Cartão bloqueado por conta de transferência pix

Boa noite galera. Gostaria de saber se alguém já passou por isso.

Semana passada dia 27 de junho minha namorada recebeu na conta nubank dela um depósito via pix de 180 reais de alguém desconhecido, lá pelas 11 da noite.
No dia seguinte ela não reconheceu o depósito então pelo app ela clicou para devolver o Pix, porém o App não fazia nada.
Ela clicou mais umas 20 vezes e nada. Então ela resolveu devolver via um novo pix.

Alguns dias depois, no dia 3 de julho o cartão dela foi bloqueado por “questões de segurança.”.

Entrou em contato via chat, mandaram entrar em contato via e-mail. Ligou, questionou e até então só mandaram aguardar 2 dias úteis.
Agora a pouco recebeu mensagem falando que deve aguardar mais 8 dias úteis.

Estamos achando absurdo isso de bloquear o cartão e não explicar exatamente o motivo e ainda demorar para resolver.

Este é o único cartão que ela mantém e ficou do dia pra noite sem ele. Tentamos até abrir uma conta pra ela no banco Inter mas não aprovaram, talvez por ela ser estagiária ou talvez por conta do bloqueio da nubank.

Nessas horas a gente percebe o quanto a gente depende do cartão. Ela recebeu a notícia do bloqueio na rua. Se não tivesse uma grana não voltava pra casa.

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Realmente é complicado, o nubank deveria ter um prazo certo para dar a resposta, como vcs já falaram com o atendimento via e-mail o jeito é aguardar

Aqui tem um tópico que fala a respeito

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Seja bem vindo a comunidade @DSaita.

Ai tá o motivo do bloqueio, pode ser que eles perceberam que alguém estava tentando fazer algo estranho na conta dela, 20 vz tentando.

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Qualquer transferência desconhecida, é para comunicar o Nubank imediatamente, existem criminosos que usam contas para lavagem de dinheiro e a instituição precisa monitorar e bloquear para verificação, e são todos os produtos que são travados, Cartão e Conta.

No caso dela, entre em contato por e-mail para que a análise do especialista de segurança seja concluída e a conta liberada, os prazos acordados devem ser cumpridos, se passar o tempo de resposta entre em contato com a Ouvidoria.

Não só por questões de bloqueio, mas de instabilidade em que toda conta está sujeita, nunca confie só em um cartão ou conta, tenha pelo menos dois.

Parece que tudo isso foi pq a pessoa que transferiu “errado” e contestou. Pelo menos essa foi a justificativa da nubank.
Parece tão simples de resolver isso.
Entrou 100 reais de fulano.
Enviei 100 de volta para fulano.
Fulano contestou o enviou.
Tudo já resolvido.

Agora os 2 dias úteis viraram 8 dias úteis em nova mensagem da nubank.

Tentamos pagar um boleto e nem isso vai. O dinheiro está sequestrado na conta. Não passa cartão, não paga boleto, não transfere.

Pelo amor de Deus Nubank, isso tudo pq ela não quis tirar vantagem e devolveu a transferência de uma pessoa aleatória agora ela fica 2 semanas ou até mais sem o dinheiro dela.

Pelo menos bora priorizar isso.

Vamos procurar o banco central ou onde for possível para reclamar disso.