Compras no crédito ou na Conta Global?

Até pouco tempo atrás, era consenso que gastos durante a viagem valiam mais a pena na conta global. O IOF era menor e também o spread, especialmente depois que a Nubank passou a zerá-lo.

Porém, após as mudanças do Ultravioleta, talvez não seja mais tão melhor assim. Vamos fazer uma simulação:

Opção 1 – Cartão de crédito

• IOF: 0%

• Spread: 3,5% (o banco te cobra acima da cotação oficial do dólar/euro)

• Cashback: 1,25% sobre o valor final da fatura

Cálculo:
Se você gastar 100 USD, o banco vai converter em reais a uma taxa 3,5% mais cara.
:right_arrow: 100 * 1,035 = 103,5 BRL-equivalente
Depois, você recupera 1,25% em cashback:
:right_arrow: 103,5 * 0,9875 ≈ 102,2 BRL-equivalente

Custo real: ~+2,2% sobre a cotação oficial

Opção 2 – Conta global

• IOF: 3,5%

• Spread: 0% (câmbio oficial)

• Cashback: nenhum

Cálculo:
Se gastar 100 USD, paga o oficial + 3,5% de IOF:
:right_arrow: 100 * 1,035 = 103,5 BRL-equivalente

Custo real: +3,5% sobre a cotação oficial

O cartão de crédito acaba sendo mais vantajoso, mesmo com spread alto, porque o IOF zero + cashback compensam. Claro que há de se levar em consideração também o limite do cartão, aí vai da avaliação pessoal de cada um se vale a pena concentrar os gastos no cartão de crédito ou não.

O que vocês acham? Estou correto na análise, ou estou deixando alguma variável passar?

16 curtidas

A conta está certa, mas no final tem outros aspectos, especialmente se você está planejando a compra internacional para uma data futura. Acabei de falar dessa situação aqui:

15 curtidas

Gostei da sua analogia tinha até questionado isso em outro post.
Com as mudanças o cartão do UV se torna mais atrativo para comprar de imediato, porem não tira o uso da conta Global devido a Limites.
Caso tenha autos limites acredito que não sejam problemas, visto o retorno com o cache back.
Mas sempre bom ter as duas opções! Nunca se sabe o futuro como vai ser.

9 curtidas

A variação do dólar pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo da direção do preço. Simples assim. :relieved_face:

3 curtidas

Depende se até a data que for usar, dólar subiu ou caiu, porque na conta Global você comprou antes e dolarizou no valor antigo.

Então é muito mais complexo. Ninguém acerta valor do dólar.

A conta Global dá impressão que é mais para quem viaja muito, usando dólar e euro. Quem precisa a trabalho dar aquele seguro de 10k euros por exemplo numa conta para estudar ou trabalhar.

Mas tem como pagar menos IOF num esquema legal, pessoal ensina por aí. Se usar o destino por fora da conta Wise consegue esquema reduzido, não se ainda é válido após nova lei.

4 curtidas

Isso sim, é claro, mas a variação da moeda internacional é uma variável que não podemos controlar. Me refiro ao melhor custo-bebefício tendo em vista os fatores previsíveis.

4 curtidas

Pelo que vi, esse esquema da Wise sai mais vantajoso ainda, mas apenas na modalidade Rende+, que é uma conta de investimento, por isso tem IOF menor (1,1%, e 0,8%de spread). Tem um certo risco por ser um investimento e não uma conta corrente, embora seja baixíssimo.

4 curtidas

Concordo com você!
Meu único questionamento seria sobre qual dólar é utilizado em transações com o cartão de crédito, se o turismo ou comercial. A diferença hoje é de 3-4% aproximadamente.
Sabemos que o da conta global você compra os dólares antes na cotação do comercial, mas não sei afirmar com certeza se o o do cartão de crédito também é pela cotação do comercial, se não for, o cartão da conta global é mais interessante.

4 curtidas

O Ultravioleta usa o dólar Ptax de base que é basicamente a referência pro dólar comercial.

10 curtidas

Bom tópico, eu fiquei com essa dúvida também, até perguntei em outros tópicos por aqui.

Então aparentemente, se não houver uma variação absurda no dólar, compensa mais utilizar o ultravioleta mesmo ao invés da conta global, até porque ele é um cartão de crédito, o que facilita o pagamento, pois vai ser apenas no fechamento da fatura.

4 curtidas

Boa, @xandycbaa, o cartão de crédito também tem essa vantagem! O pagamento de fato ficaria apenas para depois, então o dinheiro poderia estar rendendo ao invés de ficar parado na conta global.

Acho que pra tornar a conta global atrativa novamente a Nubank vai precisar fazer como a Wise fez através do Rende+, torná-las contas de investimento, fazendo assim com que o IOF diminua. Hoje em dia, na verdade, os melhores meios para se gastar em viagens ao exterior são, a meu ver, nessa ordem:

1º: Conta Wise Rende+
2º: Cartão de crédito Ultravioleta
3º: Conta Global Nubank

2 curtidas