Como funciona o imposto sobre o ETF?

Pessoal, tudo bem?

Tava pensando aq em investir no ETF do Nubank o NDIV11 que é um ETF que paga dividendos todos os meses, vou deixar uns 2 prints que eu li, mas mesmo assim fiquei na dúvida e sem certeza.

Queria saber se por exemplo, eu compro 1 cota desse ETF por mês e o meu objetivo é não vender ele pq eu quero receber os dividendos todos os meses. Pelo q eu li os dividendos já vem com os seus impostos pagos, mas eu fiquei na dúvida se eu tenho q pagar os 15% de imposto sobre o lucro (isso q dizer q eu só pago se vender as minhas cotas ou mesmo recebendo dividendos eu tenho que pagar imposto pelo fato de ser um ETF?)

As vezes tenho medo de investir em ETF pq penso que só pelo fato de ter o ETF eu já teria que pagar imposto, mesmo sem vender


Algum de vocês já investem, investiu ou deixou de investir? Contém ae que eu quero saber a opinião de vocês. Desde já, agradeço :pray:t2:

13 curtidas

Imposto de renda sobre os dividendos do ETF são descontados automaticamente. Você recebe líquido. Então não tem mistério quanto à tributação. É bem simplificado.

Eu cansei de analisar empresas e por isso comecei a investir nesse ETF. Muito mais simples. Compro e esqueço.

5 curtidas

No final do ano vc tem q declarar, mas vc não paga imposto não né?

Só vai pagar se vender o ETF NÉ?

3 curtidas

Essa de ter cotas e precisar pagar imposto é somente em criptos no exterior.


O ETF você não paga imposto, só de te-lo em carteira, assim como os dividendos pagos por ele.

Tudo é isento para o investidor, até agora. (no seu caso)

Os 15% do IR em cima dos dividendos e os 15% nas cotas do ETF se vender (swing trader). Se comprar e vender no mesmo dia é 20% sobre o lucro (day trader).

Fonte:

NDIV11 e NSDV11: tudo sobre os novos ETFs do Nubank

7 curtidas

Show, obrigado pelas informações detalhadas

5 curtidas

Acho tão estranho que quase ninguém fala dos ETFs da Nubank e são 2 produtos na minha visão muito interessantes, o NSDV talvez numa estratégia de ajudar na performance da carteira e o NDIV para receber renda passiva mensal. Para o iniciante na bolsa que tem um dos dois ETFs da Nubank, mais uma renda fixa e talvez um ETF de bolsa americana já tem uma carteira super de boa para o longo prazo, pagando dividendos e crescendo aí muito provavelmente uns 20% ou mais no ano, eu acho incrível.

Hoje eu não escolheria o NDIV só pela tributação dos dividendos, mas para quem investe em FIIs e tem medo de ações é um produto excelente.

Espero que a Nubank lance mais produtos assim, mas tem que ser mais divulgado e falado…

4 curtidas

Então, falta publicidade do Nubank. E como já conheço a ideia de gastar menos em marketing, acaba que nós fazemos esse trabalho orgânico.

Sim, e um fundo de indice ótimo. Ele recebe os dividendos do próprio indice que compõe os maiores pagadores de dividendos, além de outras métricas pra escolher os melhores dos melhores.

Um outro fundo, mas esse imobiliário é o NUIF11 que vai dar muito bom. Se manterem os dividendos 1,1 por mês como previsto.

Lembrando que não é recomendação, pois este claramente precisa de atenção para ver se está dentro do seu apetite ao risco. No caso o NUIF11 é mais arriscado por ser em debêntures incentivadas por não ter FGC.

3 curtidas

Sobre o imposto de 15% sobre o lucro, ele se aplica apenas no caso de venda das cotas com lucro. Ou seja, enquanto você mantiver suas cotas e não vendê-las, não haverá incidência de imposto sobre o ganho de capital. O imposto só será devido se e quando você decidir vender as cotas por um preço superior ao que pagou.

Está correto Arnaldo (@LuckPass), escrevi discrepâncias?

4 curtidas

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Creio que sim.
Os prints postados pelo @RadCaio me parecem bem claros.

5 curtidas

Só uma consideração. Cotista não é isento de tributação sobre distribuição de rendimentos do ETF.

No caso dos dividendos que são distribuídos pelo ETF NDIV11, a tributação é descontada diretamente na fonte e é de 15% sobre o valor pago aos cotistas. Ou seja, os investidores recebem os dividendos já com o imposto pago e, por isso, não existe bitributação. O mesmo acontece na distribuição de juros sobre capital próprio (JCP).
NDIV11 e NSDV11: tudo sobre os novos ETFs do Nubank

É importante saber disso pois interfere no lucro no longo prazo. Em um ETF que reinveste os dividendos automaticamente, o cotista não paga nada sobre esse reinvestimento, ou seja, é mais dinheiro sendo reinvestido.

