Qual é a história do Dia do Carnaval?

OiFolia

Na celebração de hoje, vamos dançar, comemorar e falar um pouco mais da história de umas festividades mais aguardadas do ano, recheadas de culturas e tradições, desde as famosas fantasias, os hits do verão até os desfiles das escolas de samba, finalmente chegou a época do Carnaval.

Qual a origem?

A origem do Carnaval remonta às antigas festas pagãs que marcavam o fim do inverno e a chegada da primavera. Essas festividades eram caracterizadas por danças, música, bebidas e excessos. Com a conversão do Império Romano ao cristianismo, essas festas foram incorporadas à religião, dando origem ao carnaval cristão, que é comemorado antes da Quaresma, na época da Semana Santa.

Ao longo dos séculos, o carnaval incorporou elementos culturais em diferentes países e regiões. Em algumas partes da Europa, como a Itália e a França, é conhecido por desfiles coloridos e fantasias extravagantes. Já no Brasil, é conhecido pelos desfiles de escolas de samba e blocos de rua.

Hoje, o carnaval é celebrado em muitos países ao redor do mundo, com variações em sua forma de celebração e tradições, mas sempre com bastante diversão, música e dança.

Carnaval no Brasil.

Pelo Brasil é celebrado de maneira única e colorida, sendo considerado uma das festas mais animadas do mundo. A comemoração ocorre geralmente entre fevereiro e março, e é conhecida por seus desfiles de escolas de samba, blocos de rua e diversas apresentações artísticas pelo país.

No Rio de Janeiro é celebrado pelas Escolas de Samba, sendo grupos de dança e música que se apresentam em desfiles com fantasias extravagantes e carros alegóricos. Sendo o principal evento do carnaval carioca e transmitido todos os anos pela Globo, quem lembra da Globeleza? :older_man:

Além dos desfiles de escolas de samba, o carnaval nordestino (principalmente em Salvador) também é conhecido por seus maravilhosos blocos de rua, que percorrem as ruas das cidades com uma banda arrastando a multidão de pessoas repleta de animação e energia durante as festas.

Carnaval no Nordeste.

O carnaval nordestino é uma celebração cheia de música, dança e tradições únicas, sendo um dos principais destinos nessa época, atraindo turistas do país e do mundo. No nordeste é celebrado de forma diferente das demais regiões, mas é uma festa animada e cheia de tradições como:

Frevo, Maracatu, Bumba-meu-boi ou Axé! E você, conhecia?

Como é o carnaval na sua região?

Compartilha com a gente nos comentários sobre a cultura do carnaval na sua região, devido ao conteúdo ter ficado extenso, se fosse citar todas as tradições e culturas do país, levaria semanas e ainda faltaria. Por isso, nada melhor do que aprender direto com quem realmente mora na região.

28 curtidas

Sensacional esse podcast. :clap:
Parabéns, @ranielreis e @ThiagoMoura pela entrevista e pelas valiosas dicas para curtirmos o Carnaval com mais segurança!

18 curtidas

Obrigado, @FernandoLacerda :purple_heart:

Para quem vai curtir nos bloquinhos, nada melhor que aproveitar o carnaval com segurança, são configurações que levam minutos no app, mas que te poupam uma dor de cabeça.

16 curtidas

Excelente tópico, meu amigo @ranielreis! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::purple_heart:

Esse ano, a programação do Carnaval de rua em Goiânia-GO começou com o Encontro de Blocos da Cultura Popular, realizado na Antiga Estação Ferroviária, no Centro da Cidade. Mais de 3 mil pessoas marcaram presença no evento que contou com apresentação de 11 blocos que participaram do evento, com mais de 200 percussionistas.

As festividades seguiram com Desfile de escolas de samba em diversos bairros da Capital, nos dias 18, 19, e 20. E hoje, dia 21 tem o Bloco do Esquenta LGBTI+.

