Como eu comecei a investir em cripto

Uma breve história do Bitcoin (BTC)
No final de 2008, um desenvolvedor (ou um grupo…) sob o pseudomino de Satoshi Nakamoto criou um sistema de dinheiro eletrônico nos moldes P2P, sem a interferência de terceiros, em especial os Governos e Entidades Financeiras.

A idéia era baseada no conceito P2P, visando a possibilidade de enviar as mesmas moedas mais de uma vez, sem intermediários (bancos, por exemplo) permitindo o anonimato dos participantes e usando Prova de Trabalho (POW) para gerar Bitcoin, num processo conhecido como Mineração.

Inicialmente a mineração podia ser efetuada utilizando computadores pessoais (PC), vez que proporcionalmente a adesão ao projeto era muito tímida.
Atualmente a mineração de Bitcoins requer equipamentos específicos para essa finalidade, com custo muito elevado, que gera alto consumo de energia, o que limita e, em alguns casos, inviabiliza a mineração de forma direta.

Na esteira do Bitcoin, surgiram milhares de outras criptomoedas, com conceitos e fundamentos semelhantes, porém com finalidades distintas.

O grande atrativo das criptos é a possibilidade de alta rentabilidade à curto prazo, sob o pressuposto de baixo investimento.
A longo prazo faz sentido. No curto prazo, dependerá da velha conhecida Lei da Oferta e Demanda.

Primeiro contato com criptos
No início de 2015, em razão de um trabalho que realizei, tive meu primeiro contato mais aprofundado com o Bitcoin; de início considerei que era mais um dos inúmeros projetos mirabolantes que pululam a área desenvolvimento de sistemas, em especial a criptografia de dados.

Apesar disso, utilizando uma distro Linux modificada num PC Gamer, parrudo à época, pude compreender e obter algum retorno dessa cripto, de forma direta.
Nessa época o Bitcoin já estava consolidado no Mercado Mundial e em razão disso, a mineração utilizando PC já se mostrava inviável, de forma que abandonei o projeto.

Em meados de 2020, quando a Pandemia de COVID-19 impactava sob a saúde financeira do mundo, tive, como tantos outros, que procurar alternativas imediatas para driblar a crise que se instalava em minhas economias e, eis que o Bitcoin se mostrava como uma alternativa viável, dessa vez com a mineração de forma indireta, minerando Ethereum (ETH) numa Pool de terceiro, (sediada num país que nem sei pronunciar o nome), recebendo pelo trabalho em Bitcoin.

Com alguns PC Gamer (requisito essencial) e uma infraestrutura pré-existente de energia solar, o sistema se mostrou rentável e aos poucos pude ir reestabelecendo minha saúde financeira apesar da crise perpetrada pela pandemia.

Foi no final de 2020 que abri minha conta no Nubank e foi a única instituição que me concedeu crédito, inicialmente pequeno, porém suficiente para a manutenção de minhas despesas e da Mineradora, como passei a chamar o projeto.

O Fim da Mineração
Por volta de setembro de 2022, o Ethereum deixou de ser minerável, de forma que a aquisição de criptos passou a ser a alternativa mais viável.

Nubank e as criptos
Atualmente é possível adquirir algumas criptos dentro do App do NU.
É uma forma simples e prática de ter o primeiro contato com o Mundo Cripto.

Exceto com relação a cripto USDC, que é uma stablecoin, lastreada na cotação do Dólar Americano (US$), as demais criptos oscilam em função do Mercado, de forma que ao investir em criptomoedas, é crucial compreender que é um Mercado altamente volátil e incerto, sendo extremamente aconselhável investir apenas o Capital, que se reduzido ou até mesmo extinto, fará pouca ou nenhuma falta em seu orçamento financeiro.

Esse conceito deve ser compreendido e aplicado em qualquer investimento de alto risco, pois num momento de queda da cotação e eventual prejuízo, não é razoável culpar terceiros pelo discernimento que deve partir do próprio investidor.

