claro; Acho realmente uma boa ideia para compras on-line como você sugeriu . Já as fisicas não e a contactless precisa de senha.

1 curtida