Nos últimos anos o cliente vem tendo maior poder de decisão sobre aquilo que deseja adquirir em termos de produtos ou serviços. E as “portabilidades” pensadas pelo governo na regulamentação de alguns setores da nossa economia tem facilitado as coisas para o consumidor nesse sentido.
Uma prova disso é a portabilidade de linha telefônica, implementada há anos, que permite que o cliente permaneça com seu número telefônico ao decidir mudar de operadora, trazendo uma praticidade incrível para os usuários. Inclusive já é possível, para alguns clientes Nubank, fazer portabilidade optando pela nova operadora, a NuCell.
Igualmente, no setor financeiro, a portabilidade de dívidas e investimentos já é possível há algum tempo. Ela permite que clientes de variadas instituições financeiras, como bancos digitais e físicos, corretoras e afins, possam escolher as melhores taxas e condições de pagamento entre variadas opções.
Diante disso, me vem à mente uma dúvida: por que não pensar na portabilidade de bandeira de cartão? Por que precisamos ficar presos a uma bandeira escolhida previamente pela emissora? Por que tal empresa não pode oferecer um leque de opções de bandeiras quando o cliente solicita a emissão do seu cartão de crédito?
Alguém pode dizer que talvez isso não traga vantagens ao cliente. Alto lá! Cada cliente deve ter o seu direito de escolha, alguns deles já estão acostumados com suas bandeiras em outras emissoras de cartão. Além do mais, bandeiras famosas como Mastercard e Visa tem suas promoções particulares, como o Mastercard Surpreenda e Vai de Visa.
Não posso negar que o motivo que me impulsionou a escrever esse artigo tenha sido a mais recente polêmica política envolvendo as bandeiras de cartão americanas citadas no parágrafo acima, juntamente coma chegada da UnionPay ao Brasil (essa bandeira chinesa já opera nos EUA há um bom tempo).
Portanto, seria muito bom que tivéssemos não apenas as conhecidas bandeiras americanas como opções no momento de emitir um cartão, mas a chinesa e inclusive a brasileira Elo, bastante usada em todo o território nacional. Deixe a sua opinião abaixo para que possamos debater esse tema.n