Como ficará o Nucoin no IRPF?

Temos boas explicações na comunidade sobre como fazer a declaração de crypto moedas no imposto de renda, a emissão de DARF para lucros de transações superiores a R$ 35 mil no mês etc, mas estou em dúvida sobre o token do Nubank. Em especial para os valores congelados.

  1. Oque acontece se eu congelar 500 mil tokens (nível 7) que hoje valem aproximadamente 50 mil reais (0,10 centavos cada), e aí final do mês o token subir para 0,20 centavos, representando agora ao final do mês o valor de 100 mil? Eu não precisaria fazer nada porque não realizei o Lucro, certo?

  2. Mas o que acontece se isso ocorrer ao final do período de congelamento ou gradualmente nesse período, e eu resolver vender o ativo, aproveitando a valorização?

6 curtidas

Olá @dmarcelinobr tenho as mesmas dúvidas sobre os Nucoins congelados.

3 curtidas

O congelamento ou o não congelamento, ambos te obrigam você a declarar.


O plano :thought_balloon: para declaração anual:

  • Comprou os 500 mil Nucoin? Sim. Então, vai ter que declarar, já que tem um bem e direito em seu CPF.

  • Ganhou Nucoin Bônus (cartão/nucripto)? Sim. Então, vai ter que declarar, já que tem um bem e direito em seu CPF.


O plano :thought_balloon: para a DARF:

  • Comprou 500 mil Nucoin (50 mil reais) e vendeu aos 100 mil reais ? O valor da venda que é 100 mil, precisa emitir a DARF (todas as vendas maiores de 35 mil mensais)

  • Comprou 500 mil Nucoin (50 mil reais) e hoje vale 100 mil reais, mas não vendeu? Não precisa emitir a DARF (a DARF é só pra quando realiza alguma venda acima de R$ 35 mil reais - Contabiliza todas as Criptos)


Situação final: Vendeu X ao mês…

  • Se realizar vendas menor do que 35 mil reais mensais (Declaração anual)
  • Se realizar vendas maior do que 35 mil reais mensais (Declaração anual e DARF do mês)

Situação Final: Comprou X ao mês…

  • Se realizar compras maiores do que R$ 5 mil reais em cripto precisa declarar.
  • Se realizar compras menores do que R$ 5 mil reais em cripto, não precisa declarar.

Comparativo da realidade: Comprei um carro de 100 mil reais e virei Uber*.

  • Como comprei um carro, vou ter que fazer declaração anual. Só que eu virei Uber*, então todo mês recebo uma quantia em R$, no entanto, vou emitir uma DARF todo mês.

*Uber nesse caso é uma hipótese, não sei como eles pagam os ganhos mensais. Só pra efeito de comparação (se ajudar!)

Logo, como expliquei acima. Vendeu na casa dos 100 mil reais, precisa emitir a DARF e em março/2024 fazer a declaração. Mas, se Vendeu na casa dos 34 mil, não precisa da DARF, porém vai precisar declarar ano que vem.


Situação que acontece muito:

  • Dos 100 mil reais em posse do cidadão, resolve vender só 50 mil reais. O que acontece, neste caso?

R: Se você vendeu 50 mil reais, precisa emitir a DARF no mês da venda. E como você comprou 100 mil (no mesmo ano) e agora terá uma posse de 50 mil. De todo jeito vai precisar fazer a declaração anual e com isso colocar na parte que realizou vendas (no programa IRPF) e em Bens e direito colocar o que você adquiriu. No caso, a compra de 100 mil reais em criptos e na parte de operações comum/daytrade baixar a DARF paga no programa da receita IRPF.

Na dúvida, recomendo sempre buscar um contador, no início é normal… Mas, precisa tirar o medo do corpo para perceber que isso aqui é moleza.

5 curtidas

Apenas complementando as informações fornecidas pelo @Lucas.R o DARF pode ser emitido no portal e-CAC da Receita Federal. Deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte e apenas se houver lucro.

Como pagar DARF com valor inferior a R$ 10,00.

6 curtidas

Cara, eu tenho é raiva desse IR, muito burocrático, nada intuitivo, cheio de regrinhas inúteis que só confundem a cabeça das pessoas. Não acredito que você deva ter tanta dor de cabeça para pagar impostos para governantes sem o mínimo de competência.

Gente dou nova na comunidade não consegui ainda achar onde eu publico minhas dúvidas, por isso estou mandando como resposta ahaha

Não consegui entender como ficará a questão do valor da compra. No extrato está zero, vi que alguns disseram para colocar 0,01 para o sistema aceitar.
Mas minha dúvida é essa como pode ser zero se eu paguei por algo? Como calcular isso?