Como economizar no cartão de crédito?

Olá meus Roximores, tudo bom?

Vamos falar de coisa boa? O finalzinho do ano tá chegando, época de 13º, muitas compras de natal, e precisamos falar de um assunto mega importante:

Educação financeira!

guardar2

Para falar sobre isso, é muito importante ter em mente uma coisa um tanto quanto simples:

O quanto entra e o quanto sai do seu bolso. O melhor jeito de você economizar dinheiro é ter um controle, fazendo anotações mesmo, do quanto você recebe e o quanto você gasta todo mês.

Criar um orçamento é um dos primeiros passos e te ajudará muito, mas é importante tomar cuidado com pequenos hábitos que nos impedem de fazer essa economia no seu dia-a-dia.

Gastar por impulso pode prejudicar muito seu orçamento e dificultar que você tenha o controle das suas finanças. Compras impulsivas são aquelas que você faz sem ter certeza de que ela cabe no seu planejamento financeiro, ou se você realmente precisa daquilo. Isso se torna um problema ainda maior quando as compras são parceladas no cartão.

Avalie sempre a necessidade do gasto. Uma boa dica é criar o hábito de sempre pesquisar preços e opções antes de finalizar uma compra - o que no mínimo, dá mais tempo pra você pensar.

  • Cheque o limite do seu cartão e o saldo em conta antes de fazer uma compra não planejada;

  • Pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito significa rolar a dívida do restante do valor para o próximo ciclo e pagá-la com juros. Isso, repetidamente, se torna a famosa “bola de neve”.

  • A opção de pagar o mínimo só deve ser considerada se você realmente estiver com dificuldades para arcar com toda a fatura. Nesse caso, é melhor pagar o mínimo ou parcelar do que deixar todo o valor da fatura em atraso. (Ah, e caso você precise parcelar sua fatura do roxinho, tá tudo bem. Lembre-se que a gente tem a opção de antecipação de parcelamento de fatura, que te dá desconto nos juros de parcelamento!)

  • Uma ótima dica na hora da compra, é sempre pedir desconto. Sim, isso mesmo. Peça aquele descontinho na hora de finalizar a compra, vai que dá certo!! A gente que é brasileiro adora um bom desconto, né? Mesmo que seja pequeno, cada centavo vale a pena!

Por que pagar parcial ou não pagar pode ser um problema?

Vale lembrar, que toda dívida em aberto, leva a cobrança de juros. Enquanto não for quitada a dívida só cresce.

Não sei por onde começar, o que faço?

Um dos primeiros passos para pôr a vida financeira em ordem é, justamente, negociar as dívidas em aberto e conseguir melhores taxas e prazos!

Então quer dizer que não posso mais gastar? :frowning:

Pode sim! Ter um planejamento financeiro não significa deixar de gastar com aquilo que você gosta, pelo contrário. O planejamento funciona apenas como forma de não perder o controle das despesas e saber justamente o quanto sobra para compras “não essenciais”.

Curtiu as dicas? Conta aqui pra gente o que você faz pra economizar e manter suas finanças em dia e como vão ser as comprinhas de fim de ano! :heart_eyes: :smiling_face_with_three_hearts:

31 curtidas

Eu AMO todo e qualquer post sobre Educação Financeira, acho um assunto muito necessário e infelizmente não tão valorizado por boa parte da população. Por mais posts como esse aqui na comunidade, eu voto sim!

As minhas principais dicas para manter o controle das finanças são essas:

  1. Nunca gastar no cartão de crédito mais do que 70% do meu salário daquele mês, salvo nas situações em que economizei um dinheiro para fazer uma compra extraordinária (como o Notebook que comprei em Setembro) e que possuía desconto caso fosse pago de 1x no Cartão de Crédito.

  2. Sempre verificar se as compras possuem desconto se paga de 1x no Crédito ou no boleto. Com as contas digitais, é possível pagar boletos de compras com o cartão de crédito e ainda assim fazer jus ao desconto.

  3. Se não houver nenhum tipo de desconto ofertado pelo vendedor e nem incidência de juros para compras parceladas, parcelo na maior quantidade de vezes possível e peço antecipação das faturas pelo Nubank para economizar uns trocados.

  4. Sempre que possível, faço compras de sites parceiros da Dotz. São muitos sites e os pontos podem ser trocados por produtos, passagens aéreas ou mesmo valores em dinheiro.

  5. Concentrar meus gastos no Cartão de Crédito, sempre obedecendo a regra 01 de não ultrapassar 70% da renda mensal, assim consigo acumular pontos Rewards e apagar compras da fatura ou trocar por milhas Smiles em eventos promocionais bonificados.

13 curtidas

Dicas valiosas, além de não ultrapassar 60% do meu salário

12 curtidas

Graças a Deus sou muito controlado com as minhas finanças. E graças a Deus, não uso cartão de crédito. O nubank me ofereceu um com 2500 de limite, no mesmo instante pedir pra cancelar

2 curtidas

Causa principal do endividamento das pessoas. :man_facepalming:t2:

Excelentes dicas @JoaoVic, educação financeira é sempre bem vinda. Nunca vi nenhum banco incentivando o controle, pelo contrário, incentivam o consumismo desenfreado para conseguirem ganhar mais a custa de seus clientes. Esse tópico só mostra como a Nubank é diferente dos “bancos tradicionais” e cada vez está indo mais longe por conta desse diferencial. Invés de apenas um lado ganhar, ambos ganham: cliente com mais dinheiro em caixa e a Nubank com menos inadimplentes, isso sim é empreender direito!!! Admiração só cresce! :purple_heart:

O truque mais eficaz do mundo: evitando comprar.

