A origem do Carnaval remonta às antigas festas pagãs que marcavam o fim do inverno e a chegada da primavera. Essas festividades eram caracterizadas por danças, música, bebidas e excessos. Com a conversão do Império Romano ao cristianismo, essas festas foram incorporadas à religião, dando origem ao carnaval cristão, que é comemorado antes da Quaresma, na época da Semana Santa.
Ao longo dos séculos, o carnaval incorporou elementos culturais em diferentes países e regiões. Em algumas partes da Europa, como a Itália e a França, é conhecido por desfiles coloridos e fantasias extravagantes. Já no Brasil, é conhecido pelos desfiles de escolas de samba e blocos de rua.
Hoje, o carnaval é celebrado em muitos países ao redor do mundo, com variações em sua forma de celebração e tradições, mas sempre com bastante diversão, música e dança.
Pelo Brasil é celebrado de maneira única e colorida, sendo considerado uma das festas mais animadas do mundo. A comemoração ocorre geralmente entre fevereiro e março, e é conhecida por seus desfiles de escolas de samba, blocos de rua e diversas apresentações artísticas pelo país.
No Rio de Janeiro é celebrado pelas Escolas de Samba, sendo grupos de dança e música que se apresentam em desfiles com fantasias extravagantes e carros alegóricos. Sendo o principal evento do carnaval carioca e transmitido todos os anos pela Rede Globo, quem aí lembrou da Globeleza?
Além dos desfiles de escolas de samba, o carnaval nordestino (principalmente em Salvador) também é conhecido por seus maravilhosos blocos de rua, que percorrem as ruas das cidades com uma banda arrastando a multidão de pessoas repleta de animação e energia durante as festas.
O carnaval nordestino é uma celebração cheia de música, dança e tradições únicas, sendo um dos principais destinos nessa época, atraindo turistas do país e do mundo. No nordeste é celebrado de forma diferente das demais regiões, mas é uma festa animada e cheia de tradições como: Frevo, Maracatu, Bumba-meu-boi ou Axé! Já conhecia?