Vamos falar a verdade: a vida anda cada vez mais corrida.
Entre trabalho, estudos e compromissos, o tempo parece sumir, e fica difícil tirar um momentinho na rotina para nós mesmos, não é?
Com tantas tarefas disputando nossa atenção, encontrar espaço para relaxar virou um desafio, mas vocês sabem que incluir atividades de descompressão na rotina é algo muito importante para a nossa saúde física e mental.
Já falamos sobre os hobbies de cada um por aqui, mas agora quero saber: como vocês encontram tempo para fazer o que gostam no meio da correria?
1. Pausas programadas: funciona muito bem reservar alguns minutos do dia para uma pausa, seja para tomar um café, fazer um alongamento ou apenas respirar fundo, sabe? Para isso, eu uso a técnica Pomodoro que o @MaxCnos ensinou nesse post Se você tem dificuldade de gerenciar o tempo, ela é ótima para começar;
2. Lista de prioridades: gosto de começar o dia com uma lista de tarefas, distribuindo minhas prioridades para equilibrar o que preciso fazer com o que quero fazer. Isso ajuda a garantir que sempre haja tempo para algo que me faça bem.
Agora, quero ouvir de vocês!
Compartilhem suas estratégias e vamos nos ajudar a criar uma rotina mais tranquila
Tenho adorado essa saga de tópicos sobre o tempo, ajuda na troca de experiências e até rever sobre os hábitos. Tenho uma listinha de coisas que gosto de fazer quando é possível:
Começar o dia com uma “pequena recompensa”: Se tiver um hobby que possa ser encaixado nos primeiros minutos do dia, tento incluir na minha rotina. Nem que seja ler um capítulo de um livro ou ouvir uma música. Assim, começo o dia com algo prazeroso antes das obrigações diárias.
Aproveitar intervalos no dia a dia: Uso pequenos intervalos, como um tempo de espera ou o final do horário do almoço, para fazer algo que relaxe. Pode ser passatempo rápido ou algo que sempre quis aprender ou fazer.
De uma coisa já me convenci: nunca terei o tempo que desejo. Depois que entendi isso, comecei a priorizar algumas coisas e me organizar melhor minha rotina. Assim como você, @erika.p, passei a criar uma lista de prioridade para visualizar o que preciso fazer. Isso me ajudou a eliminar da minha rotina coisas que não faziam tanto sentido, focar em mim e nas tarefas essenciais.
Planejada ou não a pausa vai acontecer rs já estive a beira de um burnout e por isso falo que gosto de ser improdutivo.
Eu faço a gestão do tempo desta forma e sempre deixo o que depende exclusivamente de mim em dia, assim ao longo do dia eu consigo fazer as tarefas domésticas, assistir alguma coisas aqui em casa e ainda sobra tempo para uma caminhada extra com meu doguinho
Sem dúvidas! No início acreditava que ser produtivo era encher uma folha inteirinha com tarefas para fazer em um dia. Depois de um tempo, percebi que tempo livre também é sinônimo de qualidade e produtividade. Esse exercício, entre uma atividade e outra, ajuda - e muito - ao cérebro processar as coisas, afinal: “Descansar, né?! O cara não é de ferro!”. Hoje invisto bastante em ouvir uma música de qualidade, um banho mais demorado ao final do dia, aproveitar bem cada refeição, curtir o esporte que pratico… São coisas da rotina, mas que hoje não as faço mais como que no automático, mas com corpo, alma e mente. Parecem coisas simples, mas dão um trabalhão!
Pomodoro ajuda muito mesmo nem que seja com variação nos tempos de cada tarefa mas sempre intercalando com pausas. Pra mim ajuda até a diminuir a ansiedade de querer terminar logo o que estou fazendo.
Eu me considero uma pessoa metódica, então gosto muito de listas. Sinto que nada funciona se eu não colocar na agenda e souber exatamente o que vou fazer no dia, semana, mês. Atualmente eu fazendo listas mais simples. Me adaptei usando o Keep do Google e a agenda do Outlook.
