Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?

No Brasil, todas as pessoas físicas e pessoas jurídicas que obtiverem ganhos de capital na negociação de criptomoedas estão sujeitas ao pagamento do Imposto de Renda . Isso inclui a compra e venda de criptomoedas, bem como a conversão de criptomoedas em moeda fiduciária (real) ou em outras criptomoedas.

Seguem alguns artigos explicativos:

  1. Serasa - Como lançar criptomoedas no IR
  2. XP - Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?
  3. Nubank - Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda?
7 curtidas

Não sei o pq alguém que faz o uso de criptomoedas iria querer declarar as mesmas no imposto de renda, já que a ideia de criptomoeda é ser um ativo de valor onde o Estado não tem poder sobre. Se for para vc ter tanta dor de cabeça assim, sugiro ficar com dinheiro estatal mesmo…

2 curtidas

Talvez pq seja uma obrigação, e que se não declarar pode cair na malha fina e pagar multas e ter muita dor de cabeça. :man_shrugging:

E porque a grande maioria das exchanges de criptoativos utliza KYC, então de toda forma eles tem como descobrir.

2 curtidas

Recomendo que dê uma lida nesse post: IN 1888 - Declaração MENSAL de movimentação em criptoativos

2 curtidas

é por isso que vc usa exchanges que n precise de KYC, ou compra via p2p.

eu sei sobre isso. O governo n sabe e nunca saberá se vc tem cripto ou não. A não ser, claro, que vc compre cripto em banco onde vc na verdade nem cripto tem, ou faz uso de exchange com KYC que tem as perninhas abertas pro Brasil. Se for pra declarar cripto em imposto de renda, sugiro ficar com ações.

Não sei, só sei que é bem complicado, como qualquer coisa que você faça para o governo.

Obrigado pela colaboração, ajudou imensamente.

3 curtidas

Boa obrigado!

1 curtida