Uma breve história do Bitcoin (BTC)
No final de 2008, um desenvolvedor (ou um grupo…) sob o pseudomino de Satoshi Nakamoto criou um sistema de dinheiro eletrônico nos moldes P2P, sem a interferência de terceiros, em especial os Governos e Entidades Financeiras.
A idéia era baseada no conceito P2P, visando a possibilidade de enviar as mesmas moedas mais de uma vez, sem intermediários (bancos, por exemplo) permitindo o anonimato dos participantes e usando Prova de Trabalho (POW) para gerar Bitcoin, num processo conhecido como Mineração.
Inicialmente a mineração podia ser efetuada utilizando computadores pessoais (PC), vez que proporcionalmente a adesão ao projeto era muito tímida.
Atualmente a mineração de Bitcoins requer equipamentos específicos para essa finalidade, com custo muito elevado, que gera alto consumo de energia, o que limita e, em alguns casos, inviabiliza a mineração de forma direta.
Na esteira do Bitcoin, surgiram milhares de outras criptomoedas, com conceitos e fundamentos semelhantes, porém com finalidades distintas.
O grande atrativo das criptos é a possibilidade de alta rentabilidade à curto prazo, sob o pressuposto de baixo investimento.
A longo prazo faz sentido. No curto prazo, dependerá da velha conhecida Lei da Oferta e Demanda.
Primeiro contato com criptos
No início de 2015, em razão de um trabalho que realizei, tive meu primeiro contato mais aprofundado com o Bitcoin; de início considerei que era mais um dos inúmeros projetos mirabolantes que pululam a área desenvolvimento de sistemas, em especial a criptografia de dados.
Apesar disso, utilizando uma distro Linux modificada num PC Gamer, parrudo à época, pude compreender e obter algum retorno dessa cripto, de forma direta.
Nessa época o Bitcoin já estava consolidado no Mercado Mundial e em razão disso, a mineração utilizando PC já se mostrava inviável, de forma que abandonei o projeto.
Em meados de 2020, quando a Pandemia de COVID-19 impactava sob a saúde financeira do mundo, tive, como tantos outros, que procurar alternativas imediatas para driblar a crise que se instalava em minhas economias e, eis que o Bitcoin se mostrava como uma alternativa viável, dessa vez com a mineração de forma indireta, minerando Ethereum (ETH) numa Pool de terceiro, (sediada num país que nem sei pronunciar o nome), recebendo pelo trabalho em Bitcoin.
Com alguns PC Gamer (requisito essencial) e uma infraestrutura pré-existente de energia solar, o sistema se mostrou rentável e aos poucos pude ir reestabelecendo minha saúde financeira apesar da crise perpetrada pela pandemia.
Foi no final de 2020 que abri minha conta no Nubank e foi a única instituição que me concedeu crédito, inicialmente pequeno, porém suficiente para a manutenção de minhas despesas e da Mineradora, como passei a chamar o projeto.
O Fim da Mineração
Por volta de setembro de 2022, o Ethereum deixou de ser minerável, de forma que a aquisição de criptos passou a ser a alternativa mais viável.
Nubank e as criptos
Atualmente é possível adquirir algumas criptos dentro do App do NU.
É uma forma simples e prática de ter o primeiro contato com o Mundo Cripto.
Exceto com relação a cripto USDC, que é uma stablecoin, lastreada na cotação do Dólar Americano (US$), as demais criptos oscilam em função do Mercado, de forma que ao investir em criptomoedas, é crucial compreender que é um Mercado altamente volátil e incerto, sendo extremamente aconselhável investir apenas o Capital, que se reduzido ou até mesmo extinto, fará pouca ou nenhuma falta em seu orçamento financeiro.
Esse conceito deve ser compreendido e aplicado em qualquer investimento de alto risco, pois num momento de queda da cotação e eventual prejuízo, não é razoável culpar terceiros pelo discernimento que deve partir do próprio investidor.
Nucoin
Sob o ponto de vista técnico, o fidelity token Nucoin segue a linha normal de projetos análogos, com o diferencial, de passados mais de um ano, acumula uma rentabilidade de +450%.
Uma pesquisa básica, permitirá observar que um número muito reduzido de projetos teve uma rentabilidade desse nível num período tão curto.
Importante ressaltar, que por ser um fidelity token exclusivo do NU, é possível obtê-lo tanto na compra direta, quanto como bônus ao utilizar o cartão de crédito, o que é um diferencial significativo.
Obviamente que para os que investiram na alta, em razão da oscilação normal do token, terão uma percepção diferente e, é nesse ponto que a premissa sobre o quanto investir deve ser considerada.
Desejo a todos os membro dessa Comunidade muita sorte, sob a efígie do discernimento e bom senso em seus investimentos em criptos.