20 curtidas

Que sensacional, @ThiagoMoura. :star_struck:

Amo a criatividade dos brasileiros para bloquinhos, por aqui teve alguns, mas a maior concentração do carnaval por aqui é em Salvador. Inclusive, amei os carros alegóricos dessa edição no Carnaval do Rio e SP.

17 curtidas

Ficou “bom demais da conta” esse PodCast! Parabéns pelo empenho nesse tópico, pela construção e edição do PodCast Até 10 minutos e obrigado, pelo convite para participar! :pray:t3::blush::purple_heart:

17 curtidas

Opa, por nada! :blush: O mérito é todo do nosso querido @ranielreis! :purple_heart:

17 curtidas

Parabéns pelo excelente tópico e pelo grande trabalho @ranielreis e @ThiagoMoura.

Vocês são incríveis! :slightly_smiling_face:

Adorei a idéia do podcast!

Parabéns pelas dicas e informações sobre como proteger a nossa saúde e aumentar a nossa segurança.

Meu carnaval será em casa como sempre curtindo e maratonando muitas séries e filmes. :movie_camera::clapper:

15 curtidas

o bom e que acaba hoje :smirk:

Assim, eu sinceramente não curto muito Carnaval, mas não é por isso que eu seja um tipo de alienígena ou não brasileiro, rsrsrs
Eu só não gosto por dois motivos. Um, é que eu fico em pânico quando estou em aglomerações, fico nervoso mesmo, é sério. E segundo, porque não tem com quem ir, nunca teve além dos parentes, e tipo, até um certo ponto eu ia, mas ficava vendo de uma certa distância, até aí da pra aproveitar. porém depois de um tempo fica chato só com a mesma parentada de sempre. Se um dia, e eu não espero por isso depois de esperar tanto, caso apareça alguém pra me acompanhar, eu volte à frequentar carnavais :grin::+1:

8 curtidas

Parabéns por tudo @ranielreis e @ThiagoMoura! :tada: :clap:

13 curtidas

Quando eu era criança, adorava curtir o carnaval, no bairro q morava tinha carnaval de rua (q na verdade era na pracinha) e tinha várias atividades pras crianças, adorava ver os grupos de pierrot desfilando pelas ruas, eram lindos com capas mto bem desenhadas e cheias de glitter, adorava principalmente o grupo de “gueishas”. Mas conforme fui crescendo passei a usar o carnaval pra descansar mesmo e assistir os desfiles pela tv :rofl: :rofl:

13 curtidas

Por aqui, muitos blocos nas ruas e desfiles de escolas de samba, afinal, é RJ.
Fui um dia na Sapucaí e nos outros curtir blocos de rua… até quarta muita farra ainda vai rolar, e sábado continua a bagunça, mas confesso que sinto falta mesmo do carnaval da Bahia. Incrível, como cada canto do brasilsão tem seu jeito particular de curtir o carnaval.:smiling_face::performing_arts:

11 curtidas

Obrigado :pray:t3::slightly_smiling_face:

Que bom que gostou, Rafa! :purple_heart:

:purple_heart: fui apenas um coadjuvante hehe o crédito dessa ideia incrível, vai todo para o @ranielreis :pray:t3::partying_face::hugs:

10 curtidas

Tópico incrível amigo, parabéns pelo seu projeto sensacional com o @ThiagoMoura!

10 curtidas

Que horas atualiza o rendimento da caixinha?

1 curtida

Ótimo tópico @ThiagoMoura e @ranielreis! Vcs representam demais!

10 curtidas

Gente!!! Vcs não param de surpreender,ficou d+!!! Parabéns @ranielreis e @ThiagoMoura :clap: :clap:

10 curtidas

:hugs::purple_heart:

:hugs::purple_heart:

Mérito todo do @ranielreis! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face:

13 curtidas

Bom dia! Se foi curtir o carnaval e infelizmente acabou caindo em um golpe ou quer ficar por dentro das informações, dá uma olhada no artigo do Nu abaixo, vale a pena conferir.

10 curtidas