Após a tentativa de interferência política dos EUA no Brasil com a incoerente investigação aberta lá sobre o sistema de pagamentos Pix e as vendas de produtos na Rua 25 de Março, aqui em São Paulo, acabei me perguntando se seria interessante termos a opção de escolher a bandeira Elo (brasileira) em nossos cartões, visando a soberania do Brasil em relação ao seu sistema de pagamentos e seus lucros com isso.
Lembrando que, a Mastercard é estadunidense e recebe taxas do Brasil.
Eu gostaria então de deixar aqui minha sugestão à Nubank, para fazer uma consulta aos clientes de sua base e questionar se há interesse deles na bandeira Elo para os cartões Nubank.
Soberania é bom, mas a Elo tem parceria com a Discovery (americana) e a Adyen (holandesa) fonte CNN Brasil. E o que vale são os benefícios, bandeira é secundário.
De repente, diante dos últimos acontecimentos e do atual cenário, a ELO amplie seus benefícios para atrair mais clientes brasileiros, no Brasil e no exterior.
Provavelmente deve ser um desses motivos a preferência pela bandeira Visa e Mastercard em vez da Elo
A bandeira Elo tem taxas mais altas que a Visa e Mastercard. Vários usuários relataram que a Elo cobra taxas muito mais altas em comparação com as outras bandeiras, como a Visa e a Mastercard. Além disso, a Elo é uma bandeira nacional com aceitação menor em comparação com Visa e Mastercard, o que pode resultar em taxas mais altas
Para o cliente, acho que muda muito pouco entre Visa, Mastercard e Elo (imagino que com a parceria com a Diners e Discovery é aceito na maior parte do mundo).
Mas o Trump é temporário, enquanto que os donos da Elo (BB e Bradesco) são concorrentes permanentes do Nunbank, então não seria se seria interessante para o Nu.
Não apenas a Elo bem como tantas outras bandeiras internacionais que queiram vir ao Brasil. O livre mercado é isso, não se pode pregar livre mercado apenas aceitando empresas americanas, a concorrência é livre.