Bastidores da NuCommunity - como ser NuMentor e NuLeader

Fala pessoal, beleza?

Estão afim de conhecer um pouco da história por trás desta comunidade? :wink:

Todos nós conhecemos a revolução que o roxinho causou ao quebrar a burocracia para aquisição de cartão de crédito e bater de frente com o engessado sistema bancário, certo? Destacando o premiado atendimento, uma legião de fãs se formou e os próprios entusiastas da marca começaram a criar grupos no Facebook para trocarem dicas e se ajudarem no esclarecimento de dúvidas. Um destes grupos é a ‘Família Nubank’ com 160 mil membros, em que eu sou um administrador voluntário.

O Nubank percebeu o carinho destes grupos e contratou uma pessoa para fazer a ponte entre os fãs e a empresa, mesmo sem ter qualquer controle na administração deles. Estou falando de uma pessoa que vocês certamente já viram por aqui. Conseguiram pensar em alguém? É claro que estou da community manager do Nubank @EquipeNuCommu! Haha.

Há quase 1 ano ela entrou em contato para gente conversar sobre como o roxinho poderia se aproximar ainda mais dos milhões de clientes. Contamos as principais dúvidas e dificuldades levantadas por eles em nosso grupo, colaboramos com envios de dados sobre o engajamento e fomos convidados a dar sugestões antes dos lançamentos do novo design do cartão e desta comunidade. Repararam que demorou quase 1 ano desde a primeira conversa até a NuCommunity ir ao ar? Tenho orgulho de fazer parte do embrião que levou ao lançamento deste canal oficial, afinal não há dúvida que os resultados dos grupos feitos pelos fãs foram os responsáveis por isso.

Agora que vocês já sabem um pouco da história, vou contar alguns outros detalhes que descobri. O que estarei falando não é nenhum segredo, tanto é que bastou uma simples pesquisa para descobrir as informações relatadas abaixo.

O Nubank utiliza a plataforma Discourse, que é responsável por mais de 1.500 fóruns como este pelo mundo, como por exemplo da Udacity (de cursos online), da banda Link Park, dos desenvolvedores do Twitter e até mesmo de um banco da Nova Zelândia.

Os membros mais engajados, ou seja, os que se dedicam a esclarecer dúvidas e denunciar membros/postagens fora das regras, recebem acesso a ferramentas para manter o bom funcionamento do fórum.
Por padrão do Discourse (não sei se o Nubank alterou algum código), as ferramentas são disponibilizadas da seguinte maneira:

NuTalker

Bom, para ativar esta conquista, basta seguir as dicas deste link:

Quais ferramentas são liberadas após a ativação?
Usuários deste nível podem…

  • Usar todas as funções básicas da comunidade; todas as novas restrições de usuários são removidas
  • Enviar mensagens inbox
  • Carregar imagens e anexos
  • Editar postagens da wiki
  • Silenciar outros usuários

NuLover

Para atingir esta marca, basta…

  • Visitar a NuCommunity pelo menos 15 dias não sequenciais
  • Dar pelo menos 1 like
  • Receber 1 like
  • Responder três tópicos diferentes
  • Ler pelo menos 100 posts
  • Gastar um total de 60 minutos lendo posts

NuLovers podem…

  • Usar o botão “Convidar outras pessoas para este tópico” para que novos usuários participem dos tópicos
  • Convidar usuários externos
  • Limite de likes diários aumentados em 1.5 ×
  • Ignorar outros usuários

NuMentor

Para alcançar este nível, nos últimos 100 dias…

  • Deve ter visitado o grupo pelo menos 50% dos dias
  • Deve ter respondido pelo menos 10 tópicos diferentes
  • Dos tópicos criados nos últimos 100 dias, deve ter visto 25% (limitado a 500)
  • Das postagens criadas nos últimos 100 dias, deve ter lido 25% (limitado a 20k)
  • Deve ter recebido 20 curtidas e dado 30 curtidas.
  • Não deve ter recebido mais de 5 spam ou bandeiras ofensivas (com postagens exclusivas e usuários únicos para cada um, confirmado por um moderador)
  • Não deve ter sido suspenso ou silenciado

Todos os critérios acima devem ser preenchidos para atingir o nível de NuMentor. Além disso, ao contrário de outros níveis de confiança, você pode perder o status. Se você não manter estes requisitos nos últimos 100 dias, você voltará a ser NuLover. No entanto, para evitar situações constantes de promoção / rebaixamento, há um período de carência de duas semanas imediatamente após ganhar o NuMentor durante o qual você não será rebaixado.