Agora se for uma necessidade, poupo e compro. Porém, pretendo seguir essas dicas dadas pela Vittoria:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . … . . . . . . . . . … . … . . . . . . . . :point_down:t2:
Sempre bom conseguir um descontinho e até um :point_right:t2: CASHBACK :point_left:t2:, não é Nubank? :new_moon_with_face:
(Cof, cof, indireta, cof, cof, cof) :wink: … . … … … . . … . . . :point_up_2:t2:

7 curtidas

Um dica importante é que ao finalizar a venda, temos que ter ciência que se ela for cancelada depois, por nós ou pelo estabelecimento, teremos que pagar a fatura até que o valor entre como crédito, muitas pessoas acabam se enrolando nisso.

6 curtidas

Ótimas dicas! :clap:

O cartão de crédito pode ser um excelente aliado se soubermos usar. :smiley:

6 curtidas

Salve João! :wave:

Eu gosto de pensar que o cartão de crédito funciona bem como um apoio financeiro e não a salvação de problemas! Por aqui a regra é não parcelar. Estou afirmando isso hoje, claramente depois de muita desorganização financeira no passado. :money_mouth_face:

Também adotei o simples pensamento de guardar uma porcentagem de tudo que entra no mês, ela pode ser livre para cada pessoa, o mais importante é começar. E se num determinado mês faltar ou você acabar não acertando bem nos cálculos, bora vender alguma coisinha parada que está no guarda-roupa, na cozinha, e por aí vai…

E independente do rendimento, nunca deixar o dinheiro parado. A conta do Nubank já me ajudou muito, pois é muito fácil de usar, especialmente pra quem nunca investiu.

8 curtidas

Vi isso hoje pelo Instagram, serve como dica!

8 curtidas

Sempre que vou comprar algo me pergunto será que estou precisando mesmo , qual vai ser a utilidade ,vale a pena investir essas perguntas muitas vezes nos impede de gastos desnecessário.

3 curtidas

Perfeito Vittoria, essas dicas são ótimas. É sempre bom a gente pedir aquele descontinho e se for parcelar, ver se conseguimos manter aquela parcela pelos próximos meses e também tentar evitar juros de parcelamento para que não aumente o preço do produto.

Ótimas dicas <3

5 curtidas

@Edvan_Cds Boa! Sempre temos que nos controlar, é importante lembrar que o cartão de crédito é um aliado forte pra facilitar a vida se usado com sabedoria!

4 curtidas

@Mariojorge Auto controle é muito importante nesses momentos! Essa dica é perfeita pra educação financeira. As vezes não sabemos o por que de não sobrar dinheiro no fim do mês. Colocando na ponta do lápis a gente vê que compra muita coisa que não precisa por consumismo, e isso faz muita diferença no orçamento!

6 curtidas

Eu faço o mesmo Julian! Eu sempre guardo X valor do meu salário e deixo uma partezinha separada pra gastar, se passa desse valor que tenho pra gastar, já me considero “sem dinheiro”. Assim garanto um dinheirinho de investimentos e para usar em emergências :stuck_out_tongue:

8 curtidas

Muito bom o post ! lembrando que temos diversos aplicativos gratuitos no mercado que nos ajudam com esse controle ! Outra opção também e criar uma planilha no Excel muito fácil de fazer a diversos videos no youtube ensinando como montar a sua do seu jeito .

3 curtidas

Quem é costumado a gastar, vai gastar mesmo por impulso ou, por vaidades fúteis … Quem é racional, gastam com equilíbrio… Sinceramente, As pessoas vão mudarem quando estourarem no cartão e entrar no rotativo … Para as pessoas aprenderem ter equilíbrio nos gastos entrem no rotativo pelo menos uma vez, e conscientizarao a não gastarem mais por impulso…

Entendo seu ponto @sinval_m_rocha o importante da educação financeira é justamente começar a criar esse hábito, aos pouquinhos mesmo. Não precisa já chegar dando uma repaginada geral na sua vida, até por que, a gente nem consegue uma mudança tão grande de um dia para o outro né? O comentário do @AndersonLopes é super interessante. Há diversos apps que te ajudam a fazer um orçamento, canais no youtube que te ajudam a como ter uma administração legal do seu dinheiro, mesmo que a passos de formiga mesmo, o importante é começar. Nem sempre a gente precisa esperar uma situação um pouco mais apertada, se antecipar é sempre bom! :slight_smile:

7 curtidas

Estou m informando mais sobre esse assunto,pra aprimorar mais o uso do meu cartão :heart_eyes:

2 curtidas

A única coisa q posso dizer estou sastifeita em usar meu cartão.
Estou grata tabm sobre.
Faço tudo pra realizar meus pagamentos.
Hoje prefiro apenas esse,e garanto jente é excelente!:smiling_face_with_three_hearts:

3 curtidas