Caixinha e IR

Alguém poderia me ajudar… Eu coloco dinheiro na caixinha a um tempo, e mês passado foi descontado um valor, pelo que vi, de imposto de renda. Se eu tirar dinheiro todo mês, todo mês será descontando o valor como IR ou é 1 vez no ano ?

2 curtidas

Olá @Melissa111 como vai?

O IR, assim como o IOF, não são descontados automaticamente. Os valores dos impostos que aparecem na descrição das Caixinhas são uma previsão, caso o resgate fosse feito.

O valor correspondente será descontado sempre que você fizer um resgate. Lembrando que o IR e o IOF incidem apenas sobre os rendimentos, não sobre o valor que você investiu. e quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota de imposto cobrada.

Espero ter ajudado. Aqui há mais detalhes sobre as alíquotas: https://blog.nubank.com.br/quanto-rendem-caixinhas-do-nubank/

10 curtidas

@Melissa111 , talvez é a caixinha reserva imediata, que tá submitida a um “come-cota”
É 2 vezes por ano, é esse imposto é uma adiantada e levado em conta quando vai retirar.
Alguns fundos, multimercados, são assim.

Os outros, o imposto é retido quando fez uma retirada, e cada vês que vai fazer.
O imposto deles é regressivo (procura impostos CDB para ver um exemplo)

10 curtidas

Mas o valor líquido já não é o mesmo que o valor bruto, então já não foi descontado?

2 curtidas

O valor líquido vai ser atualizado, levando o imposto já pagou

4 curtidas