Nucoin
Sob o ponto de vista técnico, o fidelity token Nucoin segue a linha normal de projetos análogos, com o diferencial, de passados mais de um ano, acumula uma rentabilidade de +450%.
Uma pesquisa básica, permitirá observar que um número muito reduzido de projetos teve uma rentabilidade desse nível num período tão curto.

Importante ressaltar, que por ser um fidelity token exclusivo do NU, é possível obtê-lo tanto na compra direta, quanto como bônus ao utilizar o cartão de crédito, o que é um diferencial significativo.

Obviamente que para os que investiram na alta, em razão da oscilação normal do token, terão uma percepção diferente e, é nesse ponto que a premissa sobre o quanto investir deve ser considerada.

Desejo a todos os membro dessa Comunidade muita sorte, sob a efígie do discernimento e bom senso em seus investimentos em criptos.

27 curtidas

Olá @LuizGSF
Parabéns pelo tópico e obrigado pelo relato das suas experiências com o mundo das criptos.
Sucesso nos seus investimentos!

15 curtidas

Que legal, otimo post , vou aproveitar pra contar um pouco meus contatos com cripto.

Sim eu vi Bitcoin valer 1 dolar mas na epoca era tudo um grande misterio e tinha muitas dificuldades para comprar / vender bitcoin, não era tao facil como hoje em dia.

eu cheguei a ganhar alguns satochis em sites que te pagavam para fazer algumas tarefas.

Mas só comecei a investir de fato em criptomoedas quando o Nubank liberou o Nucoin e as opções de compra e venda de outras criptos pelo app.

13 curtidas

Prezado @LuizGSF ,

Muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência com cripto e, também, pelas demais informações de qualidade!

Tenho aportes em algumas poucas criptos (no Nubank) mas apenas para compreender a dinâmica mesmo, mas não tenho conseguido priorizar tempo para me dedicar ao tema, de modo que não considero que “faço investimentos em criptos” em função do volume ser bastante irrisório.

14 curtidas

@Everton_J_da_Silva é perceptível que o Nubank é bastante inovador em relação ao sistema bancário tradicional, inclusive no mundo das criptos. Isso é um marco em termos de Instituições Fianceiras do Brasil e, com isso, acaba trazendo muitas informações e, principalmente, segurança aos clientes.

Até pouco tempo Criptos moedas era um tabu, pra mim!

10 curtidas

Pois é, ja tava no meu cronograma entrar nesse mundo, mas quando o nubank começou a liberar as opções de compra e venda, foi o que eu precisava para iniciar de fato meus estudos e fazer aportes para testar.

9 curtidas

Tem sido recorrente usuários aqui da comunidade demandarem aumento do portifólio de criptos na carteira Nubank. Creio que já houve avanços na plataforma, um deles com a possibilidade de enviar e receber criptos.

Ainda tem muito caminho pela frente!

11 curtidas

Por o Nubank ter uma base grande de clientes, abriu o mercado pra muitas pessoas que sequer conhecia tornando mais acessível para o grande público. :clap:

12 curtidas

Cheguei atrasado nos lançamentos do BTC e NCN, portanto continuo pobre.

5 curtidas

Não existe essa de atrasado

eu vi o BTC a 1 dolar e nao comprei
muita gente viu o BTC a valores muito maiores e ficou rico.
Esse ano mesmo o BTC ja caiu o preço varias vezes

é questão de acreditar ou não nos projetos e ter grana para apostar.

dinheiro faz dinheiro.

9 curtidas

Inclusive, parabéns pelo o conteúdo, @LuizGSF! Conheci o Bitcoin um pouco mais próximo do lançamento, mas não tinha nem idade e noção, quem pegou aquela época se deu muito bem. :tada:

11 curtidas

Excelente artigo @LuizGSF . Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Minha experiência com BTC se resume a ter comprado um valor significativo quanto ele custava US$ 16K e vender quando ele alcançou 25K e logo em seguida, se arrepender de não ter segurado mais ou mesmo acumulado mais.
A gente aprende… Mesmo quando lucra menos do que poderia.

