Acho realmente uma boa ideia para compras on-line e contactless somente (já que não usam senha). Para compras fisicas seria bem complicado.
Vou tentar explicar; São 3 passos
Autorização; Qdo vc passa o cartão e recebe a notificação de compra, mas o estabelecimento ainda não fechou a sua compra.
Efetivação da compra; É questão de segundos em relação a autorização, acontece assim que o caixa da loja finaliza a venda e gera o cupom fiscal. Mas também pode não ocorrer, em caso de cancelamento ou desistência. Onde nem sempre o estorno é automático (e tem a dor de cabeça que citou).
Conclusão; Sua compra fica “pendente” por até 7 dias, para só então ser lançada. (por isso em muitos bancos demora tanto para aparecer na fatura)
Quais os pontos complicados;
1- A demora na fila, já que a pessoa teria que ter o cell na mão para autorizar a compra e então poder liberar o caixa
2- Acesso ininterrupto a Internet, creio ser auto explicativo.
3- Fraudes; Exemplo bem simples (desconsiderando o item 1). A pessoa compra, sai da loja e só depois autoriza a compra… ou no caso, a recusa. Já em posso dos bens e sem pagar.
4- Mesmo com internet, nem sempre as notificações Push chegam na hora. Se dentro de um shopping lotado em SP no final de ano, mal funciona a ligação ou o wpp, imagina o resto.
5- Vale lembrar que a maior parte das pessoas (dentro ou fora de grandes cidades) tem acesso ruim a internet móvel e a celulares atualizados.
Pra deixar claro; Acho realmente uma boa ideia para compras on-line como você sugeriu . Já as fisicas não e a contactless precisa de senha.