2 curtidas

No momento, após analisar os ETFs disponíveis na bolsa brasileira, cheguei a conclusão que o único ETF que realmente compensa investir é o SPYI11 (Buena Vista US High Income ETF).

Ele tem sido o único que opera com consistência, possui estabilidade, previsibilidade e bom retorno.

3 curtidas

O ativo NUIF11 é um FI-INFRA híbrido, que se baseia basicamente em linhas de crédito (papel).

Eu já prefiro um fundo de tijolo, por ter mais segurança e possibilidade de ganho em médio e longo prazo (fundos de tijolo são donos de prédios, lajes corporativas, lojas, galpões, etc).

4 curtidas

Por isso considero o NSDV como uma opção melhor do que o NDIV, em relação à tributação, acredito que receber esses dividendos tributados só faria algum sentido para quem não quer de jeito algum investir em ações diretamente, pelos riscos ou por achar mais difícil analisar etc, mas ao mesmo tempo, essa pessoa também quer renda passiva mensal, provavelmente alguém que goste de fundos imobiliários, seria um bom exemplo, aí ele poderia adicionar uma porcentagem de um ETF como o NDIV, gerando crescimento de carteira + dividendos recorrentes.

Em outras situações creio que o NSDV tem uma dinâmica melhor, mas tudo depende dos objetivos do investidor.

1 curtida

Sim, e sim. Distribuição de dividendos é isento, e o rendimento (=lucro) no caso específico do @RadCaio não vai pagar IR. Pois, o mesmo já pontuou que não quer vender. Logo, se vender tem os “IR” que mencionei.


Reintero o que está confundindo no seu texto…

O Nu asset é o cotista do fundo NDIV11. Então, ele recebe os dividendos já descontado dos 15% e repassa pra gente sem descontar mais taxas. Logo, não existe bitributação. E está mencionado no blog sobre isso…

O outro fundo que reinveste os dividendos. Sim, ele realmente é vantajoso, pois não pagam “2 vezes a taxa da b3” para compras de ações das empresas que compõem o fundo.


O futuro da bolsa

O futuro gente é a tokenização de ativos na b3, escreve o que estou falando. Sabe o que isso muda pra gente? Tudo. Vai ter mais liquidez e será possível comprar frações menores do que 1 cota. E isso, vai cair como uma luva para quem só recebe centavos (dividendos) e precisa acumular param comprar 1 cota do mesmo fundo.

2 curtidas

Tentaram isso em outras partes do mundo sem muito sucesso, mas eu gostaria de ver isso chegando logo, é péssimo essa coisa de dia útil, horário de negociação, resgate em 2 dias… tomara que um dia a gente possa ter um futuro tokenizado :pray:

1 curtida

A Tokenização?

Olha, na verdade o nome mesmo é RWA para ativos em bolsa. Eu conheço uma plataforma da Solana que já tem esses ativos (clandestino), tipo é recibo de ativos.

Você investe em ações da apple comprando recibo de token do tipo sApple (exemplo). Não tem garantia nenhuma, se o preço vai subir ou cair.

A Tokenização raiz, feita com devido processo legal já acontece com serviços da B3 para crowndfunding, entr outras empresas de tokenização como no MB (mercado bitcoin), SMU (crowndfunding), Liqi (ccb de dívidas)…

Existem muitas empresas que já mexem com isso, mas próprio para ativos na bolsa, não tem nenhuma.

Sabe o porquê?

Li em um artigo que tem serviços demais para tokenizar, um total de uns 100 trilhões, mas não tem estrutura para isso (Iot). Ou seja, precisa de um lugar para armazenar dados, uma supercomputador para gerar velocidade na rede e uma série de outros detalhes TI.

Hoje, pode pesquisar, um dos maiores problemas da tokenização é a estrutura que não tem pra todo mundo. E é como o Reinaldo (diretor do MB) fala:

“Quem chega antes, chega primeiro.”

1 curtida

Bons pontos @Lucas.R

Eu sei que já existem empresas que tokenizaram ativos reais como imóveis, mas para a bolsa ainda é algo distante eu imagino… para a renda fixa com o real digital (DREX) provavelmente vamos ver logo a possibilidade de comprar tesouro direto sem aquela frescura de dias úteis…

Acredito que seria ótimo comprar qualquer ativo por meio desses tokens, mas tem que ver se vai ser rentável pros donos do mercado, afinal, a gente aqui não manda em nada kkk
Sonhemos

1 curtida