Oi, comunidade
Quem aí já teve que se preparar para uma prova ou concurso sabe o desafio de manter o foco nos estudos sem se distrair. Para aumentar a concentração nos estudos ou a produtividade no trabalho, a técnica Pomodoro pode ser muito útil.
Pomodoro - o que é?
É técnica de produtividade que define intervalos de trabalho e de pausa. Esse método de gerenciamento de tempo foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo e consiste em dividir a tarefa em períodos de tempo curtos, geralmente de 25 minutos, seguidos por um intervalo de descanso de 5 minutos.
Imagem: Wikipedia
Para isso, Cirillo utilizava um timer de cozinha em formato de tomate, similar ao da foto acima, para cronometrar o tempo. Daí surgiu o nome da sua técnica: Pomodoro (tomate, em italiano). Além de ajudar nos estudos, essa técnica também pode aumentar a produtividade e evitar a temida procrastinação no trabalho ou em qualquer outra tarefa.
Pomodoro - como funciona na prática
1. Defina a tarefa: Defina a tarefa a ser realizada;
2. Defina o temporizador: Configure um cronômetro para 25 minutos;
3. Realize a tarefa até o alarme tocar: Concentre-se no que está fazendo e evite distrações;
4. Faça uma pausa curta: Após os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos;
Cada período completo (25 minutos + 5 minutos de pausa) é chamado de pomodoro.
5. Repita o processo: Após cada pomodoro, reinicie o ciclo.
6. Após quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.
Para cronometrar o tempo, basta utilizar o cronômetro do seu smartphone. Mas, se preferir, há vários aplicativos específicos que podem ser usados para marcar o tempo dos pomodoros. É só procurar na loja do seu celular.
Há também sites específicos para cronometrar o tempo gratuitamente e sem precisar baixar nada, como o Tomato Timer.
Utilizo a técnica Pomodoro há um bom tempo e posso garantir que me ajuda bastante a manter o foco e a seguir um cronograma.
E aí, já conhecia a técnica Pomodoro para gestão do tempo?
Ah, e se tiver alguma outras dicas de método ou aplicativo que te ajuda a melhorar a produtividade compartilha aqui com a gente.