Como gerenciar seu tempo com a técnica Pomodoro 🍅

Oi, comunidade

Quem aí já teve que se preparar para uma prova ou concurso sabe o desafio de manter o foco nos estudos sem se distrair. Para aumentar a concentração nos estudos ou a produtividade no trabalho, a técnica Pomodoro pode ser muito útil.

Pomodoro - o que é? 

É técnica de produtividade que define intervalos de trabalho e de pausa. Esse método de gerenciamento de tempo foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo e consiste em dividir a tarefa em períodos de tempo curtos, geralmente de 25 minutos, seguidos por um intervalo de descanso de 5 minutos.

220px-Il_pomodoro
Imagem: Wikipedia

Para isso, Cirillo utilizava um timer de cozinha em formato de tomate, similar ao da foto acima, para cronometrar o tempo. Daí surgiu o nome da sua técnica: Pomodoro (tomate, em italiano). Além de ajudar nos estudos, essa técnica também pode aumentar a produtividade e evitar a temida procrastinação no trabalho ou em qualquer outra tarefa.

Pomodoro - como funciona na prática

1. Defina a tarefa: Defina a tarefa a ser realizada;

2. Defina o temporizador: Configure um cronômetro para 25 minutos;

3. Realize a tarefa até o alarme tocar: Concentre-se no que está fazendo e evite distrações;

4. Faça uma pausa curta: Após os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos;

Cada período completo (25 minutos + 5 minutos de pausa) é chamado de pomodoro.

5. Repita o processo: Após cada pomodoro, reinicie o ciclo.

6. Após quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.

Para cronometrar o tempo, basta utilizar o cronômetro do seu smartphone. Mas, se preferir, há vários aplicativos específicos que podem ser usados para marcar o tempo dos pomodoros. É só procurar na loja do seu celular.

Há também sites específicos para cronometrar o tempo gratuitamente e sem precisar baixar nada, como o Tomato Timer.

Utilizo a técnica Pomodoro há um bom tempo e posso garantir que me ajuda bastante a manter o foco e a seguir um cronograma.

E aí, já conhecia a técnica Pomodoro para gestão do tempo? :tomato: :hourglass_flowing_sand:

Ah, e se tiver alguma outras dicas de método ou aplicativo que te ajuda a melhorar a produtividade compartilha aqui com a gente. :wink:

36 curtidas

Boa dica, essa técnica é ótima!

Na época da faculdade usava muito o método pomodoro para concluir algumas tarefas (tcc).

Fácil achar apps que façam esse gerenciamento

23 curtidas

Ótimas dicas, @MaxC! Não conhecia essa tática, normalmente na época da faculdade seguia uma rotina diária praticamente definida, mas nem sempre conseguia cumprir 100% por acabar distraindo e com isso levava um pouco mais de tempo, mas sempre entregava com antecedência, com certeza guardarei as dicas.

No meu dia a dia uso o “Modos & Rotina” ao monte que veio nativo no celular, automatizando algumas tarefas como pôr não perturbe quando tô dormindo ou em determinadas horas do dia que é o que uso pra estudar ativa o modo não perturbe pra evitar distração, etc, suas dicas serão valiosoas para aprimorar ainda mais. :purple_heart:

22 curtidas

Tava precisando mesmo de uma técnica assim pra me ajudar estudar, vou testar.

Obrigado :purple_heart::rocket:

19 curtidas

Interessante @MaxC. Não sabia dessa técnica. :handshake::grin:

19 curtidas

Ótima dica para aumentar o foco nas atividades. :smiling_face:

17 curtidas

Claro! A técnica Pomodoro é como aquele amigo confiável que sempre te lembra de manter o foco, sem deixar o tempo escapar. Eu também sou um adepto! E quanto mais truques temos na manga, melhor :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye: :facepunch:t5: :facepunch:t5:

19 curtidas

Ótima dica para quem passa os dias nas redes sociais, perdendo o tempo. Se concentrar nos estudos traz benefícios pessoais e profissionais.

19 curtidas

É verdade @Rafael_Ricardo tem várias opções, inclusive gratuitas.

Quer legal, não conheço ainda.

Que show! Ajuda muito né @ClaudioSilvaDigital

19 curtidas

Obrigado por compartilhar conosco. Pra mim vai ser bastante útil.

18 curtidas

Eu não conhecia, muito legal essa técnica @MaxC , valeu por compartilhar! :clap::smiling_face:

15 curtidas

Show, viu testar nas minhas tarefas

13 curtidas

Seja bem-vindo à comunidade @Tiodokka !

Depois conta aqui se percebeu melhora na produtividade. :wink:

15 curtidas

Interessante, porém é uma pena que só dá pra aplicar a uns 40% das minhas atividades laborais, os outros 60% são atividades que não posso me dar ao luxo de perder o foco e muito menos parar por 5 minutos. Mas tá valendo. :+1:

17 curtidas

Já havia escutado dessa técnica, porém nunca coloquei em prática.

Obrigado por compartilhar :facepunch:t5: :clap:t5:

15 curtidas

Eu não conhecia. Técnica muito interessante e útil. Muito obrigado por ter compartilhado com nossa comunidade.

16 curtidas

Ótimo! Vou por em prática

13 curtidas

É verdade @Mr.Xis . Estava pensando nisso. Mesmo sendo útil em várias situações, dependendo da atividade fica inviável ficar fazendo um controle do tempo ou fazer pausas, até por questão de segurança também. :fist_right::fist_left:

15 curtidas

Preciso por em prática essa técnica para algumas tarefas, é bem interessante. Obrigado por compartilhar com a comunidade @MaxC!! :purple_heart:

15 curtidas

Muito bom mesmo. Só ressaltando que quem nos trouxe o artigo foi @MaxC .

12 curtidas