O BACEN (Banco Central) alterou seu regulamento nesta quinta-feira (6) para incluir uma nova medida: a exclusão de chaves Pix de pessoas e empresas que estejam com situação irregular na Receita Federal. A medida vale para quem estiver com CPF ou CNPJ suspensos ou nulos, por exemplo.
A iniciativa visa aumentar a segurança do Pix. O BC também anunciou mudanças nas chaves aleatórias e do tipo e-mail na modalidade de pagamento.
Achei uma medida justa, certa forma isso ajuda a diminuir erros de chave Pix para quem transfere pra uma pessoa que ta em um dos exemplos descritos e não consegue devolver.
tambem concordo e seria justo os bancos se unirem e aquela pessoa que emprestar sua conta pra golpistas nunca mais na vida poder abrir uma conta em qualquer banco
Acredito que a medida será mais uma barreira contra os golpistas.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Datafolha, revelam que mais de 4.600 pessoas são alvo de tentativas de fraudes financeiras a cada hora no país.
Fonte: contábeis.com.br
8 milhões de chaves Pix divergem dos dados da Receita ou são de pessoas já mortas, diz BC - Estadão
Fonte: Estadão
Segurança, estabilidade e orçamento: abril chegará com mudanças no PIX.
Para evitar golpes, o Banco Central (BC) vai excluir quase dez milhões de chaves Pix ligadas a situações irregulares na Receita Federal.
Para evitar golpes, o Banco Central (BC) vai excluir quase dez milhões de chaves Pix ligadas a situações irregulares na Receita Federal. Oito milhões de chaves estão com CPF irregular na base de dados da Receita, enquanto 1,7 milhão estão com CNPJ irregular.
As vezes não nos damos conta que por trás de uma ferramenta tão útil como o PIX, há um custo por trás, mas acho que vale a pena em função dos beneficios para os usuários:
( . . . )
"O orçamento de manutenção do Pix para este ano é de R$ 67,6 milhões, segundo o BC. “A alocação de recursos para a manutenção e evolução do parque tecnológico do BC é sempre objeto de priorização pela diretoria”, informou a instituição financeira.
Este orçamento é definido com base num planejamento anual, feito pelo Departamento de Tecnologia e submetido à diretoria do Banco Central".