12 curtidas

Excelente conteúdo @LuizGSF :clap: gratidão por compartilhar informações e o seu conhecimento sobre criptos.
Ainda não me interessei o bastante por esse universo, a única experiência que tive foi com Bitcoin, quando uma carteira digital que utilizo muito, disponibilizou a compra e venda em novembro de 2021, comprei um pouco só para testar, detestei pois, foram 2 anos e 4 meses só caindo :grimacing: e somente em março de 2024 consegui vender com um pequeno lucro. :sweat_smile:

12 curtidas

Muito bom o tópico @LuizGSF :clap:t5: :clap:t5: A mineração, que inicialmente era acessível e democrática, tornou-se um domínio restrito a quem pode investir em tecnologia avançada e infraestrutura de energia. Isso, de certa forma, contradiz o ideal inicial de descentralização e acessibilidade.

Outro ponto importante é a percepção do Bitcoin e outras criptos como alternativas de investimento durante a pandemia. De fato, muitas pessoas viram nas criptomoedas uma tábua de salvação para suas finanças, dadas as suas possibilidades de alta rentabilidade.

14 curtidas

O problema em investir em criptomoedas está no fato do sentimento causado no investidor. A gente nunca sabe quando o “poço” ou o “teto” é alcançado e isso nos causa uma agonia constante durante um longo período de tempo. Haja estômago e controle de ansiedade para lidar com isso.

6 curtidas

Rapaz, parabéns pelo relato e ter compartilhado sua experiencia @LuizGSF

Eu escutei sobre o BTC em 2017 quando meu primo falou compra, mas nem tinha conhecimento na época, tava entrando ainda na fase adulta, enfim só fui conhecer melhor e comprar em 2020.

11 curtidas

Lembro que uma galera tirava uma rendazinha extra com RIGS de mineração de Ethereum. Os grupos do face eram supermovimentados com dicas, troca de experiências, de tabelas para compra de equipamentos e motangem de rigs, tutoriais sobre como usar o software, etc… O Ethereum mudou a forma operacional da rede e tudo veio água abaixo.

Espero que isso não aconteça com o Nucoin, tem uma turminha no nível 7 fazendo um complemento de renda com negociação de USDC. Já pensou se a regra muda agora? Se o bônus com negociação de criptomoedas for extinto, vai ser um alvoroço na comunidade. Abram o olho!!!

4 curtidas

Exatamente, não tenho vontade nem disposição para passar por isso ainda.

10 curtidas

Bem assim, a estratégia que adoto é “se eu não vi, logo não existe”, já teve vez que comprei algumas para testar e esqueci, ficou lá por meses mofando e nem abria, um dia fui abrir a aba investimento vi um retorno e aí a mão falou mais alto, vendi. :rofl:

Se eu comprar algo e depois de um tempo com a correria do dia a dia esquecer, vai precisar jogar na minha tela, porque por vontade própria nunca vou lembrar de acessar de novo.

9 curtidas

Excelente tópico e discussão, @LuizGSF.

Eu, a título de curiosidade e querendo aproveitar as notícias daquela época, comprei algumas frações de BTC naquela grande queda causada pela pandemia. Logo após algum tempo, o preço da cripto começou a crescer muito… ganhei uma boa grana.

Desde então, sempre entro e saio, procurando entrar numa baixa e sair numa alta, gerando algum lucro.

No frigir dos ovos, considero como uma boa opção o mercado de cripto, mesmo sendo algo de muito risco e instável.

Esta é uma grande lição que todos devemos ter em mente.:point_up:

Valeuuuuu :clap: :sparkles:
:money_mouth_face::money_with_wings::white_check_mark::wink:

10 curtidas