O NuMentor pode…

  • Recategorizar e renomear tópicos
  • Acessar uma categoria visível apenas para usuários de mesmo nível ou superior
  • Tenha todos os seus links seguidos (removido o nofollow automático)
  • Sinalizadores de spam lançados em postagens de usuários imediatamente ocultam a postagem
  • Sinalizadores de spam lançados em postagens de usuários irão auto-silenciar o usuário e ocultar todos os seus posts
  • Crie seu próprio post por wiki
  • Likes com limite aumentado em 2 ×

NuLeader

São os líderes que estiveram por perto e viram tudo. Eles estabeleceram um exemplo positivo para a comunidade por meio de suas ações e postagens. Se precisar de aconselhamento, estas são as pessoas que irão ajudar, e eles ganharam o maior nível de confiança da comunidade.

Chegue ao nível de NuLeader por…

  • Promoção manual (o seja, você será escolhido!)

O NuLeader pode…

  • Editar todas as postagens
  • Fixar / Desbloquear Tópico
  • Tópicos próximos
  • Arquivar tópicos
  • Criar tópicos não listados
  • Dividir e mesclar tópicos
  • Redefinir data de resposta do tópico
  • Likes diários aumentado em 3 ×
  • Qualquer sinalizado emitido em qualquer postagem entra em vigor e oculta a postagem de destino

ATENÇÃO! Não sei se a NuCommunity manteve estes padrões dos níveis, mas este é o padrão da plataforma Discourse

Fonte: Understanding Discourse Trust Levels

E aí, o que acharam dessas conquistas? Deixe sua opinião abaixo. Certamente os moderadores vão levá-la em consideração e quem sabem alterarem algumas coisas…

Abraços!

269 curtidas

Caramba incrível…está bem esclarecido sobre como avançar os níveis de engajamento

Muito legal saber esse histórico da comunidade , parabéns pelo tópico e obrigado pela dedicação

46 curtidas

Sensacional! Muito obrigado @Anderson por ceder um pouco do seu tempo para nos fornecer essas informações e assim nos esclarecer algumas dúvidas que creio que todos tínhamos. Deve ter sido uma experiência muito bacana ter tido a oportunidade de participar da criação dessa ferramenta. Parabéns :clap::ok_hand:

37 curtidas

Excelente post e esclarecimentos, obrigado!

28 curtidas

Obrigado pelas informações @Anderson, em resumo a palavra é ajudar. :purple_heart:

30 curtidas

Gostei do detalhamento e de conhecer a história, realmente foi uma ótima idéia, tem tudo para ser ótima aos usuários e ao próprio Nubank :grinning::blush:

28 curtidas

:clap:t4::clap:t4::clap:t4: muito obrigada pelo esclarecimento, acredito que era a dúvida de muitos aqui.

23 curtidas

Opa, valeu Thiago! Espero que sirva de ajuda pra gente se tornar logo um NuLeader. Abraços!

27 curtidas

Dicas muito boas! Realmente, bem esclarecedor!

16 curtidas

Magina, Ren! Foi muito legal compartilhar um pouco do que conheço dos bastidores. Espero poder ajudar sempre e ter novas histórias para contar…rs! Grande abraço!

17 curtidas

Mandou bem no tópico, @Anderson. Com certeza será de grande utilidade, esclarecendo muitas dúvidas de usuários.

21 curtidas

show de bola! @Anderson

15 curtidas

Valeu Fabio! Espero ter te ajudado a se tornar NuLeader com essas dicas! :wink:

Perfeito resumo! Ajudar é essencial para manter a qualidade da nossa comunidade. Abraços!

Que bom que gostou, Marina! O engajamento do pessoal está incrível. Espero que aumente cada vez mais. =)

Obrigado pelo apoio! Espero sempre poder ajudar.

Vou tentar sempre colaborar com mais dicas. Abraços!

Valeu gpaulinno! Estou acompanhando todo o seu engajamento em ajudar os membros e resolvi também colaborar. Abração!

Opa! Obrigado! =)

25 curtidas

Muito boa essas informações, vlw Man :grin: tirou muitas dúvidas.

20 curtidas

Eu até vou salvar como favorito, cara tu salvou meu dia hahaha, agora sim faço tudo correto pra upar :star_struck:

14 curtidas

Valeu @Anderson por compartilhar conosco. Bem explicado… Nós mínimos detalhes! :relaxed:

13 curtidas

Imagina, Anderson! Muito gentil da sua parte :blush:
Têm ótimos candidatos por aqui bem antes de mim, mas seria um prazer!

13 curtidas

@Anderson show de bola! Parabéns

14 curtidas

Exelente!
Obrigado @Anderson por nos fornecer essas informações esclarecendo assim algumas dúvidas que creio que todos tínhamos. Que experiência top você teve hein?
Bem legal mesmo,participar da criação,parabéns!

16 curtidas

@Anderson, obrigada! Melhor tópico que li até agora para esclarecer. Já salvei para consultas futuras :clap:

16 curtidas