CARNAVAL: Curiosidades

O Carnaval no Brasil não é só uma festa, é um fenômeno cultural que mistura história, música, dança e muita, mas muita alegria e até já foi tema de outro artigo aqui na comunidade! Seja nos desfiles espetaculares do Rio de Janeiro, nos trios elétricos de Salvador ou nos blocos de rua de Recife, o Carnaval brasileiro é único no mundo. Mas você sabia que essa festa tem um monte de curiosidades que vão além das fantasias e do samba no pé? Vem com a gente descobrir alguns fatos superinteressantes sobre essa data que todo mundo ama (ou pelo menos aproveita para descansar)!

O Carnaval no Brasil: curiosidades que vão te surpreender!

1. Feriado? Nem tanto!
    Apesar de todo mundo tratar o Carnaval como feriado, ele não é oficialmente um feriado nacional. Na prática, muitas cidades decretam ponto facultativo, e aí todo mundo aproveita para cair na folia ou descansar em casa. Ou seja, é quase um feriado, mas sem o carimbo oficial.
  2. De onde veio essa festa?
    O Carnaval veio parar no Brasil com os portugueses, que trouxeram a tradição do Entrudo, uma festa europeia cheia de brincadeiras. Só que aqui ele ganhou um tempero especial: misturou influências africanas (como o samba e os tambores) e indígenas, criando uma festa que é 100% brasileira.
  3. O maior Carnaval do mundo
    O Carnaval do Rio de Janeiro é simplesmente gigante! Todo ano, cerca de 2 milhões de pessoas caem na folia por dia, e o evento movimenta bilhões de reais. Em 2020, por exemplo, foram mais de R$ 8 bilhões só na cidade maravilhosa. É muita grana, né?
  4. Escolas de samba: espetáculo de cair o queixo
    No Rio e em São Paulo, as escolas de samba são as estrelas do Carnaval. Cada uma tem até 82 minutos para desfilar no Sambódromo, com direito a carros alegóricos, fantasias incríveis e até 4.000 pessoas dançando juntas. E os enredos? Muitos falam de história, cultura ou até de problemas sociais. É arte pura!
  5. Salvador: a capital do trio elétrico
    Em Salvador, o Carnaval é dominado pelos trios elétricos, aqueles caminhões supercoloridos que levam os artistas e arrastam multidões. O primeiro trio surgiu em 1950, criado por Dodô e Osmar, e hoje é impossível pensar no Carnaval baiano sem lembrar de Ivete Sangalo, Claudia Leitte e outros astros do axé.
  6. Recife e Olinda: tradição e alegria
    Em Pernambuco, o Carnaval é outra vibe. Em Recife, o Galo da Madrugada é o maior bloco do mundo, reunindo mais de 2 milhões de foliões. Já em Olinda, os bonecos gigantes, como o famoso Homem da Meia-Noite, são a atração principal. E tem o frevo, aquela dança maluca que parece ginástica olímpica!
  7. Carnaval não tem data fixa
    O Carnaval é móvel, ou seja, a data muda todo ano. Ele acontece sempre 47 dias antes da Páscoa, podendo cair em fevereiro ou março. A terça-feira de Carnaval é o último dia de folia antes da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma.
  8. Blocos de rua x desfiles
    Enquanto no Rio e São Paulo o foco são os desfiles das escolas de samba, em outras cidades o Carnaval de rua é o grande astro. Em Belo Horizonte, por exemplo, os blocos de rua são superpopulares e levam milhares de pessoas para dançar e cantar juntas.
  9. A economia da folia
    O Carnaval é um negócio sério! Ele gera cerca de 1 milhão de empregos temporários, desde costureiras de fantasias até seguranças e produtores. E não para por aí: hotéis, bares e transportes também lucram horrores com o turismo.
  10. Rei Momo: o dono da festa
    Todo ano, uma pessoa é escolhida para ser o Rei Momo, o símbolo máximo da folia. No Rio, ele recebe as chaves da cidade em um ritual que marca o início oficial do Carnaval. E olha que responsabilidade, hein?
  11. Frevo e maracatu: patrimônios da humanidade
    O frevo, aquela dança superanimada de Pernambuco, e o maracatu, um ritmo afro-brasileiro, são tão importantes que foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. É orgulho brasileiro!
  12. Micareta: Carnaval fora de época
    Quem não quer esperar até o Carnaval oficial pode curtir as micaretas, como a de Feira de Santana (BA) ou o Carnatal em Natal (RN). São festas no mesmo estilo, mas que acontecem em outras épocas do ano.
  13. A primeira escola de samba
    A primeira escola de samba do Brasil foi a Deixa Falar, criada em 1928 no bairro do Estácio, no Rio. Mas o primeiro desfile oficial só aconteceu em 1932. De lá pra cá, o Carnaval só cresceu!
  14. Fantasias e máscaras
    As fantasias e máscaras de Carnaval têm origem no Carnevale de Veneza, mas aqui no Brasil elas ganharam um toque tropical. No passado, era comum homens se fantasiarem de mulheres para brincar anonimamente. Hoje, vale tudo: desde super-heróis até referências pop.
  15. Polêmicas e debates
    Nem tudo são flores: o Carnaval também gera discussões. O alto custo dos desfiles (uma escola pode gastar até R$ 6 milhões), questões de segurança e até apropriação cultural em alguns enredos são temas que sempre voltam à tona.