Oi @erika.p , desejo que você esteja bem…
E que todos os demais estejam igualmente bem…
Gosto de sair para andar e refletir, ou só andar mesmo e respirar ares diferentes. Acredito que isso se encaixe na parte do sair para respirar que você comentou, fazer algo que relaxe como mencionou o ranielreis e a caminhada com o doguinho do Rafael_Ricardo …
Respirar ajuda a manter o curso das coisas, é como “abastecer” ao longo de um percurso maior para chegar ainda mais longe.
Não sou dos maiores fãs da técnica pomodoro, por acreditar em algo diferente sobre o tempo necessário para as coisas e, claro, não ter identificado nesta técnica o que realmente faz a diferença para minha rotina.
De todo modo, para alguém que obtém um ganho expressido de produtividade e qualidade de vida, pela repartição do dia em períodos prédeterminados, é uma “ferramenta” fundamental inclusive para a saúde mental de quem faz uso… hehe…
Se eu fosse listar em tópicos meu dia a dia, em uma órdem cronológica, seria algo como:
Acordar e tomar um banho rápido para despertar.
Sair para caminhar e ativar o corpo enquanto penso e reflito sobre qualquer coisa.
Voltar e tomar outro banho rápido para ir ao “escritório” (onde quer que eu resolva ir abrir o notebook )
Rever as lista de coisas a fazer e escolher qual terá minha atenção naquele momento, que pode vir de e-mails ou de minha programação de coisas a fazer.
Realizar integral ou parcialmente o que tiver escolhido e entre uma realização e outra sair para caminhar por 5 ou 10 minutos se o ambiente permitir, ou ir almoçar se for a hora, ou apenas me levantar e alongar o corpo por alguns metros.
Repetir os dois passos anteriores enquanto atualizo e pivoto (o que for preciso).
Voltar para casa ao encerrar a ultima tarefa após às 17:30 e realizar as notas necessárias.
Estar com minha família para aproveitar o restante do dia com o que quisermos.
Esse dia a dia aí é o meu equilíbrio, gosto muito do que faço e por isso acaba sendo prazeroso.
Uma amiga uma vez escreveu em seu metrado uma frase maravilhosa: “Amo minha realidade, pois é ela quem paga por meus sonhos.” ~Renata Maria Marè
O importante é fazer o melhor proveito do nosso tempo, pois sempre haverá algo a ser feito para quem realmente vive o que faz ao invés de trabalhar pelo salário.
É por isso que somos pagos, para deixar nossa essência naquilo com o que atuamos (ou será que não ?!?!)
Para muitos uma entraga de serviços e tarefas, para outros tantos a entrega de valor e ganhos. O que vale é o que nos permite deitar de cabeça tranquila ao final do dia e qualquer coisa fora dessa perspectiva talvez merecesse um pouco de reflexão sobre o rumo que estamos dando à nossas vidas e nossa saúde…
É o que penso, lembrando que “todo penso é torto”…
Olá @erika.p, tudo bem? Obrigado pelo post. Trouxe ótimas dicas!
Eu tento resolver primeiramente o que tem maior prioridade e não pode ficar sem ser feito naquele dia. E no meio da correria, arrumo um jeito de fazer uma pausa e passear com minha família, para sair da rotina. Pois ter tempo de qualidade com os filhos e uma pausa para lazer é algo essencial e que precisa ser uma das prioridades!
Além de logo cedinho fazer uma lista do que irá rolar no dia eu procuro ao longo do que tem que ser feito reservar algum momento do dia e me focar no que está acontecendo no agora, por exemplo: Se estou andando numa rua e escuto algum canto de passarinho, movo minha atenção para o som.
Outra coisa que faço, aprendi no livro Hábitos Atômicos, deixo meu livro do mês, sempre em lugares de fácil acesso, assim é só esticar o braço, pegar o danado, sentar em algum lugar confortável e lerrrrrrrrrrr
Eu nunca fui um cara muito organizado, e demorei pra perceber que no meio da correria a única forma de arrumar um tempinho para relaxar ou me divertir seria planejar as coisas com o mínimo de antecedência, então comecei a planejar principalmente os afazeres que não podem de forma alguma serem adiados, com isso arrumar um tempo para mim mesmo foi uma consequência dessa organização.
Ps.: Unir dois afazeres ao mesmo tempo é uma boa dica também, por exemplo quando eu coloco aquele anime em dia enquanto lavo a louça.