Cartão Ultravioleta e Conta Global: quando usar cada um?

E aí, NuCommunity?

Com a chegada do novo cartão Nubank Ultravioleta e vantagens como IOF zero e spread reduzido da Conta Global, muita gente ficou em dúvida: afinal, quando usar um ou outro?

A verdade é que os dois produtos têm vantagens diferentes, e entender essas diferenças pode te ajudar a economizar ainda mais nas suas compras internacionais.

Quando usar o cartão de crédito Ultravioleta?

Além de te apoiar na rotina, ele é ideal para compras internacionais no crédito, tanto em lojas físicas quanto em sites estrangeiros, já que oferece:

• O valor do IOF é reembolsado pra você, então é como se a taxa nem existisse;
  • Acúmulo de 1,25% de cashback ou 2,2 pontos por dólar;
  • Você compra agora e paga só na fatura, com mais tempo para se planejar;
  • Conversão automática no fechamento da fatura, com transparência no app.

Quando usar a Conta Global?

Já a Conta Global é perfeita para quem vai viajar para o exterior e quer converter moeda com antecedência, ou pretende usar o saldo em débito ou saques internacionais durante a viagem. Ela também tem:

• Spread zero, que significa um valor mais justo na conversão de moedas;
  • IOF de 3,5%, já que a conversão é feita no momento da compra da moeda
  • Mais controle sobre o momento da conversão, já que você escolhe quando comprar a moeda;
  • Ideal para quem quer se planejar e já deixar os gastos da viagem resolvidos com antecedência.

Na prática, funciona assim:

• Quer concentrar seus gastos no cartão de crédito, além de organizar a viagem e fazer compras em um site internacional? Cartão Ultravioleta.

• Vai viajar e quer fazer compras no débito com cartão físico, sacar dinheiro ou evitar surpresas com o dólar? Conta Global.

Ambos os produtos funcionam pelo app e são pensados para quem quer aproveitar melhor o mundo lá fora, com menos taxas e mais liberdade.

E aí, como vocês costumam usar o cartão Ultravioleta e a Conta Global? Conta aqui nos comentários! :globe_showing_europe_africa:

33 curtidas

Excelente explicação! O cartão ultravioleta melhorou muito para o uso no dia a dia da viagem e o cartão global continua essencial, especialmente para saques e para garantir compra de moeda por uma boa cotação nas épocas de queda. Usarei ambos em viagem, já que se complementam em benefícios.

14 curtidas

Contribuindo com mais uma dica para quando usar a conta global: quando for usar moedas diferentes do dólar, evitando assim a dupla conversão (uma vez que o cartão de crédito sempre usa o dólar como base nas compras internacionais).

13 curtidas

Gostei muito do tópico, objetivo e de fácil entendimento! Parabéns @Belie :wink:

9 curtidas

Obrigado @Belie , excelente tópico

11 curtidas

Logicamente, seria sem sentido criar dois produtos para atender uma mesma necessidade.

6 curtidas

Excelente tópico.

Na conta global, você tem a proteção do câmbio comprando antecipadamente. No cartão UV você tem cashback.

Nesse caso, eu já tenho que comprar a moeda específica na conta global. Correto?
Se eu for viajar para a Inglaterra, por exemplo, compro Libra Esterlina.

12 curtidas

Exato, @Dieguito! Você já faz a compra da moeda com o destino em mente.

Mas vale lembrar: se você não tem a moeda específica quando compra com o Cartão Global (ou se o saldo naquela moeda é insuficiente), o débito passa a usar outra moeda que você eventualmente tenha na Conta Global. Em tese, é escolhida a moeda que, na avaliação da Wise, apresenta a melhor relação de troca, só que aí a gente acaba não tendo controle da situação, sem poder escolher qual moeda será debitada. Uma das vantagens da Conta Global é justamente esta: ter certo controle sobre o câmbio quando se planeja com antecedência.

12 curtidas

Excelente tópico!! :clap::clap:

E obrigado pela explicação!

10 curtidas

@Belie eu tenho uma duvida sobre isso. Queria saber se tem limite de valor de saque com o cartão global?

E estando em um país onde a moeda local é, peso, por exemplo, ou euro. Mas eu gostaria de sacar dólar, é possível? Aquele ATM permitirá além da moeda local deles ? Neste caso não terá conversão nem taxa já que eu terei dinheiro na conta em dólar, que é o que a moeda que preciso sacar né

3 curtidas

Nas informações acima está faltando um ponto muito importante. A taxa de conversão da moeda é muito pior no cartão de crédito. Independente das flutuações até a data de fechamento da fatura, sempre vai ser bem mais alta no cartão de crédito do que no cartão global.

3 curtidas

ATM normal que vc vai encontrar em todo lugar só vai permitir sacar na moeda local. Por exemplo, isto é bem útil no Japão onde eles usam dinheiro em espécie mas não na China onde eles só usam app no celular.

6 curtidas

No cartão de crédito Ultravioleta, o câmbio sai por PTAX + 3,5%.

Com dólar estável, seja no Global (débito) ou no UV (crédito), depois do Decreto 12.499/25, que mexeu no IOF, sai “elas por elas”. Um tem spread zero e IOF de 3,5%; o outro tem spread de 3,5% e IOF “zero” (reembolsado).

7 curtidas

Obrigado pelo esclarecimento. Não tinha calculado q seria exatamente igual. Por outro lado, e sem querer fazer propaganda de outros produtos, a Wise tem agora o modo de investimento q paga juros pelo dinheiro guardado e iof de 1.1. Por isso, acredito que o melhor produto da Nubank é o cartão de crédito sem iof. Para débito, usar direto da wise está funcionando melhor.

4 curtidas

Depende também por quanto vc comprou os dólares… Na minha última viagem compensou comprar tudo no crédito, já que a cotação havia baixado bem mais da que paguei na compra dos dólares…

6 curtidas