Enfim: O Carnaval brasileiro é muito mais do que uma festa: é uma explosão de cores, ritmos e emoções que reflete a diversidade do nosso país. Cada região tem seu jeito único de celebrar, mas uma coisa é certa: quando chega o Carnaval, o Brasil inteiro para para curtir. Então, seja no sambódromo, no trio elétrico ou no bloquinho da esquina, o importante é se jogar na folia! :tada:

E você, curte esta festa? Deixa aqui sua opinião. :slight_smile:

20 curtidas

Gosto, normalmente fico em casa, mas tem alguns cantores que cantam pelo o carnaval que acompanho e por conta da idade em algum momento vão se aposentar e adoradia assistir pelo menos um show, então tenho pensado muito nisso. :face_holding_back_tears:

14 curtidas

Eu gosto do Carnaval pra descansar :relieved:

Já fui entusiasta de bloquinhos, mas já tem alguns anos que prefiro ficar em casa colocando minhas séries em dia ou simplesmente não fazendo nada :laughing:

14 curtidas

tem coisa melhor não :sunglasses:

11 curtidas

Todo ano digo não vou fazer nada, mas acabo surgindo de repente em algum bloquinho de bairro. É tentador demais! :performing_arts::drum::dancing_women::tada:

14 curtidas

Eu também, já fui em muitos carnavais. Atualmente sou da turma do ficar em casa.

12 curtidas

Carnaval pra mim sempre foi sinônimo viagem à praia e descanso e acompanhar os desfiles de SP e RJ pela tv que são lindos.

Já os bloquinhos eu passo, nunca tive pique pra isso rs

13 curtidas

Muito legal, @daniel.b.
Curiosidades bem curiosas :sweat_smile:
Obrigado por compartilhar.

:tada::tada::tada:
Uma grande explosão. :clap::clap::clap:

12 curtidas

Excelente @daniel.b ! Muito obrigado pelo tópico e pelas informações e curiosidades.

Eu aproveito o período para descansar bastante e ficar com a familia. Não costumo participar de eventos de carnaval (por opção, mesmo).

12 curtidas

De todas as formas :partying_face: como é um baita feriadão por aqui e eu quero distância de SSA, então, eu viajo, brinco e descanso tbm!

12 curtidas

O caos domina nessa época em Salvador, pra quem quer sair da cidade precisa ser o quanto antes :rofl:

11 curtidas

Fora que é o carnaval mais violento do Brasil :exploding_head:
Dispenso!! :running_woman:

11 curtidas

10 curtidas

Eu gosto de viajar e bloco.

Amo festa universitária e ainda bloco de carnaval, outro detalhe o mais importante open bar, foi simplesmente perfeito, deixa ai um pouco de uns dos bloco que curtir.

A chuva veio pra refrescar o calor, e ainda com um baita show do Jammil foi a combinação perfeita pq “Sou praieiro, sou guerreiro, to solteiro, quero mais o quê?” kkkkkkkkkkkkkk

